Jump to content

Como fazer para aparecer um rank e depois aparecer o meu rank em baixo

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas pessoal. Já tenho este código que me mostra isto:

1 xxxx 50

2 xxxx 49

3 xxxx 44

4 xxxx 20

5 xxxx 15

<?php
require 'config.php';
$query = mysql_query("SELECT * FROM points ORDER BY `points` DESC");

$i = 0;
while ($row = mysql_fetch_assoc($query)) {
$i++;
echo $i . " ";
echo $row['username'] . " ";
		echo $row['points'] . "<br/>";
	}

?>

O que eu queria que me mostrasse era tipo isto, onde aparecem 5 lugares ou mais e depois em baixo aparece onde eu estou, mas so aparece o de baixo se nao estiver em nenhum dos de cima:

1 xxxx 50

2 xxxx 49

3 xxxx 44

4 xxxx 20

5 xxxx 15

200 xxxx 1

Edited by joaocasta
Posted

Bem me parecia que não ia conseguir explicar-me. 😕

É assim eu quero que mostre o TOP 10 MELHORES e depois se eu não estivesse nesses 10 MELHORES iria aparecer o lugar onde eu estava, por exemplo se eu estivesse no 100 lugar ou 200 ou seja lá o que for.

Expliquei-me melhor?

Desculpem o incomodo.

Posted (edited)

Tinha percebido essa parte, mas depois a tua explicação do que estava a acontecer não foi tão clara.

Experimenta isto (testa primeiro a query no phpmyadmin ou algo similar) :

<?php
$user = 1; // imaginando que este é o ID do user actual, ou o teu neste caso
require 'config.php';
$query = mysql_query("SELECT * FROM points LIMIT 5 UNION ALL SELECT * FROM points WHERE user_id = $user ORDER BY `points` DESC");
$i = 0;
while ($row = mysql_fetch_assoc($query)) {
$i++;
echo $i . " ";
echo $row['username'] . " ";
					echo $row['points'] . "<br/>";
			}
?>
Edited by yoda
Posted

Experimenta isto (testa primeiro a query no phpmyadmin ou algo similar) :

se o resultado estiver no top, irá aparecer após a lista ...

acho que o mais simples (alterando pouco no SQL que apresentaste é fazer o segundo select ter uma negação de projecção no primeiro select.

algo deste género:

select *
 from tbl
limit 5
union
select *
 from tbl
where id = '12'
not in (select *
         from tbl
        limit 5)

desta forma, caso o registo estiver no top, é descartado na projecção NOT IN e não é apresentado na união.

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

wow what?

Que raio de versão do MySQL é que está a usar?!?!?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Posted

Atualiza o MySQL para a versão 5.5, no mínimo.

A versão 5.0 já é muito velha (e acho que já n é suportada).

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Posted

Depende do OS, depende se usas um package pre-formatado ou não.

Para qualquer um desses casos, a solução é bastante diferente.

Posted

Mas o problema poderá estar aí?

(select * from points ORDER BY points DESC LIMIT 5)
UNION
(select * from points WHERE username = 'joaocasta')

Tentei com esta query, mas o problema é que diz que eu estou em 6º lugar, mas na realidade estou em 10º.

Será que tenho de trocar alguma coisa na incrementação?

Posted

Como é que tens essa tabela formatada?

Posted

pensa um bocadito ...

se o query retornar 5 registos então o registo encontrasse no top 5, se retornar 6 porque não está

ter o registo na posição 6 do result set não quer dizer que se encontra na 6ª posição da tabela !!!

eu dei uma solução que necessitava de poucas alterações à proposta do @yoda, não quer dizer que eu teria feito dessa forma.

$sql = "..."; // ler o top 5
$rs = /* ... */; // executar o query

$in_top = false;
foreach ($rs as $record)
{
 /* verificar se o registo se encontra no top 5 */
 if (/* ... */)
 {
   $in_top = true;
 }
 /* apresentar o registo */
}

if (!$in_top)
{
 $sql = "..."; // SQL de ler o registo
 $rs_player /* ... */; // ler o registo da BD

$player_points = /* ... */;

$sql = "select count(...) from tbl where points > '$player_points'"; // SQL para saber a verdadeira posição do jogador

/* ... patati patata ... */
}
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted (edited)

Fazer isso só com 1 query não me parece ser trivial, mas com o UNION já tens o que queres.

O que eu consigo pensar para se conseguir fazer isso só com queries à DB, assim de repente, requer 4 queries.

1 já tens (n a vou explicar).

Precisas de uma subQuery para obter quantos pontos tens.

Precisas de uma query para contar quantos têm pontos maiores/menores (O maior/menor depende do significado da pontuação) que tu.

Precisas de uma query para obter os teus dados e inserir (usando as outras sub-queries) a posição aonde estás.

Vê se com isto consegues descobrir uma boa query para fazeres à DB. Já te dei o pacote todo com os ingredientes, já só falta fazer o sumo.

Edited by brunoais
(O maior ou menor depende do significado da pontuação)