neocampos Posted April 28, 2013 at 08:35 PM Report #505097 Posted April 28, 2013 at 08:35 PM (edited) Olá a todos, estou a escrever um programa que lê os dados de um arquivo wav e que gera outro arquivo wav com o mesmo conteúdo original. Contudo, o arquivo de saída não reproduz o mesmo som. Abaixo está meu código e peço a ajuda de vocês pra entender o que está errado. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> typedef struct{ //Buffers e chunks... char ChunkID[4], Format[4], Subchunk1ID[4], Subchunk2ID[4]; int ChunkSize, Subchunk1Size, SampleRate, ByteRate, Subchunk2Size; short AudioFormat, NumChannels, BlockAlign, BitsPerSample; short *Data; }headerWAV; short* createData(FILE *input, headerWAV header){ short *Data = (short*) malloc(sizeof(short)*(header.Subchunk2Size)*(header.BitsPerSample/8)); return Data; } headerWAV readWAV(FILE *input, headerWAV header){ //Leitura do arquivo WAV fread(header.ChunkID, 1, 4, input); fread(&header.ChunkSize, 4, 1, input); fread(header.Format, 1, 4, input); fread(header.Subchunk1ID, 1, 4, input); fread(&header.Subchunk1Size, 4, 1, input); fread(&header.AudioFormat, 2, 1, input); fread(&header.NumChannels, 2, 1, input); fread(&header.SampleRate, 4, 1, input); fread(&header.ByteRate, 4, 1, input); fread(&header.BlockAlign, 2, 1, input); fread(&header.BitsPerSample, 2, 1, input); fread(header.Subchunk2ID, 1, 4, input); fread(&header.Subchunk2Size, 4, 1, input); short *Buffer = createData(input, header); header.Data = Buffer; fread(header.Data, header.BitsPerSample/8, header.Subchunk2Size/(header.BitsPerSample/8), input); fclose(input); return header; } headerWAV writeWAV(FILE *output, headerWAV header){ //Escrita do arquivo WAV fwrite(header.ChunkID, 1, 4, output); fwrite(&header.ChunkSize, 4, 1, output); fwrite(header.Format, 1, 4, output); fwrite(header.Subchunk1ID, 1, 4, output); fwrite(&header.Subchunk1Size, 4, 1, output); fwrite(&header.AudioFormat, 2, 1, output); fwrite(&header.NumChannels, 2, 1, output); fwrite(&header.SampleRate, 4, 1, output); fwrite(&header.ByteRate, 4, 1, output); fwrite(&header.BlockAlign, 2, 1, output); fwrite(&header.BitsPerSample, 2, 1, output); fwrite(header.Subchunk2ID, 1, 4, output); fwrite(&header.Subchunk2Size, 4, 1, output); short *Buffer = createData(output, header); header.Data = Buffer; fwrite(header.Data, header.BitsPerSample/8, header.Subchunk2Size/(header.BitsPerSample/8), output); fclose(output); return header; } int main(){ int i; headerWAV header, headerOut; FILE *input = fopen("goat.wav", "r"), *output = fopen("myFile.wav", "w"); if(input == NULL) printf("Arquivo nao pode ser aberto!!!\n"); header = readWAV(input, header); if(output == NULL) printf("Arquivo nao pode ser aberto!!!\n"); headerOut = writeWAV(output, header); for(i = 0; i < 100; i++) printf("%d ", header.Data[i]); printf("\n"); for(i = 0; i < 100; i++) printf("%d ", headerOut.Data[i]); printf("\n"); for(i = 0; i < 4; i++) printf("%c ", headerOut.ChunkID[i]); printf("\n"); system("PAUSE"); } Edited April 28, 2013 at 08:51 PM by pmg Falta LP no GeSHi
pmg Posted April 28, 2013 at 08:53 PM Report #505098 Posted April 28, 2013 at 08:53 PM Experimenta abrir os ficheiros em modo binário: // ... FILE *input = fopen("goat.wav", "rb"), *output = fopen("myFile.wav", "wb"); // ... What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
neocampos Posted April 28, 2013 at 08:57 PM Author Report #505099 Posted April 28, 2013 at 08:57 PM Eu fiz a mudança, mas o resultado não foi diferente.
HappyHippyHippo Posted April 28, 2013 at 10:11 PM Report #505107 Posted April 28, 2013 at 10:11 PM eu não vejo (sequer) a criação do segundo ficheiro de saida ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
neocampos Posted April 28, 2013 at 10:23 PM Author Report #505109 Posted April 28, 2013 at 10:23 PM O ficheiro de saída está criado na linha: FILE *input = fopen("goat.wav", "r"), output = fopen("myFile.wav", "w"); Inclusive, no ficheiro de saída o cabeçalho fica gravado em myFile.wav, mas a partir do 45º byte (aqui começa os bytes do áudio), os bytes não estão correspondendo aos valores originais do ficheiro goat.wav
pmg Posted April 28, 2013 at 10:30 PM Report #505110 Posted April 28, 2013 at 10:30 PM Na funcao writeWAV(), estas a escrever lixo no ficheiro de output. Esse lixo vem da memoria recentemente alocada e nao inicializada. headerWAV writeWAV(FILE *output, headerWAV header) { /* ... */ short *Buffer = createData(output, header); /* Buffer aponta para lixo */ header.Data = Buffer; /* header.Data aponta para lixo */ fwrite(header.Data, /*...*/); /* escreve lixo */ /* ... */ } What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
HappyHippyHippo Posted April 28, 2013 at 10:34 PM Report #505111 Posted April 28, 2013 at 10:34 PM (edited) O ficheiro de saída está criado na linha: FILE *input = fopen("goat.wav", "r"), output = fopen("myFile.wav", "w"); erro meu Inclusive, no ficheiro de saída o cabeçalho fica gravado em myFile.wav, mas a partir do 45º byte (aqui começa os bytes do áudio), os bytes não estão correspondendo aos valores originais do ficheiro goat.wav já fizeste um diff dos dois ficheiros ? edit : já respondido pelo @pmg Edited April 28, 2013 at 10:35 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
neocampos Posted April 28, 2013 at 10:56 PM Author Report #505116 Posted April 28, 2013 at 10:56 PM (edited) @pmg, você tinha razão. O código está agora funcionando e vou postá-lo aqui: #include #include typedef struct{ //Buffers e chunks... char ChunkID[4], Format[4], Subchunk1ID[4], Subchunk2ID[4]; int ChunkSize, Subchunk1Size, SampleRate, ByteRate, Subchunk2Size; short AudioFormat, NumChannels, BlockAlign, BitsPerSample; short *Data; }headerWAV; short* createData(FILE *input, headerWAV header){ short *Data = (short*) malloc(sizeof(short)*(header.Subchunk2Size)*(header.BitsPerSample/8)); return Data; } headerWAV readWAV(FILE *input, headerWAV header){ //Leitura do arquivo WAV fread(header.ChunkID, 1, 4, input); fread(&header.ChunkSize, 4, 1, input); fread(header.Format, 1, 4, input); fread(header.Subchunk1ID, 1, 4, input); fread(&header.Subchunk1Size, 4, 1, input); fread(&header.AudioFormat, 2, 1, input); fread(&header.NumChannels, 2, 1, input); fread(&header.SampleRate, 4, 1, input); fread(&header.ByteRate, 4, 1, input); fread(&header.BlockAlign, 2, 1, input); fread(&header.BitsPerSample, 2, 1, input); fread(header.Subchunk2ID, 1, 4, input); fread(&header.Subchunk2Size, 4, 1, input); short *Buffer = createData(input, header); header.Data = Buffer; fread(header.Data, header.BitsPerSample/8, header.Subchunk2Size/(header.BitsPerSample/8), input); fclose(input); return header; } headerWAV writeWAV(FILE *output, headerWAV header){ //Escrita do arquivo WAV fwrite(header.ChunkID, 1, 4, output); fwrite(&header.ChunkSize, 4, 1, output); fwrite(header.Format, 1, 4, output); fwrite(header.Subchunk1ID, 1, 4, output); fwrite(&header.Subchunk1Size, 4, 1, output); fwrite(&header.AudioFormat, 2, 1, output); fwrite(&header.NumChannels, 2, 1, output); fwrite(&header.SampleRate, 4, 1, output); fwrite(&header.ByteRate, 4, 1, output); fwrite(&header.BlockAlign, 2, 1, output); fwrite(&header.BitsPerSample, 2, 1, output); fwrite(header.Subchunk2ID, 1, 4, output); fwrite(&header.Subchunk2Size, 4, 1, output); fwrite(header.Data, header.BitsPerSample/8, header.Subchunk2Size/(header.BitsPerSample/8), output); fclose(output); return header; } int main(){ int i; headerWAV header, headerOut; FILE *input = fopen("goat.wav", "rb"), *output = fopen("myFile.wav", "wb"); if(input == NULL) printf("Arquivo nao pode ser aberto!!!\n"); header = readWAV(input, header); if(output == NULL) printf("Arquivo nao pode ser aberto!!!\n"); headerOut = writeWAV(output, header); printf("\n"); system("PAUSE"); } Edited April 30, 2013 at 06:54 AM by pmg Falta LP no GeSHi 1 Report
HappyHippyHippo Posted April 28, 2013 at 11:05 PM Report #505119 Posted April 28, 2013 at 11:05 PM já reparaste que estás a fazer uma cópia directa do ficheiro ? sabes que o que estás a fazer é realizado em 10% do código que apresentaste, certo ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
neocampos Posted April 29, 2013 at 01:25 AM Author Report #505133 Posted April 29, 2013 at 01:25 AM Sim, mas na verdade o objetivo do programa é acessar os bytes do ficheiro e gerar outro ficheiro. Aqui eu simplesmente copiei os bytes, mas eu poderia também aplicar um filtro ou outra manipulação.
pmg Posted April 30, 2013 at 06:54 AM Report #505272 Posted April 30, 2013 at 06:54 AM Sugestao: usa um metodo de indentacao mais comum 🙂 1 Report What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
ppturbo Posted May 2, 2013 at 10:10 PM Report #505665 Posted May 2, 2013 at 10:10 PM Me ajudou muito, agora eu tenho uma dúvida, em um trabalho tenho que retirar ruídos de som no formato wav, posso comparar 3 'datas' e reorganizar eles ? exemplo: 'data->prv' - 'data' - 'data->next' mudar de acordo com o 'tamanho' para por ex 'data->next' - 'data->prv' - 'data' onde 'data->next' é menor que 'data->prv' que é menor que 'data' substituindo assim o 'data' por 'data->prev', e o proximo da lista seria 'data->prev' - 'data2atual' - 'data2atual->next' esse procedimento funciona para tirar ruídos de imagens em um formato específico (acredito que pgm), será que funcionaria com som wav?
HappyHippyHippo Posted May 2, 2013 at 10:17 PM Report #505666 Posted May 2, 2013 at 10:17 PM o processo convencional para remover ruido é aplicar a transformada de Fourier, depois é uma combinação de oeprações: - remover frequências com pouca intensidade (serão sempre pouco perceptiveis) - filtros de passa-banda (baixas frequências e altas frequências são indicativos de ruído) - etc ... existem vários processos para isso IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
ppturbo Posted May 2, 2013 at 10:25 PM Report #505667 Posted May 2, 2013 at 10:25 PM o processo convencional para remover ruido é aplicar a transformada de Fourier, depois é uma combinação de oeprações: - remover frequências com pouca intensidade (serão sempre pouco perceptiveis) - filtros de passa-banda (baixas frequências e altas frequências são indicativos de ruído) - etc ... existem vários processos para isso Entendo... mas para uma turma de primeiro ano de programação não é um pouco complicado ? procurei no google e apareceu um monte de conta que nunca vi hehehe
neocampos Posted May 3, 2013 at 01:18 AM Author Report #505678 Posted May 3, 2013 at 01:18 AM @ppturbo, vale lembrar que um formato de imagem é diferente de um formato de som. Então o procedimento que você citou não vai eliminar ruídos. Como o HappyHippyHippo citou, você precisará de uma fft, que também está postada nesse fórum pra fazer uma análise na frequência do seu sinal e utilizar um filtro para eliminar o ruído indesejado. Qualquer progresso que você fizer, gostaria que postasse aqui pra que outros membros pudessem tirar proveito. Boa noite a todos.
Recommended Posts