Ir para o conteúdo
FDomingos

Cientistas criam rede de 3 Gbps com luzes LED

Mensagens Recomendadas

FDomingos
Os investigadores do Fraunhofer Institute conseguiram criar uma rede de comunicações que atinge os 3 Gbps apenas com o recurso a luzes LED.

As velocidades foram atingidas em ambiente de laboratório. Os cientistas do Fraunhofer Heinrich Hertz Institute (ou FHHI) usaram uma frequência de 180 MHz em vez dos 30 MHz habituais para chegar a esta velocidade. Em 2011, a mesma experiência, mas com luzes de várias cores, permitiu atingir os 800 Mbps.

Neste momento, a equipa consegue atingir uma velocidade de 1 Gbps por cada frequência de luz, noticia o Engadget. Uma vez que os LED tradicionais recorrem a três frequências (ou cores) distintas, torna-se possível atingir velocidades de até 3 Gbps.

Este tipo de tecnologias deverá ser usado primariamente em zonas onde o sinal de Wi-Fi possa causar interferências, como salas de apresentações, hospitais ou fábricas. No entanto, a forma de comunicações poderá ser adaptada para ser usada em ambientes domésticos.

Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2013/04/08/cientistas-criam-rede-de-3-gbps-com-luzes-led#ixzz2PuveHJjW

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.