Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

NoLabel

[Resolvido] Custom Language Parser

Mensagens Recomendadas

NoLabel

Boas Comunidade, (logo no primeiro post a pedir ajuda :/). Directo ao assunto, tendo como objectivo a aprendizagem decidi tentar fazer um custom language parser... O objectivo é criar uma aplicação que interprete uma linguagem (LUA) e que alerte o utilizador dos erros, se existirem. Não quero fazer nada de muito complexo, não me vou preocupar com scopes nem nada do género... Só uma simples verificação da syntax. O problema é que não sei bem por onde começar, se me puderem dar uma explicação teórica ou um exemplo em código, agradecia imenso.

Melhores cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

É um problema demasiado avançado para principiantes.

Mesmo ignorando variable scope, o significado dos tokens depende do seu contexto. Pelo que um tokneizer não te basta, precisas de um lexer tambem. E só'para perceberes bem o que isto é, precisas de muitos conhecimentos de teoria de computação. Eu aconselho-te outro projecto, esse é do mais avançado que há.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NoLabel

Obrigado pela resposta. Já conto com alguma experiência em programação, sei que é um projecto bastante complexo, mas agora já é tarde para desistir. É algo que quero mesmo fazer... Se alguém me puder indicar um documento/tutorial, agradecia.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Teoria da computação, state machines, context free grammars, context sensitive grammars, regular sets, tokenizers, parsers, expressões regulares, conceitos de compiladores, e por aí fora.

Este curso é gratuito e até podes ver as aulas em vídeo:

http://www.aduni.org/courses/theory/

é uma boa introdução, mas não esperes menos trabalho do que aquele que uma cadeira de faculdade requere.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.