pedrotuga Posted April 9, 2013 at 04:47 AM Report #502265 Posted April 9, 2013 at 04:47 AM Não tenho a certeza se isto é possível fazer no excel ou noutras folhas de cálculo, mas penso ser possível. Não sei é como. Eu adquiro regularmente um bem, vamos dizer batatas, mas o preço flutua. Eu quero guardar os detalhes de todo o meu stock numa folha de calculo, a quantidade e o preço essncialmente. Depois, quando procedo a uma venda das minhas batatas, quero calcular o preço com base no stock e subtraír ao meu stock. Por exemplo. O meu stock pode seria uma conjunto de linhas mais ou menos assim, vou volucar uma coluna por linha aqui para facilitar a dactilografia Batatas compradas ao zé manel 50 arrobas 1 euro /quilo Batatas compradas ao antónio 10 arrobas 0,6 euro /quilo Batatas compradas no armazem bom-dia-batata 20 arrobas 0,5 euro/quil Quanto faço uma venda, vou ter que tirar daqui com base nalgum critério, por exemplo, a começar pelas mais baratas. Nesse caso, se estivesse a vender 35 arrobas, teria que tirar as 20 compradas no armazem mais as 10 compradas ao António mais cinco das mais caras. É possível vazer isto? meter um número numa célula e ir tirar a oturas células caso exista?
acao Posted April 9, 2013 at 05:51 PM Report #502380 Posted April 9, 2013 at 05:51 PM (edited) boas como deve saber, tudo ou quase tudo é possível. agora o que não percebo é porque quer ter mais que um stok de batatas? o critério já o defeniu você ,«parece que é o preço mais baixo e stok maior que zero»,e depois actualiza o stok, e se ainda existe resto volta a tirar ao preço mais baixo. se é para efeitos de contabilidade, penso que não interessa a quem vai retirar o stok, a não ser se não as vender e ter que as devolver, ou para fins estatísticos. se necessitar de ajuda em cod que penso que não será essa a duvida, disponha o que me seja possível ajudarei. cumps acao edit: acrescentar info. sem pensar muito seria +- assim: selecionar um range tendo em conta a ultima linha, existe uma função que extrai a ultima linha (pesquisa pelo amigo Jorge Paulino + vba ele tem boas dicas). depois fazer uma pesquisa com um ciclo foreach com o critério linhas e percorrer a linhas todas e extrair o numero da linha com o produto/preço +baixo/stok. depois de ter a linha verifica se o stok é maior que a venda se é faz as contas e regista a venda, senão verifica se existe o produto com valor menor mas maior que o anterior e verifica se os dois stok são maior que a venda se sim faz as contas, o primeiro stok é zero o outro é o resto. o ciclo «foreach» deve estar dento de um ciclo «Do». a variável que contem a quantidade de linhas com o stok verificado pode ser um array dinâmico por não saber quantas variáveis são necessárias, visto depender do valor vendido e dos valores dos stoks por comprador. cumps acao Edited April 9, 2013 at 09:57 PM by acao
Recommended Posts