Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Estou aqui com um "pequeno" problema, tenho uma DataGridView ligada ao DataSource e posteriormente adiciono imagens numa coluna Unbound, até aqui tudo a rodar, mas ao clicar na ordenação (o AllowUserToOrderColumns está True, tem que estar) as imagens já eram... desaparecem. Alguma solução???

Adiciono as imagens com algum critério mas basicamente, para simples compreensão é isto:

For Each row As DataGridViewRow In DataGridView1.Rows
  row.Cells("Imagem").Value = ImageList1.Images.Item(0)
Next

Já agora (fica 2 em 1) alguém dá tem uma dica para adicionar as imagens em runtime? Ou Seja ao mesmo tempo que os dados do DataSource são carregados?

Agradecido,

Miguel M

Posted

Boas,

Bem vindo ao fórum.

Antes de mais, devias fazer a tua apresentação no fórum, e ler as regras: http://www.portugal-a-programar.pt/guidelines/

Relativamente ao teu problema vê se isto ajuda:

Public Sub CreateGraphicsColumn()

Dim treeIcon As New Icon(Me.GetType(), "tree.ico")
Dim iconColumn As New DataGridViewImageColumn()

With iconColumn
 .Image = treeIcon.ToBitmap()
 .Name = "Tree"
 .HeaderText = "Nice tree"
End With

dataGridView1.Columns.Insert(2, iconColumn)

End Sub
Posted

Boas,

legd1991

Peço desculpa, sou novo e não li as regras como devia ter feito... de qualquer forma a apresentação está feita e as regras lidas.

A tua sugestão não funciona, independentemente de adicionar uma nova coluna ou preencher células de coluna existente ao ordenar as imagens desvinculam-se e desaparecem!

bioshock

Sim foi por os eventos da datagridview que fiz as primeiras tentativas, até me pareceu mais logico fazer no RowAdded que deveria acontecer a cada nova linha adicionada à datagridview, estou a testar com 50 registos (rows) mas o evento só acontece 2 vezes!! nas duas primeiras linhas.

O que sugeres RowPrePaint funciona mas acontece em todas célula da linha, com 50 linhas X 10 células são já 500 vezes que o evento acontece e demora uma eternidade, com o aumento dos dados a coisa complica-se... talvez com código arranjar forma de fazer neste evento mas 1 vez por linha, na verdade é o que procuro mas sem ter que recorrer a código.

Obrigado

Posted

O que te posso dizer é que, estou neste momento a utilizar o evento RowPrePaint() para 1797 registos e em três distintas DataGridViews.

Estou com ~2000 linhas de código só no Form1, que maioritariamente chama classes que se estabelecem uma connection à base de dados e fazem múltiplas queries, tudo isto é carregado em ~746 ms. Se fizer Refresh() já dentro do form, o valor desce para os ~300 ms.

Não sei se a tua informação é mais sensível do que a minha, mas eu não tenho problemas. De salientar que eu uso DataSources (que aumentam a performance em grande escala).

Posted

Curioso! testei a tua sugestão com um código que me parece simples, coloquei somente no RowPrePaint():

DataGridView1.Rows(e.RowIndex).Cells("Imagem").Value = ImageList1.Images.Item(0)

Também estou a usar DataSources e com os 50 registo que disse a aplicação não bloqueia mas fica a "mastigar" ao ponto de ter que parar o debugging, testei colocando uma msg no RowPrePaint e realmente a ação acontece em cada célula o que me leva a crer que deve existir algum evento que aconteça somente em cada nova linha adicionada mas não encontro.

Posted

Independentemente dos backgroundWorkers poderem ajudar ainda acho que não é melhor pratica, mas pesquisando também não encontrei nada obvio, juntar na mesma datagridview colunas bound e unbound parece dar alguns 31's no entanto resolvi por código:

If e.RowIndex < 0 Then Exit Sub

If DataGridView.Columns(e.ColumnIndex).Name = "Imagem" Then
  e.FormattingApplied = True

If CInt(DataGridView1.Rows(e.RowIndex).Cells(0).Value) > 30 Then
	e.Value = ImageList1.Images.Item(0)
  Else
	e.Value = ImageList1.Images.Item(1)
  End If

End If

Adicionando imagens com este método também não desvinculam e desaparecem como estava a acontecer anteriormente, para já esta resolvido o "remediado".

Obrigado pela ajuda

Posted

Achas que os backgrounds não são a melhor prática? Em que é que te baseias para dizeres isso? Quando tiveres 1000 linhas e a aplicação crashar-se por todo lado para executar tudo na mesma thread, volta cá.

Posted

Não me expliquei corretamente, ou não entendes-te, acho que talvez não seja a melhor pratica a adição de imagens nas datagridview da forma que estou a fazer e que falamos, penso que deve existir algo mais "logico" ou talvez não...

Não me referia aos backgroundWorkers ou à divisão de tarefas por diferentes threads que tem o seu beneficio óbvio.