Jump to content
Sign in to follow this  
perdido_e_sozinho

Visual Basic .NET 2005 Express Edition

Recommended Posts

perdido_e_sozinho

Confesso que tinha uma grande esperança de que o Visual Basic 2005 tivesse muitas melhorias, e de facto existem muitas melhorias.

De facto a primeira é que a Express Edition é absolutamente gratuíta para sempre se o seu download for feito até 6 de novembro de 2006. A juntar a este factor o facto de se um utilizador se registar terá acesso a recursos exclusívos, em que se incluem 250 imagens de utilização livre, 100 icones, 1 livro de vb.net (pdf), um dll para criar gráficos, um utilitário para ado com acesso a smtp, pop3 e rss e uma aplicação web para gerir versões e desenvolvimento de aplicações. Nunca microsoft tinha disponibilizado tantas ferramentas. Com o registo neste site poderá ainda ter-se acesso a programas de beta testing, que por exemplo hoje (à data deste post) incluía-se a inscrição na Beta do Vista Italiano.

Além disto na linguagem propriamente dita incluem-se novos controlos e o regresso de outros velhinhos e já muito reclamados controlos. Entre os novos estão a FlowLayout Panel, Table Layout Panel, Serial Port, Tool strip container e o Web browser. Alguns dos melhorados são a regressada MaskedTextBox, a DataGridView com suporte para outro tipo de controlos, o notify icon com suporte para balões etc...

Entre as novidades contam-se também alguns controlos de monitorização de recursos de sistema e multitheading.

Além de visualmente ser tudo compatível com os temas do Windows XP e futuro Vista os menus e controlos possuem definições que permitem configurar muitos detalhes gráficos complementares.

A nível de recursos como as imagens, estas passam a estar disponíveis numa área de recursos, algo que acontecia por exemplo com aplicações de c++ mfc.

O clickOnce, mais uma das novidades, permite actualizar e correr aplicações através da internet.

A nível de código pouca coisa mudou desde o vb.net 2003. A destacar o novo namespace my, que permite ter informação sobre a aplicação, o sistema e inclusive variáveis pessoais.

Ainda é cedo para determinar o sucesso deste novo VB, mas a microsoft consultou milhões de utilizadores de vb e corrigiu alguns dos antigos problemas que resultavam em erros enormes.

De facto o OpenSource só tem a benificiar com esta versão.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias


ser.gifsartim.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites
vbmaster

verifiquei que a express não tem deployment tools.... :shock:

mas isso dá um geito do krlh!!!!

bah, tou mesmo a ver que ainda saco a profissional...

Share this post


Link to post
Share on other sites
perdido_e_sozinho

Não digo o contrário, mas como uso ferramentas de terceiros para deployment, não tenho problemas.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias


ser.gifsartim.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.