Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

crazypt14

Ideias para Pascal

Mensagens Recomendadas

crazypt14

Boas pessoal, sou novo aqui e preciso de ajuda, tou a dar pascal na escola e tenho de fazer um porgrama com o tudo o que demos.... Já dei ciclos if's case e assim, nao passei dos ciclos, segundo sei o programa é para por em função, vamos dar funções a seguir... alguem pode ajudar? obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
crazypt14

Coloca aqui as tuas dúvidas, o pessoal vai- te ajudar. :)

eu não tenho duvidas, o meu problema é mesmo ideias para fazer o trabalho.... :S

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
crazypt14

faz o "snake" em consola

Já dei ciclos if's case e assim, nao passei dos ciclos.

isso mete arrays e coisas do genero, que ainda nao dei .__.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Só para clarificar: If's e Case's não são ciclos, são estruturas de controle. Ciclos são Repeat's, While's e For's. ;)

Já deste estes?

Sugestão 1 para o programa:

O clássico...

Um programa que calcule áreas de formas geométricas.

Podes colocar cada cálculo de forma geométrica numa função, e com um simples menu, escolhias a função a usar, conforme o que o utilizador precisasse calcular.

Sugestão 2 para o programa

Um conversor de medidas.

Ex.: Metros em cm, mm, polegadas, etc.

Litro em dl, cl, ml

Etc...

São coisas simples de fazer só com funções, if's e case's. E até que são úteis.

• Voto 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Uma "calculadora" com uma temática diferente...

• Calcular a idade, tendo em conta a data de nascimento
  • Calcular o índice de massa corporal (e indicar se a pessoa está normal, com excesso de peso, ou obesa)
  • Calcular a área de superfície corporal
  • Aceitar valores de tensões (sistólica e diastólica) e indicar se são ou não adequados
  • Calcular o colesterol mau (LDL) tendo em conta os valores do bom (HDL), total e triglicerídeos
  • Calcular a data provável de parto tendo em conta a data da última menstruação (subtrair 3 meses e adicionar 7 dias)

Eu sei que é tudo virado para a saúde (de onde eu venho), mas até acaba por ser uma variante agradável das calculadoras habituais

Editado por pwseo
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
crazypt14

Só para clarificar: If's e Case's não são ciclos, são estruturas de controle. Ciclos são Repeat's, While's e For's. ;)

Já deste estes?

Sugestão 1 para o programa:

O clássico...

Um programa que calcule áreas de formas geométricas.

Podes colocar cada cálculo de forma geométrica numa função, e com um simples menu, escolhias a função a usar, conforme o que o utilizador precisasse calcular.

Sugestão 2 para o programa

Um conversor de medidas.

Ex.: Metros em cm, mm, polegadas, etc.

Litro em dl, cl, ml

Etc...

São coisas simples de fazer só com funções, if's e case's. E até que são úteis.

sim já dei os ciclos de repetição, obrigado pelas sugestões, vou tentar por os ciclos, preciso de 2 ciclos de repetição no programa a juntar ao case e if....

Uma "calculadora" com uma temática diferente...

• Calcular a idade, tendo em conta a data de nascimento
  • Calcular o índice de massa corporal (e indicar se a pessoa está normal, com excesso de peso, ou obesa)
  • Calcular a área de superfície corporal
  • Aceitar valores de tensões (sistólica e diastólica) e indicar se são ou não adequados
  • Calcular o colesterol mau (LDL) tendo em conta os valores do bom (HDL), total e triglicerídeos
  • Calcular a data provável de parto tendo em conta a data da última menstruação (subtrair 3 meses e adicionar 7 dias)

Eu sei que é tudo virado para a saúde (de onde eu venho), mas até acaba por ser uma variante agradável das calculadoras habituais

Obrigado pelas sugestões :D

Editado por crazypt14

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Se tens o requisito de usar dois ciclos, um deles podes "arrumar" logo no menu.

Um menuzito a pedir ao utilizador a opção do que vai fazer (incluindo uma para terminar) e o ciclo só termina quando essa opção de saida for seleccionada.

O Repeat é excelente para isto.

Também não precisas de muito para usar outro... Até mesmo a testar a opção que o utilizador insere no menu, para teres a certeza que o utilizador só mete uma das opções possíveis.

• Voto 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Aqui tens 7 ideias a partir das quais podes fazer um programa mais jeitoso.

E se seguires todo o tutorial, tens uma série de exercícios e desafios com resolução no final, a partir dos quais podes tirar ainda mais ideias.

E ainda tens aqui uma série de snippets a partir dos quais também podes tirar ainda mais ideias. ;)

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Orgon

Eu também comecei a dar pascal este ano na escola e estou agora no módulo das funções e procedimentos e no final do terceiro período tive de fazer um trabalho.

O trabalho consistia em fazer uma calculadora e uma calculadora de áreas e perímetros.

Se procurares nos tópicos aqui da seção do pascal encontras.

Espero que ajude.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Num à parte, os tempos mudaram mesmo...

O primeiro projecto que tive de apresentar nos meus tempos de escola foi uma agenda telefónica, usando desde if's a ficheiros, arrays ou matrizes, funções a records.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Num à parte, os tempos mudaram mesmo...

O primeiro projecto que tive de apresentar nos meus tempos de escola foi uma agenda telefónica, usando desde if's a ficheiros, arrays ou matrizes, funções a records.

Ainda não percebeste que isto é um plano para fazer o Pascal parecer inútil? Daqui a algum tempo até se pensa que não existem procedimentos ou funções em Pascal; penso que a própria ideia de um record ou de tipos de dados definidos pelo programador já são conceitos que só estão presentes numa minoria dos iniciados, para não falar de coisas como módulos, encapsulação, entre outros.

Editado por pwseo
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Subscrevo o @pwseo.

E agora, conhecendo as redondezas como conheço, vou acabar por atirar lenha para a fogueira... :D

Há livros de "senhores doutores informáticos" que referem nas suas introduções exemplos de linguagens de programação e seus propósitos, e num caso específico que conheço bem pode-se resumir a isto:

- Pascal, linguagem para iniciação à programação imperativa;

- C, linguagem que, (e agora cito) por mais incrível que pareça, permite a criação de compiladores de linguagens e sistemas operativos.

Desculpem trazer C à baila, sei que Pascal vs C é um assunto delicado neste fórum, mas por acaso é o exemplo que tenho mais em mente pois foi o que mais me chocou.

Umas "novidades" com 30 anos de idade: com Pascal faz-se compiladores, sistemas operativos, mais sistemas operativos, fora o resto. Isto por mais incrível que pareça.

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
crazypt14

WoW tinha ideia que o pascal só era usado para iniciação á programação, pq pelo que sei, ja ninguem usa Pascal para fazer programas a nivel de empresas etc...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

WoW tinha ideia que o pascal só era usado para iniciação á programação, pq pelo que sei, ja ninguem usa Pascal para fazer programas a nivel de empresas etc...

Pois, é disso que o Pedro fala... A ideia é passar essa mensagem aos alunos.

O Pascal, como outras linguagens, tem vários dialetos. Um deles, é o Delphi, que é uma das linguagens mais usadas no mundo empresarial.

E se não é mais, é porque ao contrário de outras linguagens em que há compiladores a pontapés, gratuitos grande parte deles, o compilador para Delphi custa uma bela pipa de massa (€236.81 a versão Starter, a mais limitada, e €4163.81 a versão Architect, a mais completa). Para uso profissional, pelo menos a versão Professional, de €1,188.81 é requerida.

É uma linguagem tão poderosa como o C++, e embora não seja perfeita, e haver limitações em alguns pontos em relação ao C++, há outros pontos onde é o C++ que tem limitações em relação ao Delphi (mas desses ninguém fala).

Tudo o que imagines de uma linguagem de Desktop, é possível com Delphi, e força de razão, com Pascal.

Mesmo para aplicações Web, continuas a ter solução. Não só é possível fazer dll's para CGI, como há ainda o Prism (Delphi para .net), Oxygene (Delphi para Java), etc.

Falando em .NET, esta framework é, em ultima analise, uma variante da VCL (framework usada pelo Delphi desde o seu inicio). Um principal cérebro por trás da .NET na Microsoft, foi o criador da VCL na Borland.

Possivelmente a prova mais dura para uma LP é a capacidade de criar compiladores. Todos os compiladores Delphi foram escritos na versão anterior do próprio Delphi, ou em Turbo Pascal, no caso da primeira versão.

Mas como não há dinheiro a rodos, alguém se lembrou de criar o FreePascal, um excelente compilador gratuito para esta LP. E como as vantagens de um ambiente RAD como Delphi são inegáveis, fizeram também um Lazarus, um IDE baseado no Delphi que usa o compilador FreePascal, gratuito também.

Apesar disto, nas escolas, continuam com a mania de "ensinar Pascal" com o PascalZIM, um interpretador limitado de Pascal, com uma amostra de funções que não dão sequer para mostrar o que eu aprendi no primeiro ano que estudei esta linguagem.`

Professores ineptos, que nada sabem sobre a LP que estão a ensinar, e como tal não admitem que os alunos, mesmo os poucos que querem aprender, se aventurem por si em funções não ensinadas, para depois não causar embaraço a esses mesmos professores, que não saberiam alguns responder sequer o que é passagem por parâmetro ou por referencia.

Enfim... Termine-se o off-topic!

• Voto 2

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Obrigado pela explicação, não fazia a minima ideia! O.o

Lição a aprender: não acreditar em tudo que os professores dizem.

Eu não acreditei quando a minha professora de AIB disse que Pascal servia apenas para iniciação, quando logo a seguir ela disse que tinha feito em COBOL uma aplicação de manipulação de "imagens" 3D.

Se COBOL fazia aquilo e nem é o seu propósito fundamental, como é que raio Pascal se ficava tão atrás?

Como tive sentido crítico, pesquisei e descobri muita coisa, derrubando aquela ideia do "Pascal, coisa fraca".

A modos que umas ideias para tu pesquisares, o que fiz entretanto só com Object Pascal, sem nunca tocar em Delphi (tudo em consola): uma calculadora com um "ambiente gráfico" que até gráficos de barras fazia, um parser de expressões matemáticas em "linguagem natural" para Linux*, a base de uma calculadora gráfica para Windows, um editor de texto tipo Bloco de Notas, um programa que abre imagens em alta definição num formato simples criado por mim, etc.

E isto não é nada. Eu apenas sou um hobbyist que vai aprendendo consoante o tempo que tem, e com mais interesse teórico do que prático na programação. Na realidade os meus conhecimentos são escassos comparados com muito boa gente aqui.

Toca a tirar os macaquinhos da cabeça e ver bem o que se pode fazer com Pascal ;)

Não o largues só porque te dizem que não serve para nada. Pascal serve para muita coisa. E ela só tem a fama de não servir para nada porque a maioria dos programadores tem uma qualquer mania de dizer isso sem nunca sustentar as suas afirmações.

* - estou a simplificar aqui

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.