Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

taviroquai

BootWiki

Mensagens Recomendadas

taviroquai

Titulo do Projecto: BootWiki

Última Versão: dev

Site Oficial: http://github.com/taviroquai/BootWiki

Licença: n/a

Líder do Projecto: Marco Afonso

Membros Actuais do Projecto: Marco Afonso

Screenshots: Versão de demonstração em http://marcoafonso.pt/tests/bootwiki

Descrição do Projecto:

BootWiki é uma wiki moderna desenvolvida com Twitter Boostrap (2.3), RedBeanPHP (ORM) e Slim Framework

Foi desenvolvida como exercício... e porque não gosto muito das Wikis que já existem (excepto a MediaWiki e pouco mais...)

Podem sempre fazer fork e fazer melhorias :)

Ainda existe muita coisa para melhorar mas comentários e ajuda são bem-vindos :)

UPDATE 09/02/2014: novo web installer com mensagens para assistir na instalação

Editado por taviroquai
  • Voto 2

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Estive a brincar um pouco com esta aplicação.

Algumas notas:

- talvez fosse melhor indicar aquilo que a script de instalação é suposto fazer, para que o utilizador possa efectuar as acções manualmente (visto que é necessário permissões de administração para correr a script);

- era boa ideia indicar o que é o "composer" :D (não conhecia, e não aparece nos repositórios do SO);

- a mensagem de erro no registo sobre a password não é muito precisa ("Invalid password. Password is Blank" quando o problema é apenas a password ser curta);

- por alguma razão que não percebi, a "versão" SQLite não funcionou (possivelmente falta-me algum pacote).

Em geral, gostei da simplicidade do projecto (se bem que a criação de novas páginas parece-me que tem campos a mais :D).

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Viva,

Obrigado pelo feedback Rui Carlos.

Sim a instalacao pode-se melhorar... como é orientada a web devs pensei que bastasse olhar ao código fonte para saber o que faz o script.

Acerca do Composer, acho que já não se pode falar de packages php sem falar do Composer... largamente utilizado em projetos baseados em php.

Quando tiver tempo a ver se faço algumas melhorias... :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Sim a instalacao pode-se melhorar... como é orientada a web devs pensei que bastasse olhar ao código fonte para saber o que faz o script.

Para mim bastou. Ainda assim, não sou muito adepto de ler código para perceber como instalar algo :D

Acerca do Composer, acho que já não se pode falar de packages php sem falar do Composer... largamente utilizado em projetos baseados em php.

Eu nunca tinha ouvido falar. Web development também não é a minha especialidade, mas penso que não devias restringir o público alvo aos web developers.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

"Ainda assim, não sou muito adepto de ler código para perceber como instalar algo".

Qual é a sugestão? Que coloque aquelas instruções da script no README? Que dificuldades tiveste a instalar? Como farias a instalação?

"restringir o público alvo aos web developers."

Good catch...

Editado por taviroquai

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Uma possibilidade é colocares no README os passos que é necessário fazer se a script falhar.

Outra é verificares se os passos da script são executados com sucesso, e no final, de acordo com os passos que falharem, fazeres um echo com descrições textuais do que é necessário fazer para concluir a instalação.

Aquilo que me fez confusão à primeira foi ver lá o "Done!" no final (e depois olhar para cima e ver mensagens de erro). Pelo menos convinha não imprimir esse texto quando alguma coisa falhou.

Uma outra nota, dependendo do sistema onde estás a fazer a instalação, podes precisar de permissões 777 (num sistema mal configurado), ou pode bastar permissões 755 (num sistema bem configurado). E também há quem recomende que o utilizador a correr o servidor não deve ser o www-data. Estes detalhes são mais uma razão para a script não ser a melhor opção para tratar disto (embora possa lá estar para quem não sabe fazer as configurações manualmente).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Viva,

Eu não inventei nada :-P Tenho visto outras aplicações web com scripts semelhantes cujo objectivo é simplificar a instalação, para que quem vai instalar não tenha que correr os comandos 1 a 1. Depois de correr o script pode-se sempre mudar as permissões para aumentar a segurança...

Não estou a dizer que, as sugestões que indicaste não são válidas... apenas acho difícil agradar a todos: há que goste instalar tudo manualmente, e também há que goste de instalar com apenas um duplo clique no ícone...

Acerca dos erros... tens o log que possas mostrar aqui? Pode ter a haver com a instalação das dependencias...

Basicamente, o script instala as dependencias e prepara o sistema de ficheiros.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Ok. Confesso que estou mais habituado a ver durante o processo de instalação (no browser) mensagens de erro a dizer-me que tenho que ajustar as permissões (em alguns casos sugerem os comando a executar).

Sim, para quem tem menos experiência uma script certamente ajuda (quem tem mais experiência não deve achar grande piada a ter que correr a script como root). Ainda assim, algumas notas nas instruções seriam úteis :)

O erros foram simplesmente de comandos da script a falhar (um deles foi do composer, que com não estava nos repositórios, assumi que já viesse com o PHP).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

"o processo de instalação (no browser)"

Sim também acho que fornece uma interface mais amigável. Vou então criar essa página "installer" :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.