Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #58 da revista programar. Faz já o download aqui!

Mensagens Recomendadas

Vmortis    0
Vmortis

Ola a todos.

Sou esatudante de Eng. Informatica e gostava de desemvolver um "pequeno" projecto. Contudo como o meu nivel de conhecimentos é ainda reduzido gostaria de obter aqui algumas orientações.

O projecto trata-se de um mapa 3D interactivo da minha cidade. Algo simples, sem muitos detalhes, para que possa ser rapidamente descarregado, mas que permita ao utilizador ver a localização de monumentos. Ao clicar numa determinada área, delimitada por "fronteiras" por mim criadas, terá acesso a um painel/nova janela com informações dessa área...

O mapa será visto de um angulo estilo "3rd person". Como no SimCity ou muitos jogos do facebook, apenas quero adicionar a possibilidade de rotação para visualizar todos os lados de um "objeto".

As minhas dificuldades são:

• Saber que linguagem usar (gostaria de ter come base C++);
  • Que fontes de informação/outros projectos posso usar como base para a construçao do mapa?
  • Tenho de cria o mapa de raiz ou posso copiar a superficie de mapas ke ja existao??
  • ...

Deixo ainda algumas imagens retiradas do jogo "Rome: Total War" no qual me baseio para "layout" do meu mapa. Cada uma é um zoom da anterior.

map1_zps9caf201c.jpg

O que vemos aqui como a peninsula Iberica seria o mapa da cidade, ou seja a uma escala mais proxima da realidade.

map2_zps4385a668.jpg

Tal como neste exemplo quero criar/colocar objectos (monumentos) que ao passar com o rato mostarm uma pequena descriçao e ao clicar abre um painal com informaçao detalhada.

map3_zps098cc24d.jpg

Como disse anteriormente quero dar a pissibilidade de vizualizar todos os lados de um objecto. Como por exemplo o outro lado da montanha onde esta a seta. Não necessario ter rotaçao 360º, rodar 100º para a direita e 100º para a esquerda sera suficiente.

Quero criar este mapa de forma a que possa ser expandido. Ex.: criar mapa do conselho...

Qualquer ajuda e opinião será bem vinda :D

Obrigado!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon    274
KTachyon

[*]Saber que linguagem usar (gostaria de ter come base C++);

[*]Que fontes de informação/outros projectos posso usar como base para a construçao do mapa?

[*]Tenho de cria o mapa de raiz ou posso copiar a superficie de mapas ke ja existao??

Eu diria que poderias desenvolver sobre o Google Earth, com software de modelação apropriado e criando um KML para georreferenciar os modelos nos mapas, mas penso que isto tem pouco ou nada de programação.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vmortis    0
Vmortis

Sim de facto esta fase talvez tenha pouco de progrmação. Mas pode ser base de outros projectos por isso quero fazer algo bem estruturado.

Pelo que entendi ha softwares de modelaçao que atraves do google earth conseguem replicar a superficie terrestre? Ha softwares desses gratuitos?

(A parte da programçao entra mais na fase em que o utilizador interage com o meio. Ex: constroi algo no mapa.

Tenho diversas ideias que podem ser implementadas depois de me sentir á vontade nesta area do 3D.)

Mesmo que apenas me saibam indicar bibliografias/tuturiais nesta area ja agredeço. Tudo o que encontrei ate agora de modelação 3D sao softwares proprietarios, que teria de comprar para publicar um projecto construido com eles...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon    274
KTachyon

A minha sugestão era mesmo utilizares o Google Earth para simular a superfície terrestre, daí que tenha dito que pouco ou nada teria de programação. Basicamente, seria tudo baseado na modelação dos objectos e na definição do KML. O Google disponibiliza o SketchUp para modelar objectos para o Google Earth.

Se a intenção é teres uma aplicação distinta que te permita implementar mais interacção, a minha sugestão é que investigues o API do Google Earth (e/ou de outros) e que tentes implementar em cima disso, se bem que acredito que qualquer uma seja demasiado limitada para a interacção que pretendes.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vmortis    0
Vmortis

Penso ter percebido a tua sugestão e, de facto, seria a forma mais simples para dar uma noção do mapa da cidade e da localizção dos seu monumentos e ate de ver os seu modelos em 3D com KML.

Mas, tal como disseste, há varias limitações:

1. O mapa é em 2D, estilo panoramica (em escala global) com fotos de satelite. Logo nao se consegue rotação/manipulação na imagem;
  2. Apenas os objectos KML estao em 3D e nota-se a diferença de imagem real para a modelação 3D, perfiro algo sem imagens reais (tal como nos "print screen";
  3. etc...

Eu tinha em mente algo do genero de "SimCity" em que tens uma grelha de construção e escolhes se queres elevar ou afundar terreno, criando montanhas e lagos. Adicionar difrentes tipos de vegetação, icons de animais (representando a fauna e flora da região) e depois desta "base" começas a construir a cidade propriamente dita.

No meu projecto seria algo com menos detalhe á semelhança dos "print screen" que coloquei.

O ideal seria criar a aplicação que permite criar o mapa, sendo que mais tarde poderei querer edita-lo e ate mesmo expandi-lo.

Pode ate ser um projecto demasiado grande para uma so pessoa. Mas mais uma vez digo que apenas expus aqui a questao devido aos limitados conhecimentos que tenho na area do 3D.

Não procuro aqui respostas faceis, sei que pode requer (e estou dispostou a aplicar) muita investigação/trabalho.

Apenas gostaria de obter umas dicas para saber por onde começar, se conhecem alguns sites sobre o tema. Talvez ate na area de desenvolvimento de jogos, qualquer jogo 3D tem o seu mapa seja mais ou menos complexo.

Qualquer referencia nesta area é bem vinda (livros, sites, tutoriais...)

Obrigado, a todos da comunidade P@P!!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.