Ir para o conteúdo
pedrotuga

Gestão de stock no Excel

Mensagens Recomendadas

pedrotuga

Não tenho a certeza se isto é possível fazer no excel ou noutras folhas de cálculo, mas penso ser possível. Não sei é como.

Eu adquiro regularmente um bem, vamos dizer batatas, mas o preço flutua. Eu quero guardar os detalhes de todo o meu stock numa folha de calculo, a quantidade e o preço essncialmente.

Depois, quando procedo a uma venda das minhas batatas, quero calcular o preço com base no stock e subtraír ao meu stock.

Por exemplo.

O meu stock pode seria uma conjunto de linhas mais ou menos assim, vou volucar uma coluna por linha aqui para facilitar a dactilografia

Batatas compradas ao zé manel
50 arrobas
1 euro /quilo

Batatas compradas ao antónio
10 arrobas
0,6 euro /quilo

Batatas compradas no armazem bom-dia-batata
20 arrobas
0,5 euro/quil

Quanto faço uma venda, vou ter que tirar daqui com base nalgum critério, por exemplo, a começar pelas mais baratas.

Nesse caso, se estivesse a vender 35 arrobas, teria que tirar as 20 compradas no armazem mais as 10 compradas ao António mais cinco das mais caras.

É possível vazer isto? meter um número numa célula e ir tirar a oturas células caso exista?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
acao

boas

como deve saber, tudo ou quase tudo é possível.

agora o que não percebo é porque quer ter mais que um stok de batatas?

o critério já o defeniu você ,«parece que é o preço mais baixo e stok maior que zero»,e depois actualiza o stok, e se ainda existe resto volta a tirar ao preço mais baixo.

se é para efeitos de contabilidade, penso que não interessa a quem vai retirar o stok, a não ser se não as vender e ter que as devolver, ou para fins estatísticos.

se necessitar de ajuda em cod que penso que não será essa a duvida, disponha o que me seja possível ajudarei.

cumps

acao

edit: acrescentar info.

sem pensar muito seria +- assim:

selecionar um range tendo em conta a ultima linha, existe uma função que extrai a ultima linha (pesquisa pelo amigo Jorge Paulino + vba ele tem boas dicas).

depois fazer uma pesquisa com um ciclo foreach com o critério linhas e percorrer a linhas todas e extrair o numero da linha com o produto/preço +baixo/stok.

depois de ter a linha verifica se o stok é maior que a venda se é faz as contas e regista a venda, senão verifica se existe o produto com valor menor mas maior que o anterior e verifica se os dois stok são maior que a venda se sim faz as contas, o primeiro stok é zero o outro é o resto.

o ciclo «foreach» deve estar dento de um ciclo «Do».

a variável que contem a quantidade de linhas com o stok verificado pode ser um array dinâmico por não saber quantas variáveis são necessárias, visto depender do valor vendido e dos valores dos stoks por comprador.

cumps

acao

Editado por acao

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.