Spartan Posted May 29, 2013 at 11:12 AM Report #509567 Posted May 29, 2013 at 11:12 AM Boas, eu tenho um trabalho de fim de ano, em que tenho que fazer um programa em pascal com todos os ciclos e com quase todos os tipos de dados por exemplo: integer, real, string, char.
nunopicado Posted May 29, 2013 at 12:42 PM Report #509582 Posted May 29, 2013 at 12:42 PM Spartan: Isso é da crise? Andas a cortar nas palavras! Partindo do principio que o que queres é uma ideia para um programa que use isso tudo, vamos ver por exemplo: - Um menu de opções para o programa Só nisto podes usar o tipo CHAR, e o ciclo REPEAT - Uma estrutura RECORD, para guardar dados Aqui podes facilmente usar dados do tipo STRING, REAL e INTEGER - Um array de dados Podes usar os ciclos FOR (para inicializar) e o WHILE (para percorrer os dados). Podes ainda usar os tipos INTEGER e STRING, por exemplo, se usares - Alguma função estatística Nestas é simples usar o tipo REAL Ou seja, precisas então de um programa que use, por exemplo, estas estruturas que mencionei. Um bom exemplo é uma agenda. Podes criar uma estrutura RECORD que guarde por exemplo, nome, morada, telefone, sexo e idade Um Array deste tipo Depois, funções que permitam adicionar / alterar / ler dados do array, outra função que te dê por exemplo a média de idades. Só aqui, tens tudo o que pediste, e mais algumas... 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Spartan Posted May 30, 2013 at 09:19 AM Author Report #509704 Posted May 30, 2013 at 09:19 AM Peço desculpa pela pressa com que escrevi a frase mas o trabalho é para entregar brevemente, mas felizmente já tenho um programa só nao sei como inserir um log in no pascal ou seja, o utilizador insere uma password e um nome e só depois de inserir essas informações é que o programa permite o utilizador avançar.
nunopicado Posted May 30, 2013 at 09:42 AM Report #509711 Posted May 30, 2013 at 09:42 AM Isso é simples. Tens de ler os dados do utilizador e depois comparar (IF) com os dados correctos. Estes estarão guardados algures (constante, ficheiro, etc). Se na leitura da pass não quiseres mostrar os carateres, tens de ler caráter a caráter com o READKEY e a cada um lido, junta-lo a uma Strong interna e para o ecrã mandas um *, por exemplo. 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
passarito Posted May 30, 2013 at 10:08 AM Report #509714 Posted May 30, 2013 at 10:08 AM "Se na leitura da pass não quiseres mostrar os carateres, tens de ler caráter a caráter com o READKEY e a cada um lido, junta-lo a uma Strong interna e para o ecrã mandas um *, por exemplo." ...ou então fazes "à lá" linux, colocas o texto da cor do fundo!
nunopicado Posted May 30, 2013 at 12:27 PM Report #509777 Posted May 30, 2013 at 12:27 PM 🙂 Poder pode... E até é mais simples! Mas que é muito estranho, isso é! hehehehe "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
HappyHippyHippo Posted May 30, 2013 at 12:53 PM Report #509780 Posted May 30, 2013 at 12:53 PM ...ou então fazes "à lá" linux, colocas o texto da cor do fundo! não sei que linux andas a usar "texto da cor do fundo" ?? o meu (e todos os outros que tenho usado) nem aparece os caracteres na consola IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
nunopicado Posted May 30, 2013 at 12:54 PM Report #509782 Posted May 30, 2013 at 12:54 PM Continuo a preferir os asteriscos... 😉 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
passarito Posted May 30, 2013 at 06:34 PM Report #510020 Posted May 30, 2013 at 06:34 PM não sei que linux andas a usar "texto da cor do fundo" ?? o meu (e todos os outros que tenho usado) nem aparece os caracteres na consola Exatamente... não aparecem os caracteres porque estão da cor do fundo! Continuo a preferir os asteriscos... 😉 Eu também, mas que é de implementação mais simples, é!
HappyHippyHippo Posted May 30, 2013 at 06:43 PM Report #510024 Posted May 30, 2013 at 06:43 PM Exatamente... não aparecem os caracteres porque estão da cor do fundo! se fosse esse o caso, o cursor teria de se mover, no entanto ele não se move IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
thoga31 Posted May 30, 2013 at 07:44 PM Report #510044 Posted May 30, 2013 at 07:44 PM (edited) Não vamos perder o cerne do tópico. Pormenores e pernicoques não ajudam grande coisa, em acumulado são mera poluição. Pessoalmente aprecio a solução do asterisco, apesar de necessitar de mais algum código batido, mas tenho esta preferência já que me sinto à vontade em Pascal. Não sei que nível de experiência tens, @Spartan, mas não é difícil implementar esta solução, e torna-se, aliás, um exercício interessante, principalmente implementar a função do backspace. 😉 Por curiosidade, o que é que implementaste no programa, em linhas gerais? Não tens de colocar a código (só se quiseres), é só mesmo para ter uma ideia do que a tua imaginação te levou a fazer 😄 Edited May 30, 2013 at 07:44 PM by thoga31 2 Report Knowledge is free!
Recommended Posts