Jump to content
User LoL

Como criar login para vários usuários?

Recommended Posts

User LoL

Olá, gostaria de sugestões de como eu poderia criar um sistema que possui suporte para vários usuários? Mas sem utilizar dll's ou aplicativos externos, como seria o caso do OleDb.

Basicamente ele funcionaria assim, um usuário administrador, pode entrar no software e criar novos usuarios e novas senhas, para cada usuario uma senha. Acontece que eu tenho varias configurações, no load do form ele carrega os valores dessas configurações e exibe em textbox's, como eu faço pra cada usuario poder acessar a mesma configuração,mas guardar nela um valor individual, ou seja, para o usuario X a configuraçao 1 exibe "Teste1", para o usuario Y a configuração 1 exibe "Teste2", e assim por diante.

Eu sei que nesse caso seria melhor trabalhar com banco de dados, mas acontece que eu não queria que minha aplicação dependesse de dll's ou componentes externos.

legd1991

É estranho e não é correcto fazer o que queres sem base de dados. Mas sempre podes usar um ficheiro onde guardas a informação :)

User LoL

Arquivos externos não me parecem muito seguros, a menos que eu criptografasse as informações antes de passar ao arquivo

User LoL

há alguma forma de fazer esse cadastro para novos usuarios, e criar novas configurações para esse usuario em tempo de execução?

Exemplo, tenho:

textbox1.text = My.settings.teste1 '>Aqui vai estar armazenado o valor "Texto1", para o usuário X

Através de um botão, crio o usuario Y, como faço para dizer que, o My,settings.teste1 deve mostrar "Texto2" para o usuário Y e "Texto1" para o usuário X ?

User LoL

Eu ainda não tenho código, eu não criei o projeto pois ainda estou estudando uma maneira de fazer multiplos logins sem ter que salvar em arquivos externos

FreiNando

Posso até estar enganado, mas o ficheiro executável não podes modificar quando em execução.

Por isso sem usar um ficheiro externo ou a lista de utilizadores é fixa e será compilada com o programa, ou então toda a vez que executares o programa tens de inserir essa lista.

Lembra-te que Settings são guardados num ficheiro externo que fica na pasta AppData.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

User LoL

Não sabia disso,qual é o endereço completo dessa pasta? É por isso então que acontece isso:

Eu crio uma aplicação no desktop chamada teste.exe, com uma settings x de valor "teste", ai resolvo apagar, e depois de um tempo crio outra aplicação no desktop com nome teste.exe e com uma mesma setting de nome x com valor "outro", ele vai me mostrar essa setting como valor "teste", ou seja, pega o valor do setting da aplicação antiga,que ja foi excluida

FreiNando

O enderesso da pasta fica guardado num variavel de sistema e é obtido lendo essas variaveis.

Podes usar a class Environment:

Roaming= Environment.GetFolderPath(Environment.SpecialFolder.ApplicationData)
Local= Environment.GetFolderPath(Environment.SpecialFolder.LocalApplicationData)

Ou usando o Shell com late binding:

Dim objShell As Object = CreateObject("Shell.Application")
Roaming = objShell.NameSpace((26)).Self.Path
Local = objShell.NameSpace((28)).Self.Path

Mas como cada aplicação tem o seu proprio nome e versão podes obter o enderesso dessas pastas já como nome e versão da aplicação:

Roaming = Application.UserAppDataPath
Local  = Application.LocalUserAppDataPath

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

User LoL

Quanto a armazenar varios usuarios, ainda não cheguei a um método adequado, para criar esse projeto :/ pensei em guardar os usuarios e senhas em my.settings multiline e no momento do login ele busca a linha do usuario e senha correspondente, mas não é seguro armazenar senha no my.settings, achei a pasta AppData e fiquei espantado, estava explícito todas as senhas e configurações da aplicação :/

nelsonr

Guardes onde guardares, se o utilizador tiver mesmo interessado vai encontrar (basta instalar um programa que apanha todas os ficheiros mexidos).

Por isso, guarda isso encriptado na pasta da tua aplicação ou numa base de dados.