andrevmorais Posted April 4, 2013 at 01:50 PM Report #501602 Posted April 4, 2013 at 01:50 PM Boas Eu estou a criar um site, já tenho o html todo feito e tou a começar a passar para a parte do php. O problema é que não pesco nada disto. 😄 Estou a começar pelo login e quero o básico dos básicos, isto é, os utilizadores escrevem o username e a pass, clicam no botão enviar e vão entrar no site se o username e a pass existirem na base de dados. Já tenho o form de login feito em html, mas o que encontro na net são só forms feitos em php, o que me baralha completamente pois o resto do codigo não encaixa com o meu, e como eu fiz o site em photoshop e recortei div a div, mesmo que quisesse fazer o form em php não ficaria como eu quero. Então basicamente o que eu quero é o codigo php que ele vai executar quando eu clico no botão enviar. Obrigado desde já
yoda Posted April 4, 2013 at 01:54 PM Report #501604 Posted April 4, 2013 at 01:54 PM O PHP e HTML são coisas diferentes, e facilmente se misturam sem estar a implicar mudanças no HTML (coisa que nunca deve acontecer). Já tens o login em PHP? Só tens de indicar no atributo "action" do formulário a página PHP onde tratas o login. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
andrevmorais Posted April 4, 2013 at 02:13 PM Author Report #501615 Posted April 4, 2013 at 02:13 PM (edited) não, neste momento já não tenho ficheiro nenhum em PHP, já experimentei varios exemplos mas acabo sempre por me perder. o que eu tenho no form é o seguinte: <div class="index-03_"> <form name="form1" method="post" action="checklogin.php"> <input name="username" type="text" id="username" class="usernamebox"> <input name="password" type="password" id="password" class="passwordbox"> <input name="enviar" type="submit" value="" id="enviar" class="botao"> </form> </div> Edited April 4, 2013 at 02:35 PM by yoda
andrevmorais Posted April 4, 2013 at 02:17 PM Author Report #501616 Posted April 4, 2013 at 02:17 PM (edited) ignora o "checklogin.php" copiei diretamente do codigo e ainda não apaguei essa parte da ultima tentativa que fiz Edited April 4, 2013 at 02:17 PM by andrevmorais
yoda Posted April 4, 2013 at 02:37 PM Report #501624 Posted April 4, 2013 at 02:37 PM Vais ter de aprender a lidar com o PHP, ninguém aqui te vai dar o trabalho feito, no máximo ajudamos com dúvidas concretas que tenhas. Na wiki do p@p existe um tutorial para o efeito : https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web/php/criar_login_basico/ 1 Report before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
andrevmorais Posted April 4, 2013 at 02:47 PM Author Report #501628 Posted April 4, 2013 at 02:47 PM (edited) Obrigado era isso mesmo que eu queria, como é obvio não estava à espera que alguém me fosse fazer o código aqui à pressão.. Esclarece-me só uma dúvida em relação ao link que meteste ai: "Definida a nossa base de dados, vamos criar uma página de login muito simples. login.php" <html> <head> <title>Login básico com PHP</title> </head> <body> <form action="processaLogin.php" method="POST"> <p>Username: <input type="text" name="username" /></p> <p>Password: <input type="password" name="password" /></p> <p><input type="submit" name="submit" value="Login" /></p> </form> </body> </html> O que aí está foi exatamente o que eu referi na pergunta, é o form em php, e o form eu já tenho em html. Como é que eu posso adaptar o form que tenho a isso, ou fazer com que se transforme em php, não sei. Desculpa a minha ignorancia Edited April 4, 2013 at 03:16 PM by yoda
yoda Posted April 4, 2013 at 03:12 PM Report #501638 Posted April 4, 2013 at 03:12 PM Já te expliquei, o form não tem nada a ver com o PHP, a única coisa que o PHP precisa (como é óbvio) é ser chamado, indicando no action do form qual o ficheiro que vai receber os dados do formulário. Podes ter 1 milhão de formulários diferentes para o mesmo ficheiro PHP que funciona na mesma. 1 Report before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
andrevmorais Posted April 4, 2013 at 03:37 PM Author Report #501647 Posted April 4, 2013 at 03:37 PM Okay, ja percebi.. Obrigado 🙂
fteixeira1993 Posted April 5, 2013 at 09:30 AM Report #501760 Posted April 5, 2013 at 09:30 AM <html> <head> <title>Login básico com PHP</title> </head> <body> <form action="processaLogin.php" method="POST"> <p>Username: <input type="text" name="username" /></p> <p>Password: <input type="password" name="password" /></p> <p><input type="submit" name="submit" value="Login" /></p> </form> </body> </html> usa este código na tag do head e já nao precisas de meter os caracteres especiais 🙂 <head> [indent=1]<title>Login básico com PHP</title>[/indent] [indent=1]<meta http-equiv="content-type" content="text/html"; charset="UTF-8"/>[/indent] </head> cumps, fteixeira1993
Recommended Posts