Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia,

estou com um problema.

É o seguinte estou a tentar inserir um numero de telemovel válido, mas são preciso pelo menos dois if's, o primeiro para ver se é digito ou numero, mas o problema e que se eu inserir primeiro um numero e depois letras ele aceita, e o outro problema e que no strlen tem de ter 9 caracteres, mas aí ele aceita qualquer letra, se alguem me poder dar umas luzes ou uns tópicos, para desenvolver esta parte obrigado.

int main(int argc, char *argv[]){
 char c, str[9];
 printf ("Insira o numero de telemovel: ");
 scanf("%s",&c);
 if(isdigit(c)!=0){
   printf ("Insira o numero de telemovel: ");
   scanf("%s",&str);
   if(strlen(str)==9){
     printf ("O numero e %s",str);
   }else{
     printf("erro");
   }
 }else{
   printf("erro");
 }
return(0);
}

Só falta saber como inserir os numeros válidos.

Obrigado

Posted (edited)

Boas!

tens que fazer um ciclo for que percorra a string e verifique em cada posição se é um digito ou uma letra.

Edited by AJBM
Posted

Primeiro que tudo: usa fgets() para obter input interactivo dum utilizador.

Usar scanf() pode nao ter a seguranca necessaria além de ocasionar erros com ENTERs e espaços em branco.

Depois de teres uma string válida (obtidacom fgets()), verifica cada elemento isoladamente com isdigit(). Alem disso deves verificar o numero na globalidade: há combinações de digitos que nao fazem numeros de telefone, por exemplo: 237<QUALQUERCOISA>

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

ja resolvi o problema só existe outro é que eu estou a por os valores para um vetor de inteiros e como o isdigit so funciona com char, gostaria de saber se existe alguma maneira de transformar um inteiro num char passar o valor 9 por exemplo que esta na var1, para a var2 que é um char.

Posted

transformar um inteiro num char

char c;
int i = 5;

// método 1
c = '0' + i;

// método 2
fprintf(&c, "%d", i);

// metodo 3
itoa(i, &c, 10);

nota que isto é só para dígitos, para números com mais de um dígito, tens de ter uma string e usar o o método 2 ou o método 3

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p