Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas

tenho a tabela rotas com os campos id,local1 e local2. Depois tenho a tabela locais com o id e o nome

Basicamente quero fazer uma listagem à tabela rotas, que me devolvia o nome do local 1 e 2.

Para tal tenho de fazer o join em dois campos da rotas. Qual a melhor maneira de fazer esta query?

Desde já agradeço

Edited by fil79

MCITP-MCTS-MCP

Posted

é isso, obrigado. Agora uma outra questão, esse sql devolve-me os dois campos "nome" (origem e destino), sem distinção, de alguma forma vou ter de os distinguir para depois os listar.

MCITP-MCTS-MCP

Posted

Especifica as colunas que queres que o query devolva (em vez do *) e dá-lhes nomes mais apropriados

select tabela1.coluna2 as nome_apropriado, tabela3.coluna2 as outro_nome ...

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted
$query="    SELECT lug1.name as origem,lug2.name as destino
           FROM posicao AS p
           INNER JOIN lugares AS lug1
	    ON p.lugar_1 = lug1.id
	    INNER JOIN lugares AS lug2
	    ON p.lugar_2 = lug2.id

";

Perfeito, muito obrigado

MCITP-MCTS-MCP

Posted (edited)

agora estou com um novo problema

dentro da tabela locais existe um campo distrito, eu queria listar todos os registos dentro de um determinado distrito

SELECT lug1.distrito_id,p.preco,lug1.name as origem,lug2.name as destino
		FROM posicao AS p
   	 INNER JOIN lugares AS lug1
		ON p.lugar_1 = lug1.id
		INNER JOIN lugares AS lug2
		ON p.lugar_2 = lug2.id
		WHERE lug1.distrito_id=11

Creio que aquele WHERE deveria fazer esse filtro, mas a verdade é que devolve todos os registos da tabela

Edited by fil79

MCITP-MCTS-MCP

Posted

não sei se estou a perceber! Se eu por exemplo fizer um select à tabela lugares onde o id é 11, devolve 1000 registos

se usar a query acima devolve 3000!

MCITP-MCTS-MCP

Posted

pois foi o que pensei, mas está a devolver 3 registos triplicados no sql com o join. Mas parece de facto haver um problema nas tabelas que tenho de verificar

MCITP-MCTS-MCP