Ir para o conteúdo
Guest Markito

Um bom livro para estudar o linux?

Mensagens Recomendadas

Guest Markito

Muito boa noite;

mudei para o linux caixa mágica 19 á muito pouco tempo e até agora estou a gostar apesar de me estar ainda a habituar.

Gostaria de adquirir um livro de linux que me ajudasse a entrar mais a fundo no tema e me ajudasse a perceber os pormenores do linux de um ponto de vista mais técnico e profundo, como seja poder configurar o sistema em certos aspectos, e até se sentir necessidade de alterar programas, estar aapto a fazer isso.

Alguém me pode aconselhar um bom livro sobre o linux?

Desde já agradeço imenso e aguardo a vossa apreciada ajuda....

:thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FDomingos

Eu aprendi muito com o fundamental do Linux da FCA, no entanto penso que atualmente já esteja um pouco desatualizado.

Apesar de ainda não o ter visto muito bem, este também parece ser bom http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-701-3 , no entanto também podes procurar na internet, há por aí muitos pdf's grátis de introdução ao Linux, bem como videos no youtube.

Se não te importares com o Inglês, tens este http://www.amazon.co.uk/Linux-Bible-Christopher-Negus/dp/111821854X/ que provavelmente é dos melhores (pelo menos pelas reviews).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Guest Markito

Eu aprendi muito com o fundamental do Linux da FCA, no entanto penso que atualmente já esteja um pouco desatualizado.

Apesar de ainda não o ter visto muito bem, este também parece ser bom http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-701-3 , no entanto também podes procurar na internet, há por aí muitos pdf's grátis de introdução ao Linux, bem como videos no youtube.

Se não te importares com o Inglês, tens este http://www.amazon.co.uk/Linux-Bible-Christopher-Negus/dp/111821854X/ que provavelmente é dos melhores (pelo menos pelas reviews).

Muito obrigado vou ver este do Christopher Negus que é um nome que já se vem repetindo, concluo por isso que deve ser um bom livro.

Obrigado pela resposta :thumbsup: .

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

Quando comecei a utilizar o Linux o meu melhor amigo foi um dicionario Ingles/Portugues e o man(1), nenhum livro substitui o man. Apesar das manpages do Linux nao serem tao bem escritas e documentadas como as do OpenBSD aprendi muita coisa.

• Voto 1

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Guest Markito

Quando comecei a utilizar o Linux o meu melhor amigo foi um dicionario Ingles/Portugues e o man(1), nenhum livro substitui o man. Apesar das manpages do Linux nao serem tao bem escritas e documentadas como as do OpenBSD aprendi muita coisa.

Grande resposta! concordo...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Nunca me tinha apercebido deste tópico...

Sinceramente não penso que um livro seja um guia fenomenal para qualquer sistema operativo. Eu trabalho de forma diferente: começo a experimentar, ando às turras com o software (seja OS seja uma aplicação qualquer), vou descobrindo coisas, exploro à minha vontade, e quando me surge uma dúvida, tenho duas hipóteses: 1) Google, e quando ele não me satisfaz em pleno, 2) P@P :D

Acho que se aprende muito mais a dialogar com quem tem os conhecimentos e a experiência pessoal do que com livros feitos na maioria das vezes por doutores engravatados. Sou capaz de confiar bem mais em "amadores" do que nos Mr. Blazers.

É que vejamos a verdade: os livros costumam ser algo passo-a-passo, e quando nos surge uma dúvida mais concreta, o livro deixa de ter utilidade - é um produto com um prazo de validade nunca superior ao tempo de leitura. Já a Internet e os diálogos não têm prazo e são muito mais versáteis... e respondem-nos xD

• Voto 1

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
booser

Tenta arranjar este livro: "the linux command line" - William E.Shotts, Jr. http://linuxcommand.org/index.php

Pelo que ja li, parece ser um livro que valeria cada centimo se eu nao fosse tanto do "dark side".

Sem ser livros, no site do pplware tem uma serie de posts entitulados de "Comandos linux para toto's".

Espero que te sejam fontes uteis.

Cumps,

Booser

P.S Pesso desde ja desculpas pela falta de acentos (teclado UK).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
portaro

Carlos Morimoto tem uns óptimos em PT->

http://br-linux.org/wparchive/2009/guia-linux-para-iniciantes-por-carlos-morimoto.php

,

Já em espanhol gostei muito de um que o titulo creio ser Guia de Administración Linux ou Adminsitración Avanzada de GNU/Linux, GnuLinux Basicamente (ANtonio perpiñan), La biblia de Linux e muitos outros.

Tens um curso dos cários que existem chamado Beggining Linux onde em vez de escrita o que há è vídeos.

De resto muita prática e paciência.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dr_Lion

Não vou sugerir livros pois se é sobre linux iria para a biblia (do linux).

Claro que depende do que se quer, mas para tópicos específicos e claros há a internet e as man pages tal como já disseram. No entanto não concordo muito com quem deu essa opinião para iniciar ou ter um conhecimento do sistema a fundo.

As manpages, ensinam a trabalhar com os comandos/funcionalidades, tipo a ajuda do windows, mas esta realmente funciona, não é um texto filosofal como as ajudas em windows que talvez por isso ninguém leial. No entanto são assuntos específicos, nas man pages não tens temas como funciona o sistema de ficheiros, o kernel, etc etc.... daí que um livro ajuda a entender o funcionamento de todo o sistema.

Comparando com um carro, as manpages são o manual do utilizador, ensinam a usar o carro, por o motor a trabalhar, carregar nos botões etc, não te explicam os esquemas por trás do funcionamento da caixa de velocidades, as leis da física ou mesmo o funcionamento da embraiagem, nem como roda um veio na ponta de um cubo chamado motor. Para isto são necessários os livros.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.