Jump to content
Sign in to follow this  
FDomingos

Cientistas criam rede de 3 Gbps com luzes LED

Recommended Posts

FDomingos
Os investigadores do Fraunhofer Institute conseguiram criar uma rede de comunicações que atinge os 3 Gbps apenas com o recurso a luzes LED.

As velocidades foram atingidas em ambiente de laboratório. Os cientistas do Fraunhofer Heinrich Hertz Institute (ou FHHI) usaram uma frequência de 180 MHz em vez dos 30 MHz habituais para chegar a esta velocidade. Em 2011, a mesma experiência, mas com luzes de várias cores, permitiu atingir os 800 Mbps.

Neste momento, a equipa consegue atingir uma velocidade de 1 Gbps por cada frequência de luz, noticia o Engadget. Uma vez que os LED tradicionais recorrem a três frequências (ou cores) distintas, torna-se possível atingir velocidades de até 3 Gbps.

Este tipo de tecnologias deverá ser usado primariamente em zonas onde o sinal de Wi-Fi possa causar interferências, como salas de apresentações, hospitais ou fábricas. No entanto, a forma de comunicações poderá ser adaptada para ser usada em ambientes domésticos.

Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2013/04/08/cientistas-criam-rede-de-3-gbps-com-luzes-led#ixzz2PuveHJjW

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.