Carlos Faria Posted May 26, 2013 at 04:23 PM Report #509052 Posted May 26, 2013 at 04:23 PM Boa tarde a todos, Estou a tirar uma licenciatura em Eng. Informática e vou ter uma cadeira de "Estruturas de Dados e Algoritmos" queria saber a vossa opinião do melhor livro que possa comprar (de preferência em português) para poder me guiar e ter bons exemplos. Neste momento já encontrei os seguintes: - Programação em C++ - Conceitos Básicos e Algoritmos - Programação em C++ - Algoritmos e Estruturas de Dados Qual o livro que aconselham? Para quem nunca trabalhou com C++ e seja porreiro para esta cadeira. Cumps, Carlos Faria
xtrm0 Posted June 9, 2013 at 11:42 PM Report #511812 Posted June 9, 2013 at 11:42 PM (edited) Eu tenho o segundo livro que referiste e acho fixe. Este é a continuação do primeiro. O primeiro livro é basicamente a introdução a C++. O segundo livro nas primeiras 200 páginas fala mais pormenorizadamente da utilização de classes em c++ e nas restantes páginas do livro fala de diversos algoritmos e estruturas de dados, apresenta uma implementação em C++ destes e explica a sua complexidade. Apesar disso, acho que não há nenhum livro em português que esteja muito completo, mas esse é capaz de ser o melhor (pelo os que eu já li da FCA). Aconselho-te mesmo a recorreres a um livro em inglês, mais expecificamente este: Introduction to Algorithms de Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald L. Rivest. MIT Press(1999). Edited June 10, 2013 at 09:30 AM by anolsi Remoção do incentivo à pirataria <Signature goes here>
Warrior Posted June 10, 2013 at 02:04 AM Report #511816 Posted June 10, 2013 at 02:04 AM Se queres mesmo comprar um livro de algoritmia compra uma coisa decente que te dê para o resto da vida e não algo que no final da cadeira podes deitar fora porque não tem mais nada para te dar. O CLRS que o xtrm0 recomendou é excelente. Também tens o "The Design and Analysis of Algorithms" do Kozen e o do Skiena ("The Algorithm design manual") também é muito conhecido. Acima de tudo, percebe o objectivo de uma cadeira de algoritmos: não é aprender o algoritmo, mas sim perceber como é que os seus criadores lá chegaram para conseguires desenvolver os teus algoritmos quando precisares. Evita livros que se baseiam em código (evita tudo o que tiver C++ ou Java no nome, por exemplo) e procura livros com maior rigor matemático. Isto assumindo que alguém que vem pedir um livro a um forum procura ser um bom aluno, se o que quiseres é passar às cadeiras até os slides das aulas servem.
Recommended Posts