Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos eu estou com uma duvida de como fazer a parte do login em C# para a minha prova de fial de curso.

O que eu queria é como e que eu faço um login com dois tipos de utilizadores?

Serao os alunos e os professores, o que eu quero e atribuir privilegio a uns e a outros.

Se fizer o login pelo professor aparecera uma pagina, se for por aluno sera outra.

Alguma ajuda?

OBRIgaDO

Posted

Viva.

Vais guardar a informação de login onde? Numa base de dados?

Vais precisar de utilizadores e permissões. Mas para que isso fique mais completa meti-a aí perfis também. Ficavas com utilizadores que pertencem a perfis. E cada perfil tem permissões.

Depois, consoante o utilizador que faça login, tem as suas permissões.

Posted

Crie uma tabela onde fique claro o tipo de usuario exemplo:

id 1 name : leonardo userpassword :123 userlevel : admin

id 2 name: Jorge campos userpassword : 456 userlevel: basic

Quando realizar o login coloque a condição

exemplo : Se o user for o administrador vai dar todo acesso,mas se for usuario basico vai limitar o acesso 🙂

Posted

Viva.

Vais guardar a informação de login onde? Numa base de dados?

Vais precisar de utilizadores e permissões. Mas para que isso fique mais completa meti-a aí perfis também. Ficavas com utilizadores que pertencem a perfis. E cada perfil tem permissões.

Depois, consoante o utilizador que faça login, tem as suas permissões.

A informação e guardada numa base de dados mysql feita no navicat.

Como faço para criar perfies?

Crie uma tabela onde fique claro o tipo de usuario exemplo:

id 1 name : leonardo userpassword :123 userlevel : admin

id 2 name: Jorge campos userpassword : 456 userlevel: basic

Quando realizar o login coloque a condição

exemplo : Se o user for o administrador vai dar todo acesso,mas se for usuario basico vai limitar o acesso 🙂

é isso mesmo que eu quero fazer, nao sei é o codigo xD

Posted

estas a chamar perfies aos utilizadores certo?

Não.

Uma coisa são utilizadores que terão um login e uma pass.

Outra coisa são perfis de utilizadores (exemplo: Administrador, básico).

Outra coisa são as permissões que cada perfil vai ter (exemplo: Administrador faz tudo e o básico não)

Na minha opinião assim fica mais completo porque:

• Fica mais organizado;
  • Basta adicionares uma permissão a um perfil para que todos os utilizadores desse perfil ficam com essa permissão;
  • A mesma coisa para caso queiras apagar uma permissão;
  • Podes ter utilizadores com mais que um perfil;
  • ...
Posted

Não.

Uma coisa são utilizadores que terão um login e uma pass.

Outra coisa são perfis de utilizadores (exemplo: Administrador, básico).

Outra coisa são as permissões que cada perfil vai ter (exemplo: Administrador faz tudo e o básico não)

Na minha opinião assim fica mais completo porque:

• Fica mais organizado;
  • Basta adicionares uma permissão a um perfil para que todos os utilizadores desse perfil ficam com essa permissão;
  • A mesma coisa para caso queiras apagar uma permissão;
  • Podes ter utilizadores com mais que um perfil;
  • ...

O que eu queria fazer era: quando registamos na aplicação tem um campo que diz estatuto, que pode ser professor(sera o admim com todas as permissoes) e os alunos(user com permissao so de ver e imprirmir).

E quando eu chego no login queria que se o id que foi registado pertence ao aluno ou ao prof, assim entraria na pagina de cada um

Posted

O que eu queria fazer era: quando registamos na aplicação tem um campo que diz estatuto, que pode ser professor(sera o admim com todas as permissoes) e os alunos(user com permissao so de ver e imprirmir).

E quando eu chego no login queria que se o id que foi registado pertence ao aluno ou ao prof, assim entraria na pagina de cada um

Sendo assim até podes utilizar um bit.

Tens uma tabela com username, password e admin (se for 1 é admin se for 0 não é).

Depois quando fores à bd para comparar se o username e password existem, retornas esse bit.

Depois decides o que fazer se for 1/Admin ou se for 0/basic