carloscorreia94 Posted March 29, 2013 at 03:24 PM Report #500826 Posted March 29, 2013 at 03:24 PM (edited) Boa Tarde pessoal do PAP. Sou estudante do Instituto Superior Técnico no 1º ano e esta é a minha pequena a apresentação. Estou a fim de entregar um projeto de Programação em C e estou com dificuldades na parte final do programa. O meu problema consiste na ordenação de um vetor de estruturas quando este tem que ser imprimido na consola. Usando o algoritmo de quicksort consigo ordenar o meu array por apenas um field da estrutura, mas o que é pedido é: Se pagamentosA=pagamentosB então ordena por numero de sócio, ou seja ter dois critérios de ordenação, um precedente ao outro. A minha ideia para fazer isto foi no define da função de partição do quicksort alterar o less para isto: #define less(A, B) ((key(A) == key(B)) ? (key3(A) < key3(B)) : (key(A) < key(B))) Vou apresentar aqui o código da estrutura e da função de partição do quicksort. Não sei o que esteja mal, mas ele não ordena de facto a array como quero... (Já agora, não consigo alterar o tipo de codigo para C, e ele não me mete as cores ai...) typedef struct { int num; char nome[tamanho_nome]; char apelido[tamanho_apelido]; int despesas; int pagamentos; int meses; int modalidades[numero_modalidades]; } associado; //Inicio do algoritmo de quicksort #define key(A) (A.meses) #define key3(A) (A.num) #define less(A, B) ((key(A) == key(B)) ? (key3(A) < key3(B)) : (key(A) < key(B))) #define compexch(A, B) if (less(B, A)) exch(A, B) #define exch(A, B) { associado t = A; A = B; B = t; } int partition(associado a[], int l, int r) { int i = l-1; int j = r; while(i < j) { while(less(a[++i],a[r])); while(less(a[r],a[--j])) { if(j == l) break; } if(i < j) exch(a[i], a[j]); } exch(a[i],a[r]); return i; } void quicksort(associado a[], int l, int r,int tipo) { //Tipo: 0 -> Ordena segundo divida, 1-> Ordena segundo numero de associado int i; if(r <= l) return; if(tipo==0) { i = partition(a,l,r); } if(tipo==1) { i = partition2(a,l,r); } quicksort(a,l,i-1,tipo); quicksort(a,i+1,r,tipo); } //Fim do algoritmo de quicksort Se alguem puder dar uma ajuda agradeco! Obrigado 😉 Edited March 29, 2013 at 03:32 PM by thoga31 GeSHi
ffunenga Posted March 29, 2013 at 03:45 PM Report #500830 Posted March 29, 2013 at 03:45 PM (edited) Deixo aqui os detalhes em que reparei: Tens que melhorar a indentação... não uses tabs ('\t'), usa antes 4 espaços. Os defines e includes ficam melhor no inicio do codigo; O terceiro if da função quicksort tem "partition2" como função, é um erro certo? O parametro tipo da função quicksort podia ser antes uma variavel do tipo: enum {DEBT, ASSOCIATE} Cheira-me que o define exch "dá buraco". Talvez te safes melhor com: void exch(associado *array, int i, int j) { associado *tmp = array[i]; array[i] = array[j]; array[j] = tmp; } EDIT: Agora que olho melhor para este código, isto não funciona no teu caso pq tens um array de struct's e não de apontadores. De qq das formas, eu analisva melhor esse swap. Edited March 29, 2013 at 03:52 PM by ffunenga GeSHi
carloscorreia94 Posted March 29, 2013 at 04:16 PM Author Report #500832 Posted March 29, 2013 at 04:16 PM Obrigado pela tua resposta pronta. O partition 2 não é um erro, aponta para outra ordenação que preciso de fazer, mas que está bem. Em relação ao enum, ainda não falei nesse código, por isso não o posso usar. Em relação a apontadores, pointers right? ainda não falamos nisso e é suposto usarmos um array de structs mesmo. Por isso como é que eu consigo contornar esta situação? obrigado!
pmg Posted March 29, 2013 at 07:27 PM Report #500850 Posted March 29, 2013 at 07:27 PM (edited) Apaga os #defines do teu código e faz funções a sério. Em alternativa, não uses "side-effects" em expressões que vão ser usadas em macros. No teu código while(less(a[++i],a[r])); a variavel i vai ser actualizada mais do que uma vez dentro da expansão da macro. PS: Esta é uma razões que fizeram nascer a norma de usar TUDO EM MAISCULAS para macros: para chamar a atenção que são macros e por o programador de sobre-aviso sobre eventuais "side-effects". Compara o teu código com o que eu (não) escreveria while (LESS(a[++i], a[r])) /* void */; Edited March 29, 2013 at 07:29 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
carloscorreia94 Posted March 29, 2013 at 08:06 PM Author Report #500857 Posted March 29, 2013 at 08:06 PM Já percebi onde estava o erro, mas não consigo concretizar uma função de modo a que o ++i não se repita :/
pmg Posted March 29, 2013 at 08:27 PM Report #500861 Posted March 29, 2013 at 08:27 PM (edited) Com uma função em vez duma macro, o ++i não se repete /* nao testado */ #include <stdio.h> #define EXAMPLE(A, B) ((A)/((A) + (B))) int example(int a, int b) { return a / (a + b); } int main(void) { int i; int j; i = 42; j = 64; printf("EXAMPLE: %d\n", EXAMPLE(i++, j)); printf("i tem %d\n", i); i = 42; j = 64; printf("example: %d\n", example(i++, j)); printf("i tem %d\n", i); return 0; } Edited March 29, 2013 at 08:27 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
carloscorreia94 Posted March 29, 2013 at 09:15 PM Author Report #500869 Posted March 29, 2013 at 09:15 PM Não estou a conseguir associar essa função de exemplo ao less. Se eu tirar o ++i de dentro dos argumentos da função do less e tentar incrementar o i apenas uma vez de outra maneira não tenho sucesso. Essa é a unica forma possivel que estou a ver neste momento.
pmg Posted March 29, 2013 at 10:04 PM Report #500876 Posted March 29, 2013 at 10:04 PM Em vez de #define less(A, B) ((key(A) == key(B)) ? (key3(A) < key3(B)) : (key(A) < key(B))) faz uma função propriamente dita int less(int A, int B) { return ((key(A) == key(B)) ? (key3(A) < key3(B)) : (key(A) < key(B))); } What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Recommended Posts