Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

ViraFrangos

"Repor Stock"

Mensagens Recomendadas

ViraFrangos

Boa noite,

no seguimento do meu projecto de gestao de 1 loja de inf, surgiu a duvida de como fazer a reposiçao do stock, ja consultei alguns topicos aqi no p@p, mas antes de iniciar qql coisa, necessitava aqi de um tipo de sugestao como criar o projecto, a minha ideia seria do tipo, eu antes de fazer a venda, aparecese 1 form ond eu teria 1 produto, aparecia numa grid por exemplo, e eu ao fazer a reposiçao me aparecesse ese produto + o novo da reposição, e dps sim fazia a compra, e atraves do UPDATE ele iria actualizar a tabela, deste modo eliminar o de venda e surgir novamente a tal grid actualizada.

Agradeço desde ja', , deixem criticas ou sugestoes.

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

eu sem ter feito qualquer coisa do género, mas tendo uma pequena noção contabilística faria +- assim:

1. reposição do stok. (entrada de produtos)

não percebendo muito bem que tipo de loja se refere (loja Inf), mas de qualquer maneira, provavelmente só existem 2 maneira de repor o stok.

1ª. no registo de produção, quando a empresa é produtora/transformadora, transforma a matéria prima.

2ª no resgisto /lançamento de faturas na área da comercialização.

----- existe ainda a 3ª que é na devolução dos produtos.

(ao efectuar o registo de entrada de produto é actualizado o stok.

2. (Saida de produtos)

1ª venda, roubo, danificados, devolução de produtos, etc.

(ao efectuar o registo do documento que suporta cada situação o stok é actualizado.

espero ter ajudado

cumps

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

boas, o qe procura e' 1 ajuda do genero de, eu repor um produto, ese produto seja actualizado e qd + tarde eu for pa vender por exemplo 2 produtos, ele nao me deixe o fazer, por causa de haver um unico produto.

e' algum dese genero, se houver ai alguem qe me consiga ajudar, venham conselhos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Conseguimos-te ajudar sim.

Já começaste a desenvolver alguma coisa ?

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

Ate' ao momento, tenho o codigo a correr, de fazer 1 simples reposiçao, cliente, nrs, etc, mas nada ainda de fazer a contagem do produto.

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

pronto, o codigo qe tenho ate' agora e' este, simples insercçao de dados na bd

Dim str As String

str = "INSERT INTO ReporStock([Fornecedor], [Produtos],[Preco], [Quantidade], [PrecoTotal] ) VALUES (@Fornecedor, @Produtos, @Preco, @Quantidade, @PrecoTotal);"

Dim cmd As OleDbCommand = New OleDbCommand(str, CN)

cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("Fornecedor", CType(ComboBox1.Text, String)))

cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("Produtos", CType(ProdutosTextBox.Text, String)))

cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("Preco", CType(PrecoTextBox.Text, Integer)))

cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("Quantidade", CType(QuantidadeTextBox.Text, Integer)))

cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("PrecoTotal", CType(PrecoTotalTextBox.Text, Integer)))

o qe eu preciso agora, e' um genero de contagem qe me va deixar/n deixar comprar o produto caso o stock n exista.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Para isso apenas precisas de fazer um select adequado ao teu caso.

Imaginemos que tens o campo stock, o select ficaria:

SELECT * FROM tuatabela WHERE stock >= 1

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

ese teu stock sera' o meu numero do produto certo?

e aqi ainda surge outra duvida, tipo, como te mandei o cod apouco, eu levo o campo produto e quantidade, achas qe apartir da ai consigo fazer ese tal controlo, ou sera' necessario criar 1 nova tabela?

Editado por ViraFrangos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

é provável. Mas pelo sim, pelo não mostra-me a tua tabela produtos.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

a minha tabela produto leva, o nproduto, para futuras açoes do programa, o nome do prod e o preço, achas qe devo de acrescentar ai o novo campo de quantidades?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

realmente, e' capaz de fazer sentido, pq tipo o qe eu fazia com esta tabela, era so' do genero de uma tabela de consulta, puxaar valor da datagrid pa texts entendes? era so' + para iso.

Afinal tive a conferir e ainda nem tinha mexido na tabela produtos, ainda n tinha usado para nada.

Editado por ViraFrangos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

antes de comecares a programar devias passar tudo isso para o papel, assim sabes que nao te falta nada.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

sim, e passei, mas qd fui a ver, faltava 1 ou duas coisas, e acabei por fazer 1 nova bd, como o prog e' uma pap n sei se eles vao implicar por causa de ter 2 bds.

entao o teu conselho e' so inserir o campo "Quantidade" nos produtos e apartir da ai fazer a contagem?

mas como viste apouco, tenho ja a tabela com as cenas todas pronto para o stock, qe devo de fazer?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

so' apartir da minha tabela ReporStock nao da'?

visto qe leva o nome do produto, o preço, o forne, a quantidade e o preço.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

quer-se redundancia. E descusado teres duas tabelas quando uma chega perfeitamente.

explica-me isso de ter duas base de dados...

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

oupa, a base de dados foi tipo, eu pus tudo no papel, entretanto apareceu novas ideias, tentei fazer novas ligaçoes da bd, as ligaçoes nao actualizavam tiipo novos campos, enervei me e fiz+1 bd.

foi so' iso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rechousa

@ViraFrangos:

Olá,

Deixa-me dizer-te que, pelo que vi, gostei parcialmente do teu código.

Gostei porque estás a usar um mecanismo de segurança anti SQL Injection. Não gostei porque dá-me a ideia que estás a submeter um parâmetro a mais, o PrecoTotal. Se o PrecoTotal for o produto do preço unitário pela quantidade, porque é que estás a submeter e, pior, porque é que o estás a guardar num campo?

Relativamente à questão, estás a usar SQL Server? Nesse caso recomendo a utilização de uma Stored Procedure com uma transação. Ou grava tudo direitinho ou não grava nada!

Espero ter ajudado,

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

ola Rechousa, obrigado pelo bump e pelo comentario, mas sinceramente nao percebi nada do qe diseste , nnc ouvi falar diso do stored procedure, :s

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Essencialmente, reutilização de código.

É um conjunto de instruções que serão executadas dentro da base de dados. Depois só tens que chamar a stored procedure na query, em vez de escrever a query toda de novo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ViraFrangos

vou explicar +1 uma vez, ver se alguem em consegue ajduar a 3tempos, o qe eu preciso e' de um genero de validaçao qe me deixe/ou nao deixe efectuar 1 compra, dependendo do stock.

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.