fakada Posted April 13, 2013 at 10:50 AM Report #503058 Posted April 13, 2013 at 10:50 AM Bom dia, Depois de algumas (valentes) horas de investigação de como implementar com várias linguagens de programação os metodos de cifra que a AT pede para partes dos documentos de transporte, eis que deparo que no site do Ruby desaconselham veementemente o uso de AES com ECB. Ora, primeiro pareceu-me estranho, mas depois dediquei-me um pouco mais a procurar mais informação. Em quase todos os lados vejo que é altamente desaconselhavel. Mesmo em sites dedicados a cifra, dizem o mesmo, não apenas em forums tipo stackoverflow e outros assim. Sendo assim, e obviamente não sendo eu especialista em cifras, não é estranho que em vários sites digam esclarecidamente NAO USAR AES ECB ... e a AT fazer precisamente isso? Há alguma justificação para usarem ECB e nao CBC ou outro método ? Cumprimentos Fabio
brunoais Posted April 13, 2013 at 04:58 PM Report #503094 Posted April 13, 2013 at 04:58 PM Também acho isso muito estranho. O que se passa é que blocos com a mesma informação vão ficar iguais quando enviados, e isso é uma problema ao nível de segurança porque, por análize de padrões, consegue-se até certo ponto, obter o que é que está dentro de cada bloco. Mas não posso comentar também muito extensivamente porque não sei a razão pq escolheram isso na AT. "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
Rui Carlos Posted April 14, 2013 at 09:28 PM Report #503190 Posted April 14, 2013 at 09:28 PM Que tipo de dados é que são cifrados? Qual o seu tamanho? Basta estarmos a falar de dados de tamanho menor ou igual ao tamanho do bloco (ou que regra geral correspondam a muito poucos blocos), para que não seja particularmente problemático usar o ECB (que tem a vantagem de ser mais simples que as alternativas). Em mensagens de tamanho pequeno, a probabilidade de aparecerem blocos iguais é, em princípio, reduzida. É possível que no cenário em causa não se justifique a utilização de um modo de operação mais complexo. Rui Carlos Gonçalves
brunoais Posted April 15, 2013 at 11:51 AM Report #503231 Posted April 15, 2013 at 11:51 AM Se forem mensagens de tamanho menor que o tamanho do bloco do AES, então usar EBC ou CBC é o mesmo. "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now