Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas

Eu estou a criar um site, já tenho o html todo feito e tou a começar a passar para a parte do php. O problema é que não pesco nada disto. 😄

Estou a começar pelo login e quero o básico dos básicos, isto é, os utilizadores escrevem o username e a pass, clicam no botão enviar e vão entrar no site se o username e a pass existirem na base de dados.

Já tenho o form de login feito em html, mas o que encontro na net são só forms feitos em php, o que me baralha completamente pois o resto do codigo não encaixa com o meu, e como eu fiz o site em photoshop e recortei div a div, mesmo que quisesse fazer o form em php não ficaria como eu quero.

Então basicamente o que eu quero é o codigo php que ele vai executar quando eu clico no botão enviar.

Obrigado desde já

Posted (edited)

não, neste momento já não tenho ficheiro nenhum em PHP, já experimentei varios exemplos mas acabo sempre por me perder.

o que eu tenho no form é o seguinte:

<div class="index-03_">
<form name="form1" method="post" action="checklogin.php">

<input name="username" type="text" id="username" class="usernamebox">
<input name="password" type="password" id="password" class="passwordbox">
<input name="enviar" type="submit" value="" id="enviar" class="botao">
</form>
</div>
Edited by yoda
Posted (edited)

Obrigado era isso mesmo que eu queria, como é obvio não estava à espera que alguém me fosse fazer o código aqui à pressão..

Esclarece-me só uma dúvida em relação ao link que meteste ai:

"Definida a nossa base de dados, vamos criar uma página de login muito simples.

login.php"

<html>
<head>
 <title>Login básico com PHP</title>
</head>
<body>
 <form action="processaLogin.php" method="POST">
   <p>Username: <input type="text" name="username" /></p>
   <p>Password: <input type="password" name="password" /></p>
   <p><input type="submit" name="submit" value="Login" /></p>
 </form>
</body>
</html>

O que aí está foi exatamente o que eu referi na pergunta, é o form em php, e o form eu já tenho em html.

Como é que eu posso adaptar o form que tenho a isso, ou fazer com que se transforme em php, não sei.

Desculpa a minha ignorancia

Edited by yoda
Posted

Já te expliquei, o form não tem nada a ver com o PHP, a única coisa que o PHP precisa (como é óbvio) é ser chamado, indicando no action do form qual o ficheiro que vai receber os dados do formulário. Podes ter 1 milhão de formulários diferentes para o mesmo ficheiro PHP que funciona na mesma.

• Vote 1
Posted

<html>
<head>
 <title>Login básico com PHP</title>
</head>
<body>
 <form action="processaLogin.php" method="POST">
<p>Username: <input type="text" name="username" /></p>
<p>Password: <input type="password" name="password" /></p>
<p><input type="submit" name="submit" value="Login" /></p>
 </form>
</body>
</html>

usa este código na tag do head e já nao precisas de meter os caracteres especiais 🙂

<head>
[indent=1]<title>Login básico com PHP</title>[/indent]
[indent=1]<meta http-equiv="content-type" content="text/html"; charset="UTF-8"/>[/indent]
</head>

cumps,

fteixeira1993