Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Antes de ir dormir, lembrei-me em ver uns desafios (o que me levou a publicar um há pouco e logo a seguir fazer a sua solução), e apanhei nas minhas pesquisas uma curiosidade: como construir uma árvore fractal.

O princípio é simples: desenha-se uma linha, a partir do ponto final desenham-se outras duas que divergem segundo um determinado ângulo, nos pontos finais dessas duas faz-se o mesmo, e como manda a geometria fractal, isto segue até ao infinito sempre desta forma...

Ora, como já não pegava no Pascal há uma temporada (tenho andado mais numa de usar os interpretadores de Haskell e Python), decidi desenferrujar o meu Free Pascal e metê-lo a desenhar duas árvores: uma simétrica e outra assimétrica (pensei em fazer divergir as linhas segundo ângulos diferentes).

O resultado é muito interessante. Com meia dúzia de linhas de Pascal tornei-me um verdadeiro Picassa digital 😄

program fractaltree;
uses graph, math;

type TPoint = record
       x, y : smallint;
    end;

const //angulo_esq = 20;
     //angulo_dir = 20;
     //linha_passo = 55;
     //vezes = 10;
     ponto1 : TPoint = (x:300; y:500);
     ponto2 : TPoint = (x:900 ;y:500);

var driver, mode : smallint;
   i : integer;

procedure DesenharRamos(pi : TPoint; angulo : integer; passo : integer; const marcapasso : smallint ; const angulo_esq, angulo_dir : smallint);
var pf : TPoint;
begin
   if passo > 0 then begin
       pf.x := pi.x + trunc(cos(degtorad(angulo)) * passo);
       pf.y := pi.y + trunc(sin(degtorad(angulo)) * passo);

Line(pi.x, pi.y, pf.x, pf.y);

DesenharRamos(pf, angulo - angulo_esq, passo - marcapasso, marcapasso, angulo_esq, angulo_dir);
       DesenharRamos(pf, angulo + angulo_dir, passo - marcapasso, marcapasso, angulo_esq, angulo_dir);
   end;
end;

begin
   DetectGraph(driver, mode);
   InitGraph(driver, mode, '');

SetLineStyle(SolidLn, 0, NormWidth);

(* DesenharRamos(ponto, -90, linha_passo, linha_passo div vezes, angulo_esq, angulo_dir); *)

// simetrica
   SetColor(green);
   DesenharRamos(ponto1, -90, 50, 50 div 10, 20, 20);

//assimetrica
   SetColor(red);
   DesenharRamos(ponto2, -90, 50, 50 div 11, 25, 8);

readln;
   CloseGraph;
end.

Para aumentar a "nitidez" da árvore, aumentem o denominador do operador "div" - basta passar de 11 para 15 para o PC disparar as fans ao máximo 😉

E uma imagem para os curiosos que não podem compilar:

fractal_tree.png

Quem pode compilar, eis o meu desafio: experimentem o código à vossa vontade, alterem-no como quiserem, e mostrem aqui os códigos alterados e os respectivos "produtos" para vermos um pouco de arte fractal feita com o velhinho Pascal 😄

Sei lá, façam divergir três ramos, ângulos aleatórios, whatever! Inventem, e mostrem! 😉

Cumprimentos

Edited by thoga31
  • Vote 2

Knowledge is free!

Posted

Por sugestão do @nunopicado... 😉

fractal_tree_2.png

Bastou fazer a alteração para a simétrica, e depois expandi o fundo para abranger as duas árvores.

// simetrica
   SetRGBPalette(50, 0, 82, 14);
   SetFillStyle(SolidFill, 50);
   Bar(50, 600, 950, 450);

for i:=0 to (255-120) do begin
       SetRGBPalette(50, 45, 120+i, 255);
       SetFillStyle(SolidFill, 50);
       Bar(50, 450-(2*i-1), 950, 450-(2*i+1));
   end;

SetLineStyle(SolidLn, 0, ThickWidth);
   SetColor(green);
   DesenharRamos(ponto1, -90, 50, 50 div 10, 20, 20);

Isto com constantes ficava mais-melhor, mas não tive paciência para isso xD

• Vote 2

Knowledge is free!

Posted

Estava a dormir... lol

Isto de implementar alterações da AT num software de facturação anda a revelar-se um trabalho a tempo inteiro... Não sabem dizer tudo de uma vez!

Adiante, sobre o resultado do teu desafio, como te disse por outro meio de comunicação:

Excelente... 🙂

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

• 5 months later...
Posted

@thoga[picasso]31...em grande!!

muito fixe!! 👍

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...