Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas 🙂

Há alguns aspectos a ter em conta para criar de raíz um tema para o WP, simples, mesmo que não utilize todo o potencial da última versão da plataforma, mas feito de forma segura?

Eu sei, a minha pergunta é retórica. Há! Tenho andado às voltas e gostaria de fazer um. O problema não é fazer o tema mas a preocupação em que seja segura, isto é, que não sirva de janela para ataques já que faz uso do PHP.

- Para o que pretendo, estou à vontade com o PHP, CSS, HTML (e Javascript)

- Não pretendo ter nenhum plug-in

À parte da escrito do código poder ser comprarável a uma pintura de Picasso 🙂 a minha dúvida é mesmo esta. Com o tempo melhoro o código com base no meu conhecimento.

Muitos dos ataques que vêm a público têm em muitos casos a ver com pass, facta de actualização do CMS e plug-in's.

Thanks 🙂

Obs: quem diz WP pode também falar de Joomla! ou outro.

• 1 year later...
Posted

Se nunca desenvolveste um tema para WordPress, era capaz de não ser má ideia usares outro tema como base. Há temas feitos especificamente para servirem de base a outros temas (como este), mas também podes usar os temas que vêm com o WordPress de raiz. Isto vai-te ajudar a perceber melhor a lógica usada no desenvolvimento dos temas, e também certos cuidados que deverás ter (como quando é que deves fazer escape de uma string). Ainda assim, para temas simples, penso que a probabilidade de teres problemas de segurança é reduzida.