Jump to content
JMPPS

Aplicação Para Um Banco

Recommended Posts

JMPPS

Boa tarde,

Estou neste momento a desenvolver um trabalho para uma unidade curricular, e precisava da vossa ajuda.

O trabalho é o seguinte:

%-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------%

Título:

Aplicação Para Um Banco

Objectivo:

Programação orientada por objetos com estruturas de dados lineares.

Enunciado:

Um grande banco contratou uma empresa para desenvolver um novo sistema informático.O sistema deverá satisfazer diversos requisitos.

Todos os utilizadores do sistema são caracterizados pelo seu nome, BI e morada. O sistema contará com dois tipos de utilizadores: o cliente e o gestor de conta. Cada um destes utilizadores caracteriza-se adicionalmente por outros dados específicos de cada um.

O Banco oferece os seguintes serviços aos clientes:

1. Abertura/Fecho de conta;

2. Depósito e levantamento de uma conta;

3. Pedido de empréstimo de um cliente;

4. Visualização de dados, empréstimos e saldos;

A criação de cliente (abertura/fecho/alteração de uma conta) no sistema é sempre feita pelo gestor de conta. Cada cliente pode ter apenas uma conta, mas vários movimentos e empréstimos.

Os pedidos de empréstimo só são permitidos se o historial do cliente for sempre positivo (ou seja o saldo nunca pode ser negativo). O empréstimo caracteriza-se pelo valor, nº de meses e taxa de juro.

A taxa de juro dos empréstimos é definida pelo banco. A aprovação do pedido do empréstimo depende do valor da prestação a pagar não exceder o rendimento do cliente descontadas eventuais prestações já contratadas.

Resolução:

A. Elaborar as classes necessárias, incluindo as estruturas de dados necessárias.

B. Desenvolver o sistema de forma a implementar os serviços oferecidos pelo banco.

C. Factor de valorização:Os dados devem ser também guardados em ficheiro(s).

Notas importantes:

O sistema a desenvolver deve utilizar pelo menos duas estruturas de dados lineares de acordo com os critérios seguintes: pelo menos uma estrutura escolhida entre list e vector; e pelo menos uma entre queue e stack.

9fu1le.png

%-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------%

Agradeço imenso a quem me puder ajudar ou dar sugestões. Muito obrigado.

Cumprimentos,

Jorge Silva

HappyHippyHippo

Agradeço imenso a quem me puder ajudar ou dar sugestões. Muito obrigado.

ok ... uma sugestão : fazer um bom trabalho para ter boa nota.

tens alguma dúvida ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

JMPPS

Antes de mais obrigado por teres respondido!

Não é bem duvida... Na realidade não estou habituado a trabalhar com esta linguagem (C++). Estou com imensas dificuldades a nivel geral.

O meu problema é não saber qual as estruturas de dados lineares que deva utilizar em cada uma das classes, que penso eu que sejam uma Cliente.h, Gestor.h, Utilizador.h, Conta.h, Emprestimo.h e Sistema.h.

Ou seja, o meu problema baseia-se na declaração das classes e dos seus métodos e atributos.

Consegues ajudar-me???

Abraço

HappyHippyHippo

dois passos :

- pensar nos dados que cada classe tem de guardar >> atributos

- pensar nas acções que podes efectuar sobre um objecto >> métodos

Greemax

Recomendo te a fazer 1 coisa de cada vez, ou seja, poe te na perspectiva do gestor/cliente e faz aquilo que vai ser utilizado primeiro, e por ai fora, à medida que vais fazendo e precisando vês então como geres as classes. Não te preocupes muito com o passo seguinte nem e fazeres alterações ao código que ja tens feito. Faz uma especie de lista com passo 1, passo 2 ou algo do género. Espero ter ajudado.

JMPPS

Na vossa opinião, que opções deveria de ter o menu do programa??

Abraço

HappyHippyHippo

Na vossa opinião, que opções deveria de ter o menu do programa??

Abraço

depende do tipo de utilizador e o que achares que cada um deverá fazer

JMPPS

Imagina que me coloco na prespectiva do gestor, em que todos os dados do cliente já estão definidos. Como seria então?? Abraço

HappyHippyHippo

abrir olhos e elucidar não é fazer o trabalho

o que estás a pedir é parte fundamental do teu trabalho

... pensar no que precisas