gimbras Posted November 17, 2005 at 02:31 AM Report #6826 Posted November 17, 2005 at 02:31 AM Tutorial: Preloader para Flash (fonte: http://forum.redcodestudio.com/tutoriais-e-howto's/tutorial-flash-preloader/) 1. Criar uma nova Scene, e posicioná-la em primeiro lugar na lista de Scenes. 2. Nomear a layer 1 de "Mask". Na frame 1 - criar uma caixa STATIC TEXT, com o seguinte texto. A carregar... 3. Criar uma nova layer 2 com o nome "Efeito" [posicioná-la por cima da Layer "Mask"]. Na frame 1 - criar um rectângulo verde sem stroke e colocá-lo por cima do texto, anteriormente criado. 4. Layer 1 "Mask" na frame 20 fazer F6. Bloquear e tornar invisível. Layer 2 "EFEITO" na frame 1 ir ao painel COLOR MIXER e criar um gradiente RADIAL, com a primeira cor VERMELHO e a segunda cor BRANCO e Alpha a 0%. Com a ferramenta PAINT BUCKET pintar o rectângulo com o gradiente criado anteriormente. 5. Na Layer 2 "EFEITO" na frame 10, fazer F6; Frame 20, fazer F6. Na frame 10, sem nada seleccionado, usar a FILL TRANSFORM TOOL (no Flash 8 já se chama Gradient Fill Tool) para alterar zona de impacto do gradiente. Basta arrastarem o centro do arco para os lados para a zona de impacto mudar. 6. Layer 2 "EFEITO", na frame 1 fazer um TWEEN SHAPE. Na frame 10 novo TWEEN SHAPE. 7. Aplicar Mask à layer "EFEITO". Bloquear as 2 layers. 8. Criar uma nova layer "ACTIONS". Na frame 1 fazer F9. E colocar o seguinte código ActionScript: if (_framesloaded == _totalframes) { gotoAndStop ("menu",1) }else{ gotoAndplay (1) } 9. Criar uma nova layer "CONSOLA". Na frame 1, inserir caixa de texto do tipo DYNAMIC. Para duplicar esta caixa de texto fazer ALT+CLICK+ARRASTAR. Com as duas caixas seleccionadas, ir ao menu MODIFY > CONVERT TO SYMBOL > MOVIE CLIP > dar-lhe o nome "consola". Editar o novo movie clip (para entrar no modo de edição basta fazer duplo clique no movieclip criado, ou então abre-se a Library [CTRL+L] e duplo clique no movieclip consola). [Modo de edição do movie clip "consola"] * Na PROPERTIES da caixa 1 no campo VAR escrever "valor". Na PROPERTIES da caixa 2 no campo VAR escrever "percentagem". * Nomear a Layer 1 de "caixas". Criar uma nova Layer, nomeá-la como "ACTIONS". Na Frame 1 fazer F9. Inserir o seguinte código no painel das actions: valor2 = _root.getBytesLoaded () / _root.getBytesTotal () valor3 = valor2 * 100 valor = Math.round (valor3) * Na Layer caixas, na frame 2 fazer F5. Fazer CTRL+ENTER > VIEW SIMULATE DOWNLOAD, alterar a velocidade de download para uma mais baixa para conseguir perceber se está tudo a funcionar. * Frame 1 da actions, fazer F9 e acrescentar o seguinte código ActionScript: percentagem = valor + " %" * Apagar a primeira caixa com a VAR: "valor". [/Modo de edição do movie clip "consola"] 10. Voltar à scene "preload". Criar nova layer "barra". Na Frame 1, desenhar rectângulo com stroke. Seleccionar o limite (stroke), ir ao painel EDIT > CUT. Criar nova layer "limite da barra". Ir ao painel EDIT > PASTE IN PLACE. 11. Na Layer "BARRA", seleccionar o FILL. Ir ao painel MODIFY > CONVERT TO SYMBOL > MOVIE CLIP, nomeá-lo como "barra". Escolher o 4º ponto de registo. No STAGE escrever "barra" no campo INSTANCE NAME. 12. Editar movieclip "consola" Na Layer "actions", Frame 1 fazer F9. Acrescentar o seguinte código ActionScript: _root.barra._xscale = valor Feito! Vejam o resultado em http://escape.do.sapo.pt Glossário: Noções de FILL e STROKE Fill é interior de um objecto, ou melhor cor do seu interior. Por exemplo, um rectângulo amaralo com rebordo azul. O fill é amarelo e o STROKE (rebordo ou contorno) é azul. Cumps. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
gimbras Posted November 18, 2005 at 07:57 PM Author Report #6917 Posted November 18, 2005 at 07:57 PM Fica melhor assim com umas screenshots. 😄 Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
vbmaster Posted November 18, 2005 at 09:31 PM Report #6921 Posted November 18, 2005 at 09:31 PM nice job...sim senhor... embora não perceba nada disso. 😄
deathseeker25 Posted November 18, 2005 at 09:49 PM Report #6922 Posted November 18, 2005 at 09:49 PM nice job...sim senhor...embora não perceba nada disso. 😄 Já somos dois.... 😄 No entanto, a vontade de aprender predomina e todos fazemos um esforço para conseguirmos tirar o máximo proveito possível do trabalho de entendidos na matéria como este. Mais uma vez, parabens pelo tutorial gimbras...
gimbras Posted November 18, 2005 at 11:30 PM Author Report #6930 Posted November 18, 2005 at 11:30 PM Já somos dois.... 😄 No entanto a vontade de aprender predomina e todos fazemos um esforço para conseguirmos tirar o máximo proveito possível do trabalho de entendidos na matéria como este. Nada disso, sou tão entendido quanto vocês. Comparado com o xôr Grettir sou um agricultor (sem menosprezo pela agricultura). Aprendi numa escola de formação. Cumps. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
vbmaster Posted November 18, 2005 at 11:33 PM Report #6932 Posted November 18, 2005 at 11:33 PM Já somos dois.... 😄 No entanto, a vontade de aprender predomina e todos fazemos um esforço para conseguirmos tirar o máximo proveito possível do trabalho de entendidos na matéria como este. Nada disso, sou tão entendido quanto vocês. Comparado com o xôr Grettir sou um agricultor (sem menosprezo pela agricultura). Aprendi numa escola de formação. Cumps. eh eh eh, vi o artigo do grettir no suplemento soluções da exame infor do mês passado.... até fiquei parvo.... 😄
gimbras Posted November 19, 2005 at 12:28 AM Author Report #6935 Posted November 19, 2005 at 12:28 AM eh eh eh, vi o artigo do grettir no suplemento soluções da exame infor do mês passado....até fiquei parvo.... 😄 Então imagina conhecê-lo ao vivo e ser aluno dele. Aquilo a pensar em Flash é uma máquina e a programar eu até ficado enjoado com a velocidade de racicínio. Cumps. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
Grettir Posted November 20, 2005 at 02:22 PM Report #6998 Posted November 20, 2005 at 02:22 PM Heyas pessoal, lá está o gimbras a fazer das suas... O tutorial está bom, os meus parabéns gimbras. O artigo do mês passado da "Soluções" da "Exame Informatica"...qual era o tema ? O Preloader ? A parte de código é tal e qual o que o gimbras apresentou aqui... Quem tiver oportunidade de ver a edição de Dezembro, que saiu no dia 18 de Novembro...esse tem um actionscript mais interessante. Entretanto acabei ontem de escrever o artigo para sair na edição de Janeiro (sairá dia 18 de Dezembro) e esse quase que não tem código... É o primeiro de uma série de artigos que abordarão a mesma temática - Colocar vídeo no Flash. Começo com video "Embeded" disposto numa forma Não-Standard (sempre que não tenha um aspecto quadrangular), depois partirei para: - video "Progressive Download" com Alpha Channel (para se colocar sobre qualquer imagem de fundo) - Componentes "FLV Playback" e "FLV Playback Costum UI" - Flash8 Video Encoder e infelizmente não deverei de falar no Streaming do Flash Media Server, porque deve de ser complicado de um utilizador normal ter acesso a uma cena dessas para testar. De qualquer modo, já dá para brincar a valer com o vídeo dentro do Flash. Err...isto já não tem nada a ver com o tópico da conversa...sorry. Bom trabalho gimbras. Fiquem bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
gimbras Posted November 20, 2005 at 06:41 PM Author Report #7037 Posted November 20, 2005 at 06:41 PM "o actionscript é igual a este" pode ser igual ao teu Grettir mas não foi daí que o tirei. 😄 Foi o formador Paulo Antunes que me ensinou. PS: Raios mas agora escreves todos os meses? Ainda nunca comprei nenhuma das revistas. Já agora compila e lança o livrito. Eu compro. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
Grettir Posted November 20, 2005 at 09:14 PM Report #7041 Posted November 20, 2005 at 09:14 PM Heyas, sim escrevo todos os meses. Nao quis dizer que o tinhas copiado...queria mencionar que a logica do actionscript para os preloaders é sempre a mesma. Peço desculpa se causei alguma confusao. Compilar um bookzito com os artigos...nao era mal pensado 😄 mas ainda so teriam 30 folhitas 😄 Vamos aguardar que a coisa aumente, e quando tiver o site no ar, coloco-os lá... [[ ]] Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
vbmaster Posted November 20, 2005 at 09:16 PM Report #7042 Posted November 20, 2005 at 09:16 PM O artigo do mês passado da "Soluções" da "Exame Informatica"...qual era o tema ? lol, queria dizer deste mês (novembro), mas como já recebi a de dezembro confudi... 😄
gimbras Posted November 21, 2005 at 12:29 AM Author Report #7060 Posted November 21, 2005 at 12:29 AM Nao quis dizer que o tinhas copiado...queria mencionar que a logica do actionscript para os preloaders é sempre a mesma. Népias nao pensei nisso. Claro tem que ser igual senão não worka, pelo menos este preloader com barra de progresso e percentagem. Compilar um bookzito com os artigos...nao era mal pensado 😄 mas ainda so teriam 30 folhitas 😄Vamos aguardar que a coisa aumente, e quando tiver o site no ar, coloco-os lá... [[ ]] Qual site? O do jogo? Está bonito, mas é um site para o jogo não pra livros i think. O teu livro de flash n arranjaste um contacto com aquele colega designer cujo o pai tinha uma editora (o moço do flash gaming) Bom isto nada mto off-topic. Ficou mais uma entrevista o Grettir, mas pronto serve o mesmo para dizer que mais tutoriais virão em breve e muitos estão todos os meses na Exame Informática. Que vou comprar já amanhã, e ver se arranjo os números anteriores. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
Grettir Posted November 21, 2005 at 11:59 PM Report #7113 Posted November 21, 2005 at 11:59 PM Eheheh...sim, ja andamos um pouco off-topic, mas sem stress. O meu site por enquanto so tem o splash-screen do jogo, mas em breve esse splash-screen ira para um subdominio e terei o meu site no ar... Esta quase quase...falta um bocadinho assim...tipo danoninho sabem 😄 O artigo deste mês mete codigo AS2.0, porque a ideia foi construir um Componente UI totalmente configuravel sem que se tenha de alterar o "code". Estou um pouco limitado na revista, alem de nao ter muito espaço nao posso criar tutoriais muito avançados (a pedido da redaçao) Se quiserem, podem enviar um mail para lá a pedir para eu abordar este ou aquele tema...e pode ser que tenham sorte 😄 e o vosso nome vem la no meio do texto 😄 Fiquem bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
gimbras Posted November 22, 2005 at 12:47 AM Author Report #7119 Posted November 22, 2005 at 12:47 AM :-D Bom este tópico passa a ser sobre tutoriais e não só do meu. Comprei a revista hoje e vem lá o tutorial da scrollbar, por acaso queria as outras edições onde escreveste para ver os outros tutoriais. Vou lá pedir isso de mais desenvolvimento e cenas avançadas, heeh. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
fcosta Posted November 22, 2005 at 01:49 AM Report #7121 Posted November 22, 2005 at 01:49 AM Nao precebo grande coisa de flash mas tive a opurtunidade de estar presente no workshop da exame informartica sobre flash dado pelo Grettir e realmente ele domina 😄
Grettir Posted November 22, 2005 at 04:02 PM Report #7127 Posted November 22, 2005 at 04:02 PM Heyas, tiveste la fcosta ? Epa, e nao me disseste que fazias parte do "nosso" forum ? Mau...muito mau pah 😄 Espero que tenhas gostado...foi uma grande tirada...em 6horas explicar a construçao de um site...foi dureza. Para teres uma noçao, todas as noçoes que falei no workshop da Edimpresa, sao dadas durante 35horas nos cursos que ministro (um bocadito mais hein?) Fiquem bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
fcosta Posted November 23, 2005 at 02:41 AM Report #7186 Posted November 23, 2005 at 02:41 AM epah... ate tivemos opurtanidade de falar umas duas vezes, mas nao fazia ideia que tambem andavas por aqui... no primeiro dia tive a falar contigo no intervalo sobre as ligacoes de dados do flash a uma bd, e no segundo dia tambem no intervalo tiveste a mostrar aquele site da vodafone, que depois ate mostraste no projector... Com este workshop consegui ficar com o bichinho do flahs ca dentro... 😄 fiquei mesmo com vontade deaprender mais e mais disto... ;-)
gimbras Posted November 23, 2005 at 12:56 PM Author Report #7190 Posted November 23, 2005 at 12:56 PM Eu até que já curti mais flash mas agora zangado (espero q m passe esta fase) com o xôr flashini pq m dá cabo da qualidade das imagens e dá-me dores de cabeça os códigos todos. Mas isso pode ser o erro 111. Esse site da Vodafone n é por acaso aquele onde aparece uma nina a falar e dps clicamos no menu e a chavala vai lá com o dedo e clica tmb no botão que escolhemos? O Grettir tmb nos mostrou esse site. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
Grettir Posted November 23, 2005 at 03:03 PM Report #7199 Posted November 23, 2005 at 03:03 PM Heyas, é esse site mesmo gimbras. fcosta, da-me uma dica de que és pah. LOL... Lembro-me que no intervalo estavam 2 pessoas comigo a ver o site da Vodafone. Um tipo louro e um tipo por volta dos 30's/40's talvez... Ou sera que estou errado ? Damn, esta cabeça anda meio queimado....necessito ASAP de ir buscar uns add-ons lolol...tipo Cerebrum and stuff. Keep on flashing people!!! Fiquem bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
gimbras Posted November 23, 2005 at 04:49 PM Author Report #7202 Posted November 23, 2005 at 04:49 PM :shock: gurosan (<-- é assim que se escreve?) 😄 Já agora postem aí o link para esse site. Redcodestudio - Programação Web - http://www.redcodestudio.com/
Recommended Posts