Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

m0fl

Duvida Combobox BD

Mensagens Recomendadas

m0fl    0
m0fl

Boas Tardes!

Eu tenho aqui algumas duvidas que penso que com a vossa ajuda as consigo resolver :)

É o seguinte , tenho 3selects e 3 combobox por exemplo , e preencho cada um delas com dados da bd, nomeadamente um select para cada combobox..

Ate aqui tudo bem , mas como é que eu consigo por a aparecer logo por defeito o 1 valor da combobox ?

Portanto a aparecer como selected logo o primeiro valor que a combobox tiver ..

E a minha outra duvida é como é que consigo por a guardar sempre o valor ?

Do género , eu escolho um valor na combobox1 , ele recarrega a pagina e fica bem seleccionado, mas se escolher logo de seguida um valor na combobox2 , ele recarrega a pagina e mete o valor na combo2 , mas o valor da combo1 desaparece ..

Eu tou no onchange a passar o valor da combo e depois apanho o por GET ..

Se fizer por POST ele funcionaria?

Mas tentei pelo método POST mas não consegue apanhar o name da combo , mesmo estando dentro de um form com método POST aplicado ..

Nao sei se me poderão dar algumas dicas úteis para ficar a perceber melhor o processo e como proceder ás correcções..

Obrigado :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax    159
pikax

1-

<select name="asd">
 <option value="1">Opcao 1</option>
 <option value="2" selected>Opcao 2</option>

2, etc - nao percebi muito bem

Editado por pikax

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
m0fl    0
m0fl

Mas como vou buscar os dados á bd, eu meto num ciclo while o 'option' , tenho de fazer alguma comparaçao antes entao ?

E o 2 , o que queria dizer é que por exemplo , eu em cada combo tenho o onchange a funcionar, do género , sempre que escolher um ele muda e mete o escolhido como selected .. mas ao escolher um na combo2 , como tou a passar o valor da combo1 como GET , ao escolher um valor na combo2 , o valor que tava a ser mostrado na combo1 desaparece , mas aparece o da combo2 .. e eu queria que guardasse sempre o valor .. ou meto no onchange de cada combo , a passar as 3 variaveis das 3 combos em vez de passar só o da combo referente ..

Nao sei se me estou a fazer entender bem .. :S

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax    159
pikax

Tens que ver qual e' a opcao que queres que ele meta predefinida.

Podes enviar a form toda para outra pagina, assim manda o get de todas as combos.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
N3lson    17
N3lson

Pelo que me deu entender pretendes algo tipo isto:

ex: Marca de carros

Select 1 ( Opel, Fiat, Seat) e no select 2 se for opela apareça Select 2 ( Corsa, Astra, etc)

Acho que só com php não se vai lá ...

Editado por N3lson

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis    40
NunoDinis

Acho que só com php não se vai lá ...

Sim, tens razão. Precisa de utilizar ajax. Um exemplo aqui..

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
m0fl    0
m0fl

eu acho que nao me fiz entender muito bem ..

ou estou a entender mal o que estao a dizer ..

o que queria mesmo é que o valor da combo na desaparecesse .. do genero ..

3 selects totalmentes diferentes, cada select tem dados diferentes .. e cada select é atribuido a uma combo especifica ..

Na combo 1 escolho um valor , o onchange é executado e o valor fica atribuido por defeito na combo e agora quero que fique sempre este valor na combo1 independetemente que mude o valor da combo2 ou 3 ..

ao mudar escolher agora o valor da combo2 , o onchange vai ser executado e a pagina carregada novamente . vai ficar agora com o valor que escolhi na combo2 mas queria que o da combo1 ficasse na mesma e nao desaparecesse..

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.