Ir para o conteúdo
pedrotuga

Feedback sobre plataformas aka 'stacks'

Mensagens Recomendadas

pedrotuga

Gostava de reunir algumas opiniões e experiencias sobre utilização de plataformas de aplicações web.

Pessoalmente já pus em produção muitas aplicações em ambientes LAMP e em java servlet containers, tomcat, jboss, glassfish. Em ambientes de produção, para data storage só usei mesmo bases de dados relacionais: postgres, mysql e oracle.

Tambem já pontualmente instalei scripts perl via CGI, mas só em abientes controlados.

Tanto servlets como o php são capazes de boa performance, mas hoje em dia está tudo a mudar para o nginx, se bem que pelo que percebo é só para usa-lo como proxy, pelo que no fim de contas acaba por ser um problema resolvido por via de cache.

A mim pessoalmente, interessam-me soluções leves mas que sejam capazes de responder a grandes cargas. Mas estou a ter alguma dificuldade em encontrar informação relevante sobre isto.

Partilhem aí o que já experimentaram e dêm uma opinião sobre a performance.

Por exemplo, se eu escrever uma aplicação em python que implemente o wsgi, que opções é que tenho para um deploy que seja comparável ao php+nginx em termos de perfomance?

Outr coisa que gostava de experimentar é o racket. Adorava escrever uma webapp em scheme. Que limitações é que o racket tem enquanto plataforma para webapps?

rails, .net, python, perl, outras, digam aí de vossa justiça

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Pelo que li há uns tempos, a solução PHP+nginx é usada sobretudo colocando o nginx como proxy a responder aos pedidos de ficheiros estáticos, e a redireccionar os pedidos PHP para o Apache. Ou seja, a ideia é tentar deixar de usar o Apache para tratar pedidos de ficheiros estáticos, visto que o nginx é muito mais eficiente nestes casos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

O nginx, apesar das melhorias de performance dentro do que consegue fazer, é especialmente útil quando existe muito tráfego concorrente, pois ao contrário do apache faz uma melhor gestão dos recursos da máquina e não entope do servidor com processos. Isto não o torna melhor, apenas mais viável num determinado número de situações.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Rui, pelo que li por aí pelas internets, há muita gente a usa-lo com php-fpm directamente.

Mas e em relação a outras linguagens? Ninguem experimentou mais nada que não seja LAMP????

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

rails, .net, python, perl, outras, digam aí de vossa justiça

Eu já experimentei um pouco dessas, e posso comentar sobre isso.

Ruby on rails é lento. Já o php é lento (mas equilibrado entre qto tempo demora a programar e qto tempo demora a executar) o ruby on rails é lento lento. No meu servidor, o ruby on rails estava a executar cerca de 30x mais lento que o php (testes variados que incluem acessos à DB e geração de páginas).

.net é horrível para perceber aonde é que está o output. A n ser que seuse um framework para o elevar ao nível do php (C embebido) torna-se complicado lidar com a escrita do HTML.

Perl está entre ruby e php. Não experimentei muito, mas o que experimentei foi interessante.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Outr coisa que gostava de experimentar é o racket. Adorava escrever uma webapp em scheme. Que limitações é que o racket tem enquanto plataforma para webapps?

Também gostaria de saber a resposta a esta questão. Já alguém fez? e em Haskell?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Fiz uma pesquisa por servidores de wsgi, gosto do servidor que vem com o cherry.py.

Parece que meter o nginx como proxy do que quer que seja é a solução que tem melhor performance, mas sinceramente aborrece-me um pouco ter um deploy com uma estrutura complexa.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

E nodejs + mongodb? Ja ouvi falar bem mas não tenho dados sobre performance que se possa comparar com outra stack como LAMP por exemplo...

Outra vantagem do node é integração com socket.io.

Editado por taviroquai

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Já tinha anteriormente tentado configurar o Apache + Nginx como proxy sem grande sucesso.

Há uns dias resolvi experimentar colocar o Nginx + PHP (FastCGI) e fiquei surpreendido com a facilidade de configuração, bem como com o desempenho em termos de memória. A menos que se tenha uma aplicação que dependa de um módulo do Apache, diria que é mesmo mandar o Apache ir dar uma volta...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Bom... encontrei alguns dados sobre benchmark node.js vs Apache + PHP. Com certeza que fazem operações muito diferentes para atingir o mesmo fim... mas é surpreendente a rapidez do node... talvez numa aplicação mais real se obtenham valores diferentes (ou não, aí já começa a depender mais da eficiência do código escrito...).

http://zgadzaj.com/benchmarking-nodejs-basic-performance-tests-against-apache-php

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.