Ir para o conteúdo
FernandoPereira

Comunicação com Balanças

Mensagens Recomendadas

FernandoPereira

Bom dia a todos,

Desenvolvi um POS, e queria que o mesmo fosse capaz de comunicar com as diversas balanças no mercado, de forma a que o software consiga ir buscar o peso diretamente às balanças.

Alguém pode dar-me uma ajuda nesta área?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Boas,

isso vai depender do tipo de balança e qual a ligação.

Assim no geral tens 2 tipos, as "normais" e as de grande porte.

Nas "normais", abres a ligação com a porta da balança (normalmente série) e algumas precisam que envies um caracter de controlo para te responderem com o peso. Outras enviam automaticamente o peso quando estabiliza.

Isso muda de balança para balança.

Nas de grande porte é um bocado mais complicado. Normalmente trazem algum tipo de utilitario ou biblioteca que ajudam a comunicar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

Qual é a linguagem de programação?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Ainda há dias fiz isso no meu.

É como disse o nelsonr, para balanças de check-out normais (série), é abrir a porta e enviar uma sequência de caracteres (que depende da própria balança), que ela responderá com o peso num formato também dependente do modelo.

Algumas estão permanentemente a retornar o peso, pelo que dispensam a sequencia de envio.

Apenas como exemplo, para uma balança Dibal, série G, a sequência é: 'D' + #13 + #10

Ao que a balança responde no seguinte formato: ('+' ou '-') + '#######' + #13 + #10 (onde '#######' é o valor do peso).

Editado por nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FernandoPereira

Ainda há dias fiz isso no meu.

É como disse o nelsonr, para balanças de check-out normais (série), é abrir a porta e enviar uma sequência de caracteres (que depende da própria balança), que ela responderá com o peso num formato também dependente do modelo.

Algumas estão permanentemente a retornar o peso, pelo que dispensam a sequencia de envio.

Apenas como exemplo, para uma balança Dibal, série G, a sequência é: 'D' + #13 + #10

Ao que a balança responde no seguinte formato: ('+' ou '-') + '#######' + #13 + #10 (onde '#######' é o valor do peso).

Boas Nuno,

Estou com um problema numa balança Dibal 310-G e encontrei o teu tópico.

Podes-me dar uma ajuda?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Chuta aí Fernando.

Qual é a crise?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FernandoPereira

Chuta aí Fernando.

Qual é a crise?

Estou a trabalhar em FoxPro e com a mscomm32.

O meu problema é conseguir comunicar com a balança Dibal G-310.

Pelo que percebi ela apenas aceita o protocolo RIVA, e este não tem nada a ver com o comando que indicas acima para teres de volta o peso.

Utilizas a mscomm32 para a comunicação?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Eu uso um component chamado TComPort (Delphi) que comunica directamente com a COM.

Envio aquela sequencia que mostrei em cima e ela retorna o peso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FernandoPereira

Boas,

tens aqui um manual com os diversos protocolos, incluindo o RIVA

http://www.digitron.hr/pultne_vage_datoteke/di%20SKALA%20G310%20Communications%20Manual.pdf

Boas,

Obrigado.

Ao ler logo as primeiras páginas, fiquei a perceber que um dos meus problemas, e logo grave, poderá ser o cabo. Pois se o tipo de cabo não for o correto bem posso estar a tentar que nunca vai dar...

Obrigado

Eu uso um component chamado TComPort (Delphi) que comunica directamente com a COM.

Envio aquela sequencia que mostrei em cima e ela retorna o peso.

Balanças são o meu "calcanhar de aquiles"... É aquela cena que ainda não consegui perceber a 100%...

Por exemplo, a sequência que referes não encontro em nenhum dos protocolos... e é isto que não percebo.. pois teoricamente a balança não deveria reconhecer esse comando...

Mas por outro lado, no FoxPro eu envio os comandos diretamente para a porta, através da MSCOMM32 e tu usas um componente que pode estar a fazer algo à tua sequência.

Já agora na balança configuraste um protocolo certo? Qual?

Ok, afinal tem.. usas o Delta, que a minha não deixa ativar...

Editado por FernandoPereira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Eu uso a balança no default.

Que me lembre, nunca lhe li o manual! :P A sequencia confesso que vi na configuração de um software da concorrência.

Testei, funcionou, não mexe mais.

Do cabo, se quiseres, amanhã posso ver-te o pin-out! Tenho lá isso na empresa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FernandoPereira

Eu uso a balança no default.

Que me lembre, nunca lhe li o manual! :P A sequencia confesso que vi na configuração de um software da concorrência.

Testei, funcionou, não mexe mais.

Do cabo, se quiseres, amanhã posso ver-te o pin-out! Tenho lá isso na empresa.

O cabo acabei de perceber agora qual o exato, com o manual que o Nelsonr colocou.

Agora fiquei a pensar se não terei feito as coisas bem, mas com o cabo errado... Mas pronto amanhã saberei...

Já agora a tua é uma G-310 ou G-320?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Acho que é 320. Posso confirmar amanhã!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Atenção que já apanhei balanças exatamente iguais mas definidas com protocolos diferentes.

Verifica no manual da balança se consegues consultar qual o protocolo ativo

Uma coisa que costumo fazer para testar as baalanças, é ligar com o Putty à porta da balança e testo os caracteres de vários protocolos.

Tem também atenção à configuração da porta (velocidade, paridade, etc)

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

A que eu cá tenho é a Dibal G-310.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FernandoPereira

A que eu cá tenho é a Dibal G-310.

Esta é a Dibal G-310 B.

Atenção que já apanhei balanças exatamente iguais mas definidas com protocolos diferentes.

Verifica no manual da balança se consegues consultar qual o protocolo ativo

Uma coisa que costumo fazer para testar as baalanças, é ligar com o Putty à porta da balança e testo os caracteres de vários protocolos.

Tem também atenção à configuração da porta (velocidade, paridade, etc)

Na balança consegui ver qual o protocolo ativo. E nem deixa alterar é o única, assim como as configurações da porta para a qual ela está preparada.

Hoje arranjei um cabo correto, e agora quando ligo o cabo à balança ela começa a dar um beep e não se cala...

Isto já vos aconteceu?

Desligo o cabo e ela trabalha lindamente, mal o ligo é logo a "berrar"

Editado por FernandoPereira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Que me lembre nunca tive disso...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FernandoPereira

Que me lembre nunca tive disso...

O cabo RS-232 que arranjei é direto, mas é macho-macho, e eu preciso de um macho-fêmea, então do lado do pc tenho um adaptador e deve ser isso que está ali a provocar isto.

A balança não gosta...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Directo?

Salvo erro o que eu uso com essa balança o 2 cruza com o 3.

EDIT:

Fui confirmar. O cabo que uso com essa balança é:

2 <=> 2

3 <=> 3

5 <=> 5

Editado por nunopicado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
americob

Directo?

Salvo erro o que eu uso com essa balança o 2 cruza com o 3.

EDIT:

Fui confirmar. O cabo que uso com essa balança é:

2 <=> 2

3 <=> 3

5 <=> 5

Isso não é um cabo série RS-232, é um mero cabo de extensão.

Um cabo RS-232 cruza os fios, 2 com 3, 4 com 6, etc.. é fácil encontrar na net. Pode complicar um pouco mais se for 9 pinos num lado e 25 pinos do outro.

É melhor confirmar no manual qual o tipo de cabo a usar.

Longe vão os tempos em que os fazia à medida ... nunca tive grande jeito para soldar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Isso não é um cabo série RS-232, é um mero cabo de extensão.

Um cabo RS-232 cruza os fios, 2 com 3, 4 com 6, etc.. é fácil encontrar na net. Pode complicar um pouco mais se for 9 pinos num lado e 25 pinos do outro.

É melhor confirmar no manual qual o tipo de cabo a usar.

Longe vão os tempos em que os fazia à medida ... nunca tive grande jeito para soldar.

Eu sei, mas é este que tenho feito para estas balanças!

E funcionam lindamente!

Eu também gosto pouco de fazer cabos, mas ainda os vou fazendo. O software PIE não é muito dado a impressoras USB, e paralelo já se arranja pouco nas boards dos POS's, pelo que tem de ser tudo serie! :)

Editado por nunopicado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FernandoPereira

Boas,

Antes de mais agradeço a vossa ajuda, pois sem a ajuda que me deram, e sem o manual, eu não tinha chegado lá.

Concluindo o meu problema estava no cabo, que não era o correto, e no protocolo, que não foi fácil descobrir qual era, mas com o manual tudo se esclareceu.

Entretanto só hoje respondi, pois só hoje voltei a pegar nisto, visto que andei com a questão dos inventários, e tive de deixar esta questão para segundo plano.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

É preciso é que esteja a pesar... :)

Agora pesa aí 2 quilitos de leitão e manda cá para Águeda! :cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.