carloscorreia94 Posted March 29, 2013 at 03:24 PM Report #500826 Posted March 29, 2013 at 03:24 PM (edited) Boa Tarde pessoal do PAP. Sou estudante do Instituto Superior Técnico no 1º ano e esta é a minha pequena a apresentação. Estou a fim de entregar um projeto de Programação em C e estou com dificuldades na parte final do programa. O meu problema consiste na ordenação de um vetor de estruturas quando este tem que ser imprimido na consola. Usando o algoritmo de quicksort consigo ordenar o meu array por apenas um field da estrutura, mas o que é pedido é: Se pagamentosA=pagamentosB então ordena por numero de sócio, ou seja ter dois critérios de ordenação, um precedente ao outro. A minha ideia para fazer isto foi no define da função de partição do quicksort alterar o less para isto: #define less(A, B) ((key(A) == key(B)) ? (key3(A) < key3(B)) : (key(A) < key(B))) Vou apresentar aqui o código da estrutura e da função de partição do quicksort. Não sei o que esteja mal, mas ele não ordena de facto a array como quero... (Já agora, não consigo alterar o tipo de codigo para C, e ele não me mete as cores ai...) typedef struct { int num; char nome[tamanho_nome]; char apelido[tamanho_apelido]; int despesas; int pagamentos; int meses; int modalidades[numero_modalidades]; } associado; //Inicio do algoritmo de quicksort #define key(A) (A.meses) #define key3(A) (A.num) #define less(A, B) ((key(A) == key(B)) ? (key3(A) < key3(B)) : (key(A) < key(B))) #define compexch(A, B) if (less(B, A)) exch(A, B) #define exch(A, B) { associado t = A; A = B; B = t; } int partition(associado a[], int l, int r) { int i = l-1; int j = r; while(i < j) { while(less(a[++i],a[r])); while(less(a[r],a[--j])) { if(j == l) break; } if(i < j) exch(a[i], a[j]); } exch(a[i],a[r]); return i; } void quicksort(associado a[], int l, int r,int tipo) { //Tipo: 0 -> Ordena segundo divida, 1-> Ordena segundo numero de associado int i; if(r <= l) return; if(tipo==0) { i = partition(a,l,r); } if(tipo==1) { i = partitio