Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

skiller10

Aplicações lineares

Mensagens Recomendadas

skiller10

Boas noites,

Estou a tentar resolver o seguinte problema:

Mostre que, se f: E → F e g: F → G são aplicações lineares, então ker(f) ⊂ ker(g ◦ f) e Im(g ◦ f) ⊂ Im(g)

Tive uma ideia para mostrar que ker(f) ⊂ ker(g ◦ f) mas estou com algumas dificuldades a colocar por escrito (formalmente). A minha ideia passa por dizer que o g(f(x)) será sempre uma combinação linear de f(x). Por exemplo, se f(x) = (x,y) então g(f(x)) = (ax + by) por exemplo. Alguém me pode dizer se estou a ir no caminho certo e ajudar a colocar a ideia por escrito de forma mais formal?

Editado por thoga31

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

Ker(f) é o conjunto dos valores x em E tais que f(x) = 0.

Ker(g o f) é o conjunto dos valores x em E tais que g(f(x)) = 0.

Nota que para qualquer aplicação linear (como é g), g(0) = 0. Em particular, isto significa que:

x pertencente a Ker(f) <=> f(x) = 0 = > g(f(x)) = 0 <=> g o f (x) = 0 <=> x pertence a Ker(g o f)

Ou seja, para todo o x em E, x pertencente a Ker(f) implica x pertencente a Ker(g o f). Isto é equivalente a dizer que Ker(f) está contido em Ker(g o f).

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.