Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, eu tenho um trabalho de fim de ano, em que tenho que fazer um programa em pascal com todos os ciclos e com quase todos os tipos de dados por exemplo: integer, real, string, char.

Posted

Spartan: Isso é da crise? Andas a cortar nas palavras!

Partindo do principio que o que queres é uma ideia para um programa que use isso tudo, vamos ver por exemplo:

- Um menu de opções para o programa

Só nisto podes usar o tipo CHAR, e o ciclo REPEAT

- Uma estrutura RECORD, para guardar dados

Aqui podes facilmente usar dados do tipo STRING, REAL e INTEGER

- Um array de dados

Podes usar os ciclos FOR (para inicializar) e o WHILE (para percorrer os dados).

Podes ainda usar os tipos INTEGER e STRING, por exemplo, se usares

- Alguma função estatística

Nestas é simples usar o tipo REAL

Ou seja, precisas então de um programa que use, por exemplo, estas estruturas que mencionei.

Um bom exemplo é uma agenda.

Podes criar uma estrutura RECORD que guarde por exemplo, nome, morada, telefone, sexo e idade

Um Array deste tipo

Depois, funções que permitam adicionar / alterar / ler dados do array, outra função que te dê por exemplo a média de idades.

Só aqui, tens tudo o que pediste, e mais algumas...

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Peço desculpa pela pressa com que escrevi a frase mas o trabalho é para entregar brevemente, mas felizmente já tenho um programa só nao sei como inserir um log in no pascal ou seja, o utilizador insere uma password e um nome e só depois de inserir essas informações é que o programa permite o utilizador avançar.

Posted

Isso é simples.

Tens de ler os dados do utilizador e depois comparar (IF) com os dados correctos.

Estes estarão guardados algures (constante, ficheiro, etc).

Se na leitura da pass não quiseres mostrar os carateres, tens de ler caráter a caráter com o READKEY e a cada um lido, junta-lo a uma Strong interna e para o ecrã mandas um *, por exemplo.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

"Se na leitura da pass não quiseres mostrar os carateres, tens de ler caráter a caráter com o READKEY e a cada um lido, junta-lo a uma Strong interna e para o ecrã mandas um *, por exemplo."

...ou então fazes "à lá" linux, colocas o texto da cor do fundo!

Posted

🙂 Poder pode... E até é mais simples!

Mas que é muito estranho, isso é! hehehehe

Posted

Continuo a preferir os asteriscos... 😉

Posted

não sei que linux andas a usar "texto da cor do fundo" ??

o meu (e todos os outros que tenho usado) nem aparece os caracteres na consola

Exatamente... não aparecem os caracteres porque estão da cor do fundo!

Continuo a preferir os asteriscos... 😉

Eu também, mas que é de implementação mais simples, é!

Posted (edited)

Não vamos perder o cerne do tópico. Pormenores e pernicoques não ajudam grande coisa, em acumulado são mera poluição.

Pessoalmente aprecio a solução do asterisco, apesar de necessitar de mais algum código batido, mas tenho esta preferência já que me sinto à vontade em Pascal. Não sei que nível de experiência tens, @Spartan, mas não é difícil implementar esta solução, e torna-se, aliás, um exercício interessante, principalmente implementar a função do backspace. 😉

Por curiosidade, o que é que implementaste no programa, em linhas gerais? Não tens de colocar a código (só se quiseres), é só mesmo para ter uma ideia do que a tua imaginação te levou a fazer 😄

Edited by thoga31
  • Vote 2

Knowledge is free!