Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, sou novo aqui e preciso de ajuda, tou a dar pascal na escola e tenho de fazer um porgrama com o tudo o que demos.... Já dei ciclos if's case e assim, nao passei dos ciclos, segundo sei o programa é para por em função, vamos dar funções a seguir... alguem pode ajudar? obrigado.

Posted

Só para clarificar: If's e Case's não são ciclos, são estruturas de controle. Ciclos são Repeat's, While's e For's. 😉

Já deste estes?

Sugestão 1 para o programa:

O clássico...

Um programa que calcule áreas de formas geométricas.

Podes colocar cada cálculo de forma geométrica numa função, e com um simples menu, escolhias a função a usar, conforme o que o utilizador precisasse calcular.

Sugestão 2 para o programa

Um conversor de medidas.

Ex.: Metros em cm, mm, polegadas, etc.

Litro em dl, cl, ml

Etc...

São coisas simples de fazer só com funções, if's e case's. E até que são úteis.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted (edited)

Uma "calculadora" com uma temática diferente...

• Calcular a idade, tendo em conta a data de nascimento
  • Calcular o índice de massa corporal (e indicar se a pessoa está normal, com excesso de peso, ou obesa)
  • Calcular a área de superfície corporal
  • Aceitar valores de tensões (sistólica e diastólica) e indicar se são ou não adequados
  • Calcular o colesterol mau (LDL) tendo em conta os valores do bom (HDL), total e triglicerídeos
  • Calcular a data provável de parto tendo em conta a data da última menstruação (subtrair 3 meses e adicionar 7 dias)

Eu sei que é tudo virado para a saúde (de onde eu venho), mas até acaba por ser uma variante agradável das calculadoras habituais

Edited by pwseo
  • Vote 1
Posted (edited)

Só para clarificar: If's e Case's não são ciclos, são estruturas de controle. Ciclos são Repeat's, While's e For's. 😉

Já deste estes?

Sugestão 1 para o programa:

O clássico...

Um programa que calcule áreas de formas geométricas.

Podes colocar cada cálculo de forma geométrica numa função, e com um simples menu, escolhias a função a usar, conforme o que o utilizador precisasse calcular.

Sugestão 2 para o programa

Um conversor de medidas.

Ex.: Metros em cm, mm, polegadas, etc.

Litro em dl, cl, ml

Etc...

São coisas simples de fazer só com funções, if's e case's. E até que são úteis.

sim já dei os ciclos de repetição, obrigado pelas sugestões, vou tentar por os ciclos, preciso de 2 ciclos de repetição no programa a juntar ao case e if....

Uma "calculadora" com uma temática diferente...

• Calcular a idade, tendo em conta a data de nascimento
  • Calcular o índice de massa corporal (e indicar se a pessoa está normal, com excesso de peso, ou obesa)
  • Calcular a área de superfície corporal
  • Aceitar valores de tensões (sistólica e diastólica) e indicar se são ou não adequados
  • Calcular o colesterol mau (LDL) tendo em conta os valores do bom (HDL), total e triglicerídeos
  • Calcular a data provável de parto tendo em conta a data da última menstruação (subtrair 3 meses e adicionar 7 dias)

Eu sei que é tudo virado para a saúde (de onde eu venho), mas até acaba por ser uma variante agradável das calculadoras habituais

Obrigado pelas sugestões 😄

Edited by crazypt14
Posted

Se tens o requisito de usar dois ciclos, um deles podes "arrumar" logo no menu.

Um menuzito a pedir ao utilizador a opção do que vai fazer (incluindo uma para terminar) e o ciclo só termina quando essa opção de saida for seleccionada.

O Repeat é excelente para isto.

Também não precisas de muito para usar outro... Até mesmo a testar a opção que o utilizador insere no menu, para teres a certeza que o utilizador só mete uma das opções possíveis.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Aqui tens 7 ideias a partir das quais podes fazer um programa mais jeitoso.

E se seguires todo o tutorial, tens uma série de exercícios e desafios com resolução no final, a partir dos quais podes tirar ainda mais ideias.

E ainda tens aqui uma série de snippets a partir dos quais também podes tirar ainda mais ideias. 😉

Knowledge is free!

Posted

Eu também comecei a dar pascal este ano na escola e estou agora no módulo das funções e procedimentos e no final do terceiro período tive de fazer um trabalho.

O trabalho consistia em fazer uma calculadora e uma calculadora de áreas e perímetros.

Se procurares nos tópicos aqui da seção do pascal encontras.

Espero que ajude.

• Vote 1
Posted

Num à parte, os tempos mudaram mesmo...

O primeiro projecto que tive de apresentar nos meus tempos de escola foi uma agenda telefónica, usando desde if's a ficheiros, arrays ou matrizes, funções a records.

• Vote 1

Posted (edited)

Num à parte, os tempos mudaram mesmo...

O primeiro projecto que tive de apresentar nos meus tempos de escola foi uma agenda telefónica, usando desde if's a ficheiros, arrays ou matrizes, funções a records.

Ainda não percebeste que isto é um plano para fazer o Pascal parecer inútil? Daqui a algum tempo até se pensa que não existem procedimentos ou funções em Pascal; penso que a própria ideia de um record ou de tipos de dados definidos pelo programador já são conceitos que só estão presentes numa minoria dos iniciados, para não falar de coisas como módulos, encapsulação, entre outros.

Edited by pwseo
  • Vote 1