Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde a todos,

Estou a tirar uma licenciatura em Eng. Informática e vou ter uma cadeira de "Estruturas de Dados e Algoritmos" queria saber a vossa opinião do melhor livro que possa comprar (de preferência em português) para poder me guiar e ter bons exemplos.

Neste momento já encontrei os seguintes:

- Programação em C++ - Conceitos Básicos e Algoritmos

- Programação em C++ - Algoritmos e Estruturas de Dados

Qual o livro que aconselham? Para quem nunca trabalhou com C++ e seja porreiro para esta cadeira.

Cumps,

Carlos Faria

• 2 weeks later...
Posted (edited)

Eu tenho o segundo livro que referiste e acho fixe. Este é a continuação do primeiro.

O primeiro livro é basicamente a introdução a C++.

O segundo livro nas primeiras 200 páginas fala mais pormenorizadamente da utilização de classes em c++ e nas restantes páginas do livro fala de diversos algoritmos e estruturas de dados, apresenta uma implementação em C++ destes e explica a sua complexidade.

Apesar disso, acho que não há nenhum livro em português que esteja muito completo, mas esse é capaz de ser o melhor (pelo os que eu já li da FCA).

Aconselho-te mesmo a recorreres a um livro em inglês, mais expecificamente este: Introduction to Algorithms de Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald L. Rivest. MIT Press(1999).

Edited by anolsi
Remoção do incentivo à pirataria

<Signature goes here>

Posted

Se queres mesmo comprar um livro de algoritmia compra uma coisa decente que te dê para o resto da vida e não algo que no final da cadeira podes deitar fora porque não tem mais nada para te dar.

O CLRS que o xtrm0 recomendou é excelente. Também tens o "The Design and Analysis of Algorithms" do Kozen e o do Skiena ("The Algorithm design manual") também é muito conhecido.

Acima de tudo, percebe o objectivo de uma cadeira de algoritmos: não é aprender o algoritmo, mas sim perceber como é que os seus criadores lá chegaram para conseguires desenvolver os teus algoritmos quando precisares. Evita livros que se baseiam em código (evita tudo o que tiver C++ ou Java no nome, por exemplo) e procura livros com maior rigor matemático. Isto assumindo que alguém que vem pedir um livro a um forum procura ser um bom aluno, se o que quiseres é passar às cadeiras até os slides das aulas servem.