pedrotuga Posted March 21, 2013 at 08:38 PM Report #499917 Posted March 21, 2013 at 08:38 PM Gostava de reunir algumas opiniões e experiencias sobre utilização de plataformas de aplicações web. Pessoalmente já pus em produção muitas aplicações em ambientes LAMP e em java servlet containers, tomcat, jboss, glassfish. Em ambientes de produção, para data storage só usei mesmo bases de dados relacionais: postgres, mysql e oracle. Tambem já pontualmente instalei scripts perl via CGI, mas só em abientes controlados. Tanto servlets como o php são capazes de boa performance, mas hoje em dia está tudo a mudar para o nginx, se bem que pelo que percebo é só para usa-lo como proxy, pelo que no fim de contas acaba por ser um problema resolvido por via de cache. A mim pessoalmente, interessam-me soluções leves mas que sejam capazes de responder a grandes cargas. Mas estou a ter alguma dificuldade em encontrar informação relevante sobre isto. Partilhem aí o que já experimentaram e dêm uma opinião sobre a performance. Por exemplo, se eu escrever uma aplicação em python que implemente o wsgi, que opções é que tenho para um deploy que seja comparável ao php+nginx em termos de perfomance? Outr coisa que gostava de experimentar é o racket. Adorava escrever uma webapp em scheme. Que limitações é que o racket tem enquanto plataforma para webapps? rails, .net, python, perl, outras, digam aí de vossa justiça
Rui Carlos Posted March 22, 2013 at 09:45 AM Report #499960 Posted March 22, 2013 at 09:45 AM Pelo que li há uns tempos, a solução PHP+nginx é usada sobretudo colocando o nginx como proxy a responder aos pedidos de ficheiros estáticos, e a redireccionar os pedidos PHP para o Apache. Ou seja, a ideia é tentar deixar de usar o Apache para tratar pedidos de ficheiros estáticos, visto que o nginx é muito mais eficiente nestes casos. Rui Carlos Gonçalves
yoda Posted March 22, 2013 at 01:56 PM Report #499984 Posted March 22, 2013 at 01:56 PM O nginx, apesar das melhorias de performance dentro do que consegue fazer, é especialmente útil quando existe muito tráfego concorrente, pois ao contrário do apache faz uma melhor gestão dos recursos da máquina e não entope do servidor com processos. Isto não o torna melhor, apenas mais viável num determinado número de situações. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
pedrotuga Posted March 23, 2013 at 11:03 AM Author Report #500123 Posted March 23, 2013 at 11:03 AM Rui, pelo que li por aí pelas internets, há muita gente a usa-lo com php-fpm directamente. Mas e em relação a outras linguagens? Ninguem experimentou mais nada que não seja LAMP????
brunoais Posted March 25, 2013 at 09:34 AM Report #500264 Posted March 25, 2013 at 09:34 AM rails, .net, python, perl, outras, digam aí de vossa justiça Eu já experimentei um pouco dessas, e posso comentar sobre isso. Ruby on rails é lento. Já o php é lento (mas equilibrado entre qto tempo demora a programar e qto tempo demora a executar) o ruby on rails é lento lento. No meu servidor, o ruby on rails estava a executar cerca de 30x mais lento que o php (testes variados que incluem acessos à DB e geração de páginas). .net é horrível para perceber aonde é que está o output. A n ser que seuse um framework para o elevar ao nível do php (C embebido) torna-se complicado lidar com a escrita do HTML. Perl está entre ruby e php. Não experimentei muito, mas o que experimentei foi interessante. "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
pwseo Posted March 25, 2013 at 07:03 PM Report #500346 Posted March 25, 2013 at 07:03 PM Outr coisa que gostava de experimentar é o racket. Adorava escrever uma webapp em scheme. Que limitações é que o racket tem enquanto plataforma para webapps? Também gostaria de saber a resposta a esta questão. Já alguém fez? e em Haskell?
pedrotuga Posted March 30, 2013 at 01:04 PM Author Report #500925 Posted March 30, 2013 at 01:04 PM Fiz uma pesquisa por servidores de wsgi, gosto do servidor que vem com o cherry.py. Parece que meter o nginx como proxy do que quer que seja é a solução que tem melhor performance, mas sinceramente aborrece-me um pouco ter um deploy com uma estrutura complexa.
taviroquai Posted May 19, 2013 at 09:06 PM Report #508003 Posted May 19, 2013 at 09:06 PM (edited) E nodejs + mongodb? Ja ouvi falar bem mas não tenho dados sobre performance que se possa comparar com outra stack como LAMP por exemplo... Outra vantagem do node é integração com socket.io. Edited May 19, 2013 at 09:12 PM by taviroquai
Rui Carlos Posted May 22, 2013 at 09:36 PM Report #508419 Posted May 22, 2013 at 09:36 PM Já tinha anteriormente tentado configurar o Apache + Nginx como proxy sem grande sucesso. Há uns dias resolvi experimentar colocar o Nginx + PHP (FastCGI) e fiquei surpreendido com a facilidade de configuração, bem como com o desempenho em termos de memória. A menos que se tenha uma aplicação que dependa de um módulo do Apache, diria que é mesmo mandar o Apache ir dar uma volta... Rui Carlos Gonçalves
taviroquai Posted May 23, 2013 at 12:39 AM Report #508437 Posted May 23, 2013 at 12:39 AM Bom... encontrei alguns dados sobre benchmark node.js vs Apache + PHP. Com certeza que fazem operações muito diferentes para atingir o mesmo fim... mas é surpreendente a rapidez do node... talvez numa aplicação mais real se obtenham valores diferentes (ou não, aí já começa a depender mais da eficiência do código escrito...). http://zgadzaj.com/benchmarking-nodejs-basic-performance-tests-against-apache-php
Recommended Posts