Jump to content
Sign in to follow this  
FDomingos

Microsoft pode ter de indemnizar vítimas do update falhado ao Windows

Recommended Posts

FDomingos
O organismo brasileiro responsável pela Defesa do Consumidor diz que a Microsoft é obrigada a indemnizar os utilizadores com máquinas danificadas depois do último Patch Tuesday.

A Fundação Procon-SP pediu esclarecimentos à Microsoft sobre os problemas relatados por alguns utilizadores depois de instalarem o último pacote mensal de correções lançado pela fabricante norte-americana a 9 de abril.

De acordo com os relatos reportados na semana passada, a atualização bloqueou algumas máquinas, impedindo-as de voltarem a ligar-se ou provocando falhas no sistema. A Microsoft foi pronta a admitir o problema e a garantir que a falha no sistema não provocou danos nas máquinas.

Para resolver o problema a empresa desativou a atualização, que tal como as restantes eram distribuída através do sistema de atualizações automáticas. Lançou ainda uma ferramenta que permitia desinstalar o software das máquinas afetadas e explicou que a vulnerabilidade em questão era de risco médio e só pode ser explorada por quem tenha acesso físico à máquina.

O organismo estatal brasileiro de defesa dos direitos do consumidor decidiu mesmo assim avançar com um pedido de esclarecimento e admite a hipótese de haver direito a compensação.

"A empresa terá que explicar a natureza do problema e os potenciais riscos que oferece aos aparelhos em que foram instalados", diz a nota da Procon. A fundação quer ainda uma descrição dos produtos afetados, saber quantos foram e que medidas foram tomadas pela empresa para reparar o problema e informar o consumidor.

"Se ficarem comprovadas irregularidades, a empresa poderá ser penalizada nos termos do Código de Defesa do Consumidor", continua a organização, que concretiza "os consumidores que tenham sofrido algum dano económico têm o direito de reparação por parte da empresa, não conseguindo acordo satisfatório podem acionar a empresa judicialmente".

"Ao contrário do que dizem alguns relatórios, os erros no sistema não resultam na perda de dados nem afetam todos os clientes do Windows", garantia a Microsoft num post no seu blog, quando disponibilizou a ferramenta de remoção do software.

Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/microsoft_pode_ter_de_indemnizar_vitimas_do_u_1311251.html

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.