Jump to content
Sign in to follow this  
FDomingos

Estação Espacial Internacional troca Windows por Linux

Recommended Posts

FDomingos
Todas as máquinas a bordo da Estação Espacial Internacional vão operar com sistemas operativos de código aberto. Os últimos PCs com Windows XP serão alterados para Debian 6.

A United Space Alliance e a NASA, entidades que coordenam a missão da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciaram que deixaram de usar o Windows e passaram os computadores para Linux: «Migrámos funções chave do Windows para o Linux porque precisamos de um sistema operativo que seja estável e fiável», cita o Extreme Tech.

Nesta última vaga, «dezenas de portáteis» vão ser alterados para um sistema operativo de código aberto. Os restantes sistemas a bordo da ISS já correm em algumas versões do Linux, como RedHat ou Scientific Linux.

Recorde-se que várias entidades científicas, como os laboratórios do CERN, a NASA ou a SpaceX já operam com Linux e o motivo é invariavelmente a estabilidade que este sistema oferece.

A principal razão para a mudança neste caso, além da estabilidade, é que os engenheiros espaciais precisavam de um sistema que pudesse ser controlado internamente: «se precisarmos de um patch, de um ajuste ou de nos adaptarmos, conseguimos», explica Keith Chuvala, da United Space Alliance.

Tudo indica que as aplicações usadas pelos astronautas a bordo tenham sido reescritas de Win32 para Linux e que não estejam a ser corridas através de emuladores como o Wine. Os astronautas e cosmonautas vão receber formação da Linux Foundation.

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/software/2013-05-10-estacao-espacial-internacional-troca-windows-por-linux

  • Vote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.