Ir para o conteúdo
themeleon

Reguladores de tensão

Mensagens Recomendadas

themeleon

Eu preciso no meu circuito de 3.3v e 5v a partir de uma fonte de 6v (2 pilhas de 3v) a minha questão é a seguinte:

- Devo ligar ambos os reguladores às pilhas e regular independentemente cada tensão

- Devo regular primeiro os 6v em 5V e depois devo regular os 3.3v a partir do regulador de tensão de 5v (ou seja, ligar o regulador de 3.3 ao de 5v)

--> Qual das 2 acima deva fazer?

Aproposito, devo usar condensador nesta situação?

Obrigado ela ajuda desde ja

Editado por themeleon

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Ambas estão correctas... No entanto, tendo em conta que a tensão inicial é baixa, diria que o melhor é colocar os dois em paralelo. Principalmente para não forcar corrente que vai para os 3,3V pelo regulador de 5V.

Como vai ser o circuito? Não é possível manter tudo na mesma tensão?

O condensador depende do chip que usares e isso vem no datasheet.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
themeleon

Muito obrigado pela ajuda : )

Tenho que alimentar:

- Um ecrã nokia (3.3v)

- Leitor de cartões SD (3.3v ~ 5v)

- Recetor RF (5v) -> Este é o caso mais complicado q tenho que lidar porq só opera a 5V : \

- Atmega328P-PU (1.8v ~ 5.5v - Estou a pensar em usar os 3.3v que vão também para o ecrã ou até aplicar um regulador de tensão mais baixo)

Eu acho q não tenho amperagem para isto tudo com 2 pilhitas :cheesygrin: pois nao?

Editado por themeleon

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Se o ecrã não tiver a luz acesa e o rádio for usado de quando em vez... talvez consigas tirar algo disso.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
themeleon

Se o ecrã não tiver a luz acesa e o rádio for usado de quando em vez... talvez consigas tirar algo disso.

Estive a medir a amperagem de cada elemento, mas tou com uma duvida, por exemplo:

Eu meti o multimetro nos 2m (na parte de leitura de amperagem) e o resultado dá: 0.194 (para o LCD), é certo dizer:

O ecrã gasta 0.19 MAH

Obrigado pela ajuda : )

Editado por themeleon

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Sim... se consumir essa corrente durante uma hora. Se por algum motivo consumir mais, então o consumo por hora será diferente.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
themeleon

humm interessante, então vejamos, eu tive a testar cada consumo de cada componente e cheguei a seguinte tabela:

Ecrã nokia: 0.194mA

Módulo SD: 0.04mA (quando ligado a 3v)

Atmega328 (liguei na breadboard e analisei a entrada de corrente): 7.02mA a 3.3V

Modulo de RF: 3.85mAh

Um outro modulo de RF: 5.41mAh

Total: ~17mAh (somei todos, soma-se certo?)

------

Ora se uma célula de 3V tem 150mAh se eu lhe juntar 2 células consigo ter 300mAh e 6V (isto está certo dizer?)

--

Uma outra questão; Os reguladores de tensão tambem consomem amperagem ou só a conduzem no circuito?

-----------------------

Desculpa as perguntas de noob, mas estou a aprender sozinho isto :)

Muito obrigado pela excelente ajuda q me estás a dar :)

Editado por themeleon

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

A soma dá 17mA. Não mAh.

Quando testaste isto estavas a usar o módulo RF? Ou só o tinhas ligado? O módulo RF vai consumir bem mais que isso quando estiver a transmitir. Logo a primeira assumpcão está errada.

Podes compensar isto colocando o ATmega a dormir... ou baixando a frequência do relógio. Vais precisar de muita velocidade?

Os reguladores de tensão também consomem energia. Logo isso é algo a ter em conta.

No entanto para teres uma ideia do consumo por hora deves terminar o programa que vai estar a rodar no ATmega e medir o consumo durante algum tempo para teres uma ideia do perfil do consumo e só depois podes inferir a duracão da bateria.

Sim, 6V se estiverem em série. 3V se estiverem em paralelo.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
themeleon

Hummm, Sim faz mais sentido medir depois de tudo montado, só ainda não o fiz porq estou a usar o arduino e não tenho aqui as pilhas de 3V para testar.

Sobre o RF, testei com o recetor ligado apenas, receber dados não deve gastar muito, digo eu, mas sim tenho que testar a coisa toda a funcionar ao mesmo tempo, faz sentido. (pormenores de noob, não ligues, obrigado pela dica! :))

Sobre o processamento...

Baixar a frequência do relógio, queres dizer com isto meter um cristal com menos Mhz? Quanto me recomendas para a tensão a aplicar no Atmega328P (o mesmo q vem como arduino Uno que depois eu tiro fora e soldo na placa) e qual o cristal a usar?

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez :)

Editado por themeleon

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Não precisas de pilhas... podes testar o consumo com qualquer outra fonte.

Sim. Se vais usar o Arduino, torna-se uma chatice usar qualquer outra frequência de relógio que não os 8 ou 16MHz que eles têm nas placas deles. Não que seja impossível, mas é preciso ter-se um pouco mais de conhecimentos. Alterar a frequência do relógio permite poupancas em termos de consumo do ATmega. Para muitas aplicacões não necessitas de ter uma frequência muito elevada, e se for um sistema operado a baterias, quanto menos consumir, melhor.

Outra coisa a teres em conta é colocares o processador em modo sleep de quando em vez. Algumas aplicacões não necessitam de estar sempre a processar e podem, em vez disso, correr de x em x tempo ou apenas quando existe uma interrupcão. Podendo assim colocar o processador em modo de baixo consumo (ou seja parar o processamento). Um exemplo disto é quando se usam delays para travar o programa, quando seria muito mais eficiente colocar o chip em modo sleep e acordá-lo quando fosse necessário com um timer. Nota, no entanto, que isto não me parece muito simples de fazer com o Arduino por causa de todo o código e definicões que são feitas sem que o utilizador veja. Não é impossível, mas dá trabalho.

A tensão pode ser a mesma com menos MHz, o contrário é que não.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
themeleon

Ah não há problema, eu não vou usar o arduino vou usar apenas o atmega soldado numa placa pcb.

Quando à poupança de energia, eu vou ter um jumper que vai funcionar como interruptor, não me vai causar grande transtorno até ver : )

Mas vou investigar sobre isso do sleep mode, já tive a ver q existem vários modos, talvez até me de uma boa ajuda aplica-los : )

Só para ter a certeza que percebi bem, aqui: http://www.atmel.com/Images/doc8161.pdf (página 316) no gráfico a partir dos 2,7v eles indicam 10Mhz, mas se eu aplicar um cristal de 8Mhz (voltagem 3.3v) não me vai trazer problemas?

Obrigado : )

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.