Blackvelvet Posted May 1, 2013 at 04:06 PM Report #505471 Posted May 1, 2013 at 04:06 PM Boa tarde pessoal da casa. Precisava da vossa ajuda. Estou a acabar uma aplicação para final de curso. A aplicação será para ser implementada numa oficina mecanica de automoveis. O que prentendo é que me mostre,depois do click no botão, todos os veiculos a irem á inspeção obrigatoria. Para tal,eu sei que tenho que percorrer a tabela (isso é facil), só não sei como fazer para reconhecer a data do SO e mostrar resultados. Por exemplo: Sei que os veiculos "a","f","h" e "p" tem que ir á inspeção obrigatoria daqui a mês. Ao clicar hoje no botão quero que me mostre os veiculos numa caixa de informação. Podem-me ajudar? Um abraço
veaoum Posted May 1, 2013 at 04:22 PM Report #505476 Posted May 1, 2013 at 04:22 PM Não basta fazeres um filtro na tua tabela e depois mostrares esse filtro numa datagridview?
Blackvelvet Posted May 1, 2013 at 04:27 PM Author Report #505477 Posted May 1, 2013 at 04:27 PM Não basta o filtro, tenho é que fazer a leitura da data actual do SO ,percorrer a data dos veiculos e mostrar resultados. É um pouco dificil explicar-me, mas vou tentar. Imagina que eu sou o mecanico. quero ver que carros tem que ir á inspeção no proximo mês, clico no botão(por exemplo) "ver veiculos para inspeção", e mostra-me uma lista de carros a ir á inspeção no mes seguinte, para poder avisar os proprietarios. Estás a ver a ideia?
veaoum Posted May 1, 2013 at 05:10 PM Report #505479 Posted May 1, 2013 at 05:10 PM (edited) Sim.... e continuo a dizer o mesmo...... os carros vão a revisão periódicamente 4anos depois 2 anos e depois anualmente, certo? Aquilo que pensei foi um filtro que defina algo do género: mes=x(é o mes actual+1) e ano=y(ano actual - 4) ou mes=x(é o mes actual+1) e ano<y(ano actual - 6) a data actual não é complicado a variavel Today dá-te isso. crias um formulário com o nome revisao(apenas um exemplo) com a tal datagridview e depois quando o mecânico carregar no botão fazes: revisao.showdialog Pera ai tu queres avisar clientes dessa oficina certo? Porque é que não guardas no momento em que é feito a revisão a data da próxima revisão? assim era mais directo. Edited May 1, 2013 at 05:14 PM by veaoum
acao Posted May 1, 2013 at 09:29 PM Report #505519 Posted May 1, 2013 at 09:29 PM (edited) Por exemplo: Sei que os veiculos "a","f","h" e "p" tem que ir á inspeção obrigatoria daqui a mês. boas para ser mais fácil a ajuda podes colocar como sabes que os veículos a,f,h e p têm inspecção no mês seguinte? cumps acao Edited May 2, 2013 at 05:13 PM by acao
Blackvelvet Posted May 2, 2013 at 04:02 PM Author Report #505609 Posted May 2, 2013 at 04:02 PM Tenho um campo com "data do veiculo" em bd. Pera ai tu queres avisar clientes dessa oficina certo? Certo Porque é que não guardas no momento em que é feito a revisão a data da próxima revisão? assim era mais directo. Tu nao sabes quando vais á proxima revisão. A ideia é mesmo mostrar uma caixa com todos os veiculos a irem á inspeção, mas eu não sei como fazer isso. Esse é que é o problema
acao Posted May 2, 2013 at 05:35 PM Report #505628 Posted May 2, 2013 at 05:35 PM boas mesmo não respondendo ao meu tópico, dou-te mais umas dicas. tens que ter na base dados um campo com a categoria do veiculo, porque a data da inspecção depende da categoria do veiculo, depois para organizar a informação um (select case) serve, depois é so fazer uma consulta á basedados e mostrar o resultado. http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/PerguntasFrequentes/Veiculos/Paginas/Questao1.aspx http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/Inspe%C3%A7oesdeveiculoscomnovaregulamentacaoapartirde10deagosto.aspx cumps acao
Recommended Posts