abolinhas Posted May 25, 2013 at 12:49 AM Report #508954 Posted May 25, 2013 at 12:49 AM Boa noite. Estou construindo uma aplicação web comercial (paga), e estou a usar algumas bibliotecas e software que estão sob licença LGPL, a GPLv2, GPLv3, mit e BSD. Eu não vou mudar o código fonte destas bibliotecas / software, só vou usá-los para construir meu aplicativo web. Esta aplicação web estará alojada no meu servidor web para acesso público. A minha questão é, nesta situação, eu sou obrigado a fornecer parte ou a totalidade do código-fonte do meu aplicação web ? Isto é considerado distribuição? Junto envio a lista de bibliotecas que estou a pensar usar. http://ubuntuone.com/3PwyH7SBxifaANUByhgzJZ Não sei se este é o tópico correto para fazer esta questão mas não encontrei outro que fosse mais apropriado. cumprimentos André Bolinhas
KTachyon Posted May 25, 2013 at 10:17 AM Report #508963 Posted May 25, 2013 at 10:17 AM (edited) Não, não é considerado distribuição. És obrigado a fornecer o código fonte ao teu cliente. Como o cliente és tu… EDIT: E, apenas as componentes derivadas de software GPL é que teriam que ser disponibilisadas e não todo o software desenvolvido. Edited May 25, 2013 at 10:21 AM by KTachyon 1 Report “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
abolinhas Posted May 25, 2013 at 12:47 PM Author Report #508974 Posted May 25, 2013 at 12:47 PM Ola KTachyon Obrigado pela tua resposta, só mais uma pergunta, no caso das aplicações moveis que também uso bibliotecas sob licença gpl ou outra sem as alterar o código fonte das mesmas, mas como tenho que as disponibilizar nas stores sob formato executável, neste caso é considerado distribuição e tenho que disponibilizar o código fonte?
KTachyon Posted May 25, 2013 at 06:51 PM Report #508990 Posted May 25, 2013 at 06:51 PM (edited) Isso pode depender de outros factores. Por exemplo, software com componentes restringidas por uma licença GPL não podem ser distribuídos na App Store (em teoria), visto que existe uma incompatibilidade com os ToS da Apple. O mesmo não acontece se estiveres a utilizar código com licenças como BSD ou MIT. Mas, mais uma vez, só terias que disponibilizar o código derivado de um projecto restringido por GPL e não todo o software como um todo. Edited May 25, 2013 at 06:51 PM by KTachyon 1 Report “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
abolinhas Posted May 28, 2013 at 10:03 AM Author Report #509376 Posted May 28, 2013 at 10:03 AM Muito obrigado pale ajuda e explicação sobre este tema.
Recommended Posts