Jump to content

Recommended Posts

Posted

Eu tenho que realizar uma maquete de uma casa e tenho que demonstrar como uma pessoa invisual pode aceder á respetiva casa autonomamente.Ja consultei professores meus e eles disseram que era complicado de realizar por causa da orientacao/localizacao da pessoa em casa ,a pessoa ira deslocar-se pela casa com ordens dadas pela casa. Mesmo assim resolvi pedir ajuda aqui neste forum.

Tenho nocao que tenho que utilizar arduino,microcontroladores,sensores servomotores e afins.

Se me conseguirem ajudar agradeco imenso porque preciso de muita mesmo.

Posted

Servomotores? Vais meter um tapete rolante pela casa?

Define melhor o que é "aceder á respetiva casa autonomamente". Estamos a falar duma fechadura para invisuais?

Como é mesmo isso da pessoa deslocar-se com ordens dadas pela casa? Se a pessoa quiser ir à casa de banho, diz que quer ir lá e o sistema guia a pessoa até lá? Com indicacões de voz?

Desculpa estas questões, mas tu definiste o que pretendes com duas frases e não foram de todo descritivas. Se deres um exemplo prático ou usares termos menos ambivalentes a ajuda poderá ser melhor.

Em todo o caso, procura por RFID. Em tempos cheguei a ponderar com um colega meu um sistema "GPS" para edifïcios para localizar pessoas dentro dum edifício e essa seria a tecnologia usada. Claro que na altura (há cerca de 10 anos) o hardware não era simples de criar e acabou por ficar no papel, mas talvez tenha utilidade para ti.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

Desculpa não ser tão especifico, e agora me lembro que não mencionei tudo o que iria utilizar, mas aqui vai um exemplo:

Imagina, a pessoa esta no seu quarto, e quer deslocar-se até à cozinha, então(aqui vai o que eu não mencionei) primo um numero num teclado que eu agora não me estou a lembrar do nome desse teclado, que vai estar configurado a partir do arduino com indicações para dar á casa que por voz vai indicar à pessoa o caminho que tem de tomar, mas isto é só um caminho, e o que eu quero é que a pessoa consiga ir pela casa toda com indicações dadas pela casa, tipo da casa de banho para o quarto; da cozinha para a sala assim sucessivamente.Os servo motores eram mais por causa de abrir as portas mas acho que vou deixar isso de parte derivado ao projecto ser complicado e nao ter tempo para realizar tudo, acho que me vou ficar pela casa em si e como vai funcionar.

Espero ter explicado melhor e espero que me possam ajudar.

obrigado.

Posted

Não sei em que nível académico estás, e porque é que estás a comecar isto agora (com a queima das fitas à porta), mas normalmente um projecto inicia-se com um estudo de viabilidade e estado da arte. Neste caso concreto, acho um uso interessante de tecnologia que será completamente inútil. Os invisuais sabem melhor que tu ou eu o estado da casa deles. Outra coisa que me lembrei é o estado da casa... este sistema não tem em conta se alguém deixou os sapatos pelo caminho, etc...

Dito isto, se pesquisares por RFID, tenta ver se é possível ler uma RFID com um metro ou dois de distância e nesse caso terias o teu sistema à procura de RFIDs e sempre que uma delas fosse reconhecida, seria dada uma instrucão de voz.

De resto não estou a ver muito mais.

Já agora, estás na Universidade?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

viva, concordo com o "bubulindo", mas se me permitem eu daria uma sugestão que me parece mais util.

Na minha opinião seria mais util utilizar a tecnologia de RFID Transponder ou "NFC", mas sim para localizar objectos pessoais dos invisuais por exemplo no porta chaves colocava lá o dispositivo e utilizava por exemplo um telemovel com controlo por voz ou um teclado em "brail" colocada numa parede da casa para procurar o dispositivo, neste caso perguntava pelas chaves e o telemovel ajuda a chegar ate elas ou por um sinal sonoro mais intenso ou activando um buzzer no dispotivo agarrado ao porta chaves. é só uma ideia que me parece ais util.

Posted

Preciso de uma ajuda em como fazer um estudo nao muito complexo de viabilidade economica para uma casas automatizada como esta.E tambem preciso de uma ajuda a enumerar vantagens e desvantagens da utilizacao de uma casa automatizada.Alguma ideia?

Posted

A viabilidade económica dum produto é vista em relacão ao que existe no mercado, o preco do que existe no mercado, o preco a que conseguirias meter algo no mercado, as funcões que adicionarias ao que existe no mercado e, mais importante de todas, se existe mercado.

Quando se lanca um produto novo no mercado, não podes ver o que a concorrência faz pois na altura não existe concorrência então deves ver se existe mercado para esse produto. Nesse caso, terias de ver junto da populacão alvo se o produto que tu propões a um certo preco seria interessante para o mercado onde o pretendes comercializar.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

Desvantagens duma casa automatizada:

Investimento sem retorno. Automatizar uma casa é muito bonito, mas deve ser feito se pretenderes ficar nessa casa até ao resto dos teus dias. Feito numa casa que sabes que vais ter de vender para fazer um upgrade ou para mudar de cidade é um desperdício porque o mercado não valoriza isso. Neste caso, de ser uma automatizacão virada para invisuais ainda pior. Eu estou a falar da realidade do Reino Unido que é a que conheco melhor, mas suponho que em Portugal seja similar.

No reino unido vai ao ponto das pessoas nem sequer valorizarem painéis solares...

Um sistema de automatizacão pode não ser fácil de manter... ou porque os módulos deixaram de ser feitos, ou porque precisas de gente especializada para o fazer. Isso é um custo que a maior parte das pessoas não quer ter.

No teu sistema, tendo em conta que é para invisuais, a sua utilidade está limitada no tempo. Os invisuais têm uma memória muito melhor que a tua ou minha e como tal, rapidamente vão deixar de ter utilidade para um sistema de navegacão doméstica.

Vantagens:

- Conforto.

- Poupanca (não no teu caso) pois não estás a ver algo para poupar energia ou nas contas.

O google sketchup dá para fazer bonecos em 3D...

O eagle dá para fazeres esquemas eléctricos.

Que mais queres?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}