Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde, sou novo no fórum, portanto não sei se estarei a colocar esta questão no sitio certo 🙂

A questão é a seguinte, eu gostaria de começar a aprender programação para dispositivos iOS, já sei que se baseia em Objective-C, Cocoa Touch, e pouco mais, mas o mais dificil mesmo, é conseguir começar por algum lado, para aprender desde a coisa mais facil ate as coisas mais complexas. Já sei programar noutras linguagens : C e Java.

Conclusão: gostava que, se houvesse alguem aqui pelo forum que ja pograme para iOS, tenha algumas aplicaçoes, ou nao, que me ajude a começar a programar para iOS, que me indique os melhores livros para me iniciar, e me explique alguns pontos importantes. Aquilo que fez quando se iniciou nesta linguagem de programaçao, etc, eu quero mesmo aprender, o funcionamento do programa, nao quero apenas copiar exemplos de livros, quero perceber todo o código que faço, mesmo sendo a coisa mais simples do mundo.

P.S - Já tenho as ferramentas necessarias, MacBook Pro ( com xCode ) e iPhone, preciso, é de uma grande ajuda para iniciar :b

Posted

Obrigado DNPereira, ainda hoje começarei a estudar 🙂 Com certeza serão sites muito úteis para mim, só por curiosidade, costumas programar frequentemente para iOS? Algum livro que tenhas usado? Já tens alguma app feita por ti? 🙂

Mais uma vez obrigado :b

Posted

Eu comecei por volta de 2004 a programar aplicações para Mac. O iOS não é muito diferente. Existem algumas diferenças, como as classes que correspondem ao interface e controladores começarem com UI em vez de NS, ou algumas classes no Mac OS X terem mais funcionalidade que as mesmas classes do iOS, ou o simples facto de o Mac OS X já trazer mais classes de base. Mas, no fundo, o estilo é o mesmo. Daí que a minha adaptação ao desenvolvimento para iOS não tenha custado muito.

Se já tens experiência com C e Java, penso que estás bem encaminhado. Ao início vais estranhar a sintaxe, mas assim que te adaptares não vais querer outra coisa. Objective-C é uma linguagem que praticamente se documenta a si própria.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

Uma questão para desenvolver uma app para iOS é necessário um MAC ?

Não necessariamente. Eu tenho uma virtualização do mac no windows. Agora não sei se será a mesma coisa, mas provavelmente não.

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Posted

Pois. O problema é que eu sou um grande fan do Windows, e não sei até que ponta vale a pena comprar um Mac, mas o facto é que vou comprar um novo portátil e gostava de fazer umas apps. Tb gosto muito do Linux e como Mac é NIX. Estou bastante indeciso!

Posted

Que possivelmente é ilegal, e como tal não é uma solução muito aconselhável.

É mesmo ilegal.

Pois. O problema é que eu sou um grande fan do Windows, e não sei até que ponta vale a pena comprar um Mac, mas o facto é que vou comprar um novo portátil e gostava de fazer umas apps. Tb gosto muito do Linux e como Mac é NIX. Estou bastante indeciso!

Se pretendes fazer apps para partilhares (Apple Store) convém comprares um mac e teres conta de desenvolvedor (que por acaso é paga).

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Posted

Podes sempre fazer aplicações para android ;P

E depois pinta um android de branco e cola a maçã trincada atrás para ficar com a sensação de que está num dispositivo com o sistema operativo da Apple ?

Se ele quer iniciar na programação para iOs, é para essa programação que o temos que aconselhar 🙂

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Posted (edited)

KTachyon, Rui Carlos e NunoDinis obrigado por todas as dicas vou mesmo, começar já a estudar. KTachyon tens toda a razão o que mais me está a incomodar inicialmente é a sintaxe, porque é bastante confusa para quem esta habituado a C ou a Java, mas penso que com muito treino a coisa vai lá 😄

Como vocês alguma já têm alguma experiência quando tiver alguma dúvida e se não se importarem, mando-vos uma PM ou senão abro novo tópico para me esclarecerem.

Obrigado por tudo, abraço 🙂

Edited by dacarvalho.ua
Posted (edited)

Tu podes escrever C no meio de Objective-C, sem qualquer problema. Só que tens que ter em atenção que Objective-C é OOP, tal como o Java, e o C não é. Mas muitas coisas são derivadas do C, como por exemplo, o facto de não existir a noção de métodos privados e protegidos (é necessário distribuir o interface em diferentes headers que são importados pelas classes que "podem" chamar esses métodos - o que torna isto bastante mais flexível que o Java).

Mas a sintaxe também não é muito complicada. Basta pensares que em java tens:

object.method(a, b, c);

e em Objective-C:

[object method:a :b :c];

Atenção que este exemplo não é um bom exemplo porque tu deves sempre dar nomes aos argumentos para facilitar a leitura do código. Por exemplo:

[object createViewWithHeight:100 width:200 backgroundColor:whiteColor borderColor:redColor];

Em contraste com o Java:

object.createView(100, 200, whiteColor, redColor];

em que, ao leres isto, poderás ter que ir ver a implementação do método para perceberes se o primeiro valor corresponde à altura ou à largura, ou para perceber qual das cores é a de fundo.

Edited by KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.