Ir para o conteúdo
eatg75

[Resolvido] Fontconfig faz o 'replace' errado de fontes.

Mensagens Recomendadas

eatg75

Oi boa noite pessoal, estou com um problema com o fontconfig, criei um ficheiro de configuracao global (/etc/fonts/local.conf) para o fontconfig de acordo com as minhas preferencias e gostos, tenho uma instrucao em que substituio a fonte monospace por omissao por Aurulent Sans Mono SZ (que e uma modificacao minha da font eAurulent Sans Mono, tendo como diferenca um slash no carater 0), mas, o fontconfig nao faz o match corretamente e substitui a fonte mono por omissao por uma fonte variable width qualquer.

Eis o meu ficheiro de configuracao :

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<!-- /etc/fonts/fonts.conf file to configure system font access -->
<fontconfig>
 <!-- more custom fonts available to everyone -->
 <dir>/opt/my-precious-fonts</dir>

<!-- replace this monospace font for the system's default monospace -->  
 <match target="pattern">
<test qual="any" name="family">
  <string>consolas</string>
</test>

<edit name="family" mode="assign" binding="same">
  <string>monospace</string>
</edit>
 </match>

<match target="pattern">
  <string>bitstream vera sans mono</string>
</test>

</edit>
 </match>
 <match target="pattern">
  <string>monaco</string>
</test>

</edit>
 </match>

<match target="pattern">
  <string>droid sans mono</string>
</test>

</edit>
 </match>

<!-- make this font the default monospace font, NOTE: this instruction should be set after the above lines! -->
 <match target="pattern">
</test>

<string>aurulent sans mono sz</string>
</edit>
 </match>

<!-- make applications use sans-serif fonts instead of serif one's -->
 <match target="pattern">
  <string>serif</string>
</test>

<string>sans-serif</string>
</edit>
 </match>

<!-- make this font the default sans-serif font -->
 <match target="pattern">
  <string>sans-serif</string>
</test>

<string>cantarell</string>
</edit>
 </match>

<match target="font">
<edit name="hinting" mode="assign">
  <bool>true</bool>
</edit>

<edit name="hintstyle" mode="assign">
  <const>hintslight</const>
</edit>

<edit name="autohint" mode="assign">
  <bool>false</bool>
</edit>

<edit name="antialias" mode="assign">
  <bool>true</bool>
</edit>

<edit name="rgba" mode="assign">
  <const>rgb</const>
</edit>

<edit name="lcdfilter" mode="assign">
  <const>lcddefault</const>
</edit>
 </match>
</fontconfig>

Alguem poderia me ajudar?

EDIT x2: alterei a identacao.

Editado por eatg75

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

O fontconfig e uma feramenta que permite configurar fontes de forma global para todas as applicacoes que utilizam o freetype2, pode-se configurar parametros os quais seram utilizados depois pelo freetype2 para desenhar as fontes, pode-se configurar uma panoplia de parametros, assim como rejeitar fontes dependendo de varios parametros, assim como fazer a substituicao de fontes por outras (que e o que estou tentando alcansar).

Por exemplo aqui no P@P a classe de CSS para enfeitar o codigo tem como as duas fontes principais o Consolas e o Monaco, exatamente nessa ordem,

suponhamos que nao tinha a fonte Consolas instalada e tivesse o Monaco instalado, o meu browser iria perguntar ao fontconfig para lhe dar o caminho para fonte Monaco, o fontconfig assegura a fonte existe e fornece o caminho no disco e o broweser desenha o texto utilizando essa fonte. Suponhamos que eu nao gostasse dessa fonte, entao configuraria o fontconfig para substituir essa fonte por outra do meu gosto, e ja esta. Com o fontconfig posso substituir varias fontes por uma a meu gosto de forma a ter uma experienca consistente em relacao a fontes em varias sites, browser, ides, editores de texto, etc. ao invez de estar a configurar cada uma delas.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Não percebi bem o ponto do teu post. Em todo o caso, o meu comentário foi por causa de me lembrar de ver no Linux preferências de sistema para fontes. No caso do Debian 6, que é o que tenho instalado, tenho acesso às mesmas em System > Preferences > Appearance > Fonts.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

E porque nao sabes para que serve o fontconfig e nao sabes como funcionam as fontes! Aquilo que se faz editando o(s) de configuracao do fonconfig nenhuma front end consegue fazer (nem KDE Settings ou o Gnome Preferences). Suponhamos que estas na China e e falas e escreves somente em mandarin e acabaste de instalar a tua distribuicao Linux preferida e vesitas um site em mandarin ou um outro idioma qualquer e as folhas de estilo para aquilo por infelicidade escolherem como fontes para a declaracao de font-family ou font uma fonte que nao suporta o Unicode e exista no teu disco o rendering engine do teu browser ira desenhar os carateres que nao existem nessa fonte como quadrados, com o fonte config podes configurar isso de forma a nao ter esta inconviniencia. Suponhamos que nao queres que nenhuma fonte bitmap fornecida a nenhuma aplicacao podes configurar o fontconfig de forma a que isso seja posivel.

A tarrefa mais deficil, mais cansativa e que consome mais tempo a um designer de fontes no processo de criacao de uma fonte e a de font hinting pois ele de manualmente configurar isso, por esta mesma razao alguns designers deixam esta tarrefa por fazer. E como o freetype2 ira desenhar estas fontes se o byte-code interpreter nao esta presente no ficheiro da fonte, se souberes quais as fontes que caiem nessa categoria podes configura-las uma a uma para utilizar o funcionalide autohint do freetype2.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

É natural que os ficheiros de configuração te dêem mais opções que as UI gráficas do SO. Mas não me pareceu que para a tarefa que indicaste no primeiro post (substituir a fonte monospace por omissão) fosse necessário ir aos ficheiros de configuração. (Também posso ter sido eu a perceber mal o problema...)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

Nenhuma fronted que existe premite fazer isso. Experimenta ir a Preferences > Apearence > Fonts e tenta substituir o Consolas por DejaVu Sans Mono.

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
eatg75

Descobri a algumas semanas atras que o problema estava nas metadatas da fonte em si e nao a configuracao do fontconfig.

Editado por eatg75

Moqorro - I see dragons.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.