bioshock Posted April 20, 2013 at 10:27 PM Report #504197 Posted April 20, 2013 at 10:27 PM Boas, Antes de mais parece-me pouco provável que isto seja possível, ou pelo menos positivo de se fazer, mas fica a ideia. Tabela Utilizadores: ID| Nome | Email 1 | AA| teste@hotmail.com 2 | AA| alfredo@hotmail.com 3 | CC| joaquim@iol.pt Tabela Dados ID| Data| Notas| Email 1 |2013| atao| alfredo@hotmail.com 2 |2012| mau| alfredo@hotmail.com 3 |2013| psiuu| joaquim@iol.pt 4 |2013| frango| teste@hotmail.com Bem, vou tentar ser explícito. Basicamente o que pretendendo é uma ligação das duas tabelas, onde a única ligação entre elas é o email. Eu quero seleccionar os dados todos, consoante o "Nome" da tabela Utilizadores e consoante o "Email". O "Email" apenas servirá para fazer a "interligação". Ora, o que eu idealizei: SELECT dados.data, dados.notas FROM dados, utilizadores WHERE utilizadores.nome = (SELECT nome FROM utilizadores WHERE email = 'alfredo@hotmail.com') GROUP BY dados.email ORDER BY dados.id DESC Atendendo a esta query, o que eu queria que me devolvesse era: 2013 | atao 2012 | mau 2013 | frango E o que me está a devolver é: 2013 | atao 2012 | mau 2013 | psiuu 2013 | frango Possivelmente isto não é possível e terei de colocar uma chave estrangeira que os interligue. Bem.. Um minuto depois de ter escrito o post, lembrei-me de fazer o INNER JOIN entre os emails e..parece-me que está a funcionar! SELECT dados.data, dados.notas FROM dados INNER JOIN utilizadores ON dados.email = utilizadores.email WHERE utilizadores.nome = (SELECT nome FROM utilizadores WHERE email = 'alfredo@hotmail.com') GROUP BY dados.email ORDER BY dados.id DESC Qualquer sugestão/conselho é bem vindo. 👍
HappyHippyHippo Posted April 20, 2013 at 10:56 PM Report #504200 Posted April 20, 2013 at 10:56 PM (edited) select `dados`.`data`, `dados`.`notas` from `dados` inner join `utilizadores` on `dados`.`email` = `utilizadores`.`email` order by `dados`.`id` desc basta isto Edited April 22, 2013 at 10:30 AM by brunoais geshi estava correto, mas escolhi um que usa cores mais apropriado para o MySQL. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
bioshock Posted April 20, 2013 at 10:59 PM Author Report #504201 Posted April 20, 2013 at 10:59 PM Pois, ainda mais simples. Afinal, tenho o email como campo de interligação..visto que ele é único. Parece-me bem. Obrigado.
Recommended Posts