Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia.

Vou iniciar a minha programação no "mundo" android 🙂

Já andei a ler algumas informações.

Surge então uma questão que não consegui obter uma resposta clara.

Eu tenho uma base de dados em SQL Server. Vou criar umas páginas web que vão alimentar essa base de dados, vou usar ASP.NET. Até aqui tud normal sem stress.

Depois vou ter que desenvolver uma aplicação android. Nessa aplicação eu vou ter que aceder à minha base de dados e vou ter que receber de forma automatica as actualizações da mesma.

Qual a melhor forma para estar a fazer essa comunicação?? Li sobre webservices, sockets entre outros protocolos.

Alguém tem uma opinião sobre o assunto??

Obrigado pela atenção

Marisa Fernandes

Posted (edited)

Mas queres ter a base de dados actual no telemóvel? É que se isso for para grandes quantidades de dados podes ter um grande problema. Precisas de internet para receber a informação, pelo que o ideal é sempre acederes aos dados quando precisas.

Se precisas de receber alguma informação de cada vez que alguma coisa é alterada na base de dados, podes enviar uma notificação (push) para o dispositivo. Quando abrires a aplicação, obténs os dados que precisas directamente do servidor.

Ou, se precisares de saber quais são as últimas actualizações que não foram vistas, tratas disso do lado do servidor e colocas uma chamada na API que te dá todas as actualizações que ainda não foram vistas.

BD <-> API <---(internet)---> Dispositivo
Edited by KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

KTachyon obrigado pela tua resposta 🙂

Eu apenas preciso de enviar para o Tablet a informação nova. Ou seja, se fizer um insert na minha base de dados (servidor) eu quero que o tablet receba essa informação de forma automatica. Sem ser este (tablet) a fazer a pergunta.

Têm algum exemplo da forma de funcionamento disto? Eu nunca trabalhei com android e estou um pouco às escuras 😞

Obrigado pela vossa ajuda 🙂

• 1 month later...
Posted

Boas.

O que necessitas é de MQTT para realizar as tais "push notifications" referidas pelo KTachyon.

Futuramente tenho que implementar no projecto que estou a desenvolver, mas deixo já aqui um site com alguns exemplos: http://mqtt.org/wiki/doku.php/mqtt_on_the_android_platform

Se não te importas que a tua aplicação para usar essa funcionalidade tenha que utilizar uma conta Google, podes utilizar o serviço deles http://developer.android.com/google/gcm/index.html

PS. Este link está contido no primeiro link que pus, tens as maneiras explicadas de como podes fazer o que pretendes http://tokudu.com/post/50024574938/how-to-implement-push-notifications-for-android

Cumprimentos

• 1 month later...
Posted

Bom dia.

Peço desculpa na demora em responder no fórum... mas tenho estado ausente.

Odread estava a tentar utilizar esse protocol (MQTT) contudo já consegui através do meu site enviar notificações para os meus clientes.

Agora estou com um problema eu necessito de saber se as minhas mensagens foram entregues a todos os clientes e quais os clientes que estão conectados.

Pelo que investiguei essas duas funcionalidades são possíveis com java, mas não tenho encontrado nada para dotnet.

Já conseguis-te fazer? Tens algum site que me recomendes?

Nelsonr sim necessito de trabalhar offline no android.

Obrigado

• 5 months later...