Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blackvelvet

Mostrar registos

Mensagens Recomendadas

Blackvelvet

Boa tarde pessoal da casa.

Precisava da vossa ajuda. Estou a acabar uma aplicação para final de curso. A aplicação será para ser implementada numa oficina mecanica de automoveis.

O que prentendo é que me mostre,depois do click no botão, todos os veiculos a irem á inspeção obrigatoria. Para tal,eu sei que tenho que percorrer a tabela (isso é facil), só não sei como fazer para reconhecer a data do SO e mostrar resultados.

Por exemplo: Sei que os veiculos "a","f","h" e "p" tem que ir á inspeção obrigatoria daqui a mês. Ao clicar hoje no botão quero que me mostre os veiculos numa caixa de informação.

Podem-me ajudar?

Um abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Blackvelvet

Não basta o filtro, tenho é que fazer a leitura da data actual do SO ,percorrer a data dos veiculos e mostrar resultados.

É um pouco dificil explicar-me, mas vou tentar.

Imagina que eu sou o mecanico. quero ver que carros tem que ir á inspeção no proximo mês, clico no botão(por exemplo) "ver veiculos para inspeção", e mostra-me uma lista de carros a ir á inspeção no mes seguinte, para poder avisar os proprietarios.

Estás a ver a ideia?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
veaoum

Sim.... e continuo a dizer o mesmo...... os carros vão a revisão periódicamente 4anos depois 2 anos e depois anualmente, certo? Aquilo que pensei foi um filtro que defina algo do género:

mes=x(é o mes actual+1) e ano=y(ano actual - 4)

ou

mes=x(é o mes actual+1) e ano<y(ano actual - 6)

a data actual não é complicado a variavel Today dá-te isso.

crias um formulário com o nome revisao(apenas um exemplo) com a tal datagridview e depois quando o mecânico carregar no botão fazes:

revisao.showdialog

Pera ai tu queres avisar clientes dessa oficina certo?

Porque é que não guardas no momento em que é feito a revisão a data da próxima revisão? assim era mais directo.

Editado por veaoum

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

Por exemplo: Sei que os veiculos "a","f","h" e "p" tem que ir á inspeção obrigatoria daqui a mês.

boas

para ser mais fácil a ajuda podes colocar como sabes que os veículos a,f,h e p têm inspecção no mês seguinte?

cumps

acao

Editado por acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Blackvelvet

Tenho um campo com "data do veiculo" em bd.

Pera ai tu queres avisar clientes dessa oficina certo?

Certo

Porque é que não guardas no momento em que é feito a revisão a data da próxima revisão? assim era mais directo.

Tu nao sabes quando vais á proxima revisão.

A ideia é mesmo mostrar uma caixa com todos os veiculos a irem á inspeção, mas eu não sei como fazer isso.

Esse é que é o problema

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

mesmo não respondendo ao meu tópico, dou-te mais umas dicas.

tens que ter na base dados um campo com a categoria do veiculo, porque a data da inspecção depende da categoria do veiculo, depois para organizar a informação um (select case) serve, depois é so fazer uma consulta á basedados e mostrar o resultado.

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/PerguntasFrequentes/Veiculos/Paginas/Questao1.aspx

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/Inspe%C3%A7oesdeveiculoscomnovaregulamentacaoapartirde10deagosto.aspx

cumps

acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.