Jump to content

Recommended Posts

Posted

Gostava de reunir algumas opiniões e experiencias sobre utilização de plataformas de aplicações web.

Pessoalmente já pus em produção muitas aplicações em ambientes LAMP e em java servlet containers, tomcat, jboss, glassfish. Em ambientes de produção, para data storage só usei mesmo bases de dados relacionais: postgres, mysql e oracle.

Tambem já pontualmente instalei scripts perl via CGI, mas só em abientes controlados.

Tanto servlets como o php são capazes de boa performance, mas hoje em dia está tudo a mudar para o nginx, se bem que pelo que percebo é só para usa-lo como proxy, pelo que no fim de contas acaba por ser um problema resolvido por via de cache.

A mim pessoalmente, interessam-me soluções leves mas que sejam capazes de responder a grandes cargas. Mas estou a ter alguma dificuldade em encontrar informação relevante sobre isto.

Partilhem aí o que já experimentaram e dêm uma opinião sobre a performance.

Por exemplo, se eu escrever uma aplicação em python que implemente o wsgi, que opções é que tenho para um deploy que seja comparável ao php+nginx em termos de perfomance?

Outr coisa que gostava de experimentar é o racket. Adorava escrever uma webapp em scheme. Que limitações é que o racket tem enquanto plataforma para webapps?

rails, .net, python, perl, outras, digam aí de vossa justiça

Posted

Pelo que li há uns tempos, a solução PHP+nginx é usada sobretudo colocando o nginx como proxy a responder aos pedidos de ficheiros estáticos, e a redireccionar os pedidos PHP para o Apache. Ou seja, a ideia é tentar deixar de usar o Apache para tratar pedidos de ficheiros estáticos, visto que o nginx é muito mais eficiente nestes casos.

Posted

O nginx, apesar das melhorias de performance dentro do que consegue fazer, é especialmente útil quando existe muito tráfego concorrente, pois ao contrário do apache faz uma melhor gestão dos recursos da máquina e não entope do servidor com processos. Isto não o torna melhor, apenas mais viável num determinado número de situações.

Posted

rails, .net, python, perl, outras, digam aí de vossa justiça

Eu já experimentei um pouco dessas, e posso comentar sobre isso.

Ruby on rails é lento. Já o php é lento (mas equilibrado entre qto tempo demora a programar e qto tempo demora a executar) o ruby on rails é lento lento. No meu servidor, o ruby on rails estava a executar cerca de 30x mais lento que o php (testes variados que incluem acessos à DB e geração de páginas).

.net é horrível para perceber aonde é que está o output. A n ser que seuse um framework para o elevar ao nível do php (C embebido) torna-se complicado lidar com a escrita do HTML.

Perl está entre ruby e php. Não experimentei muito, mas o que experimentei foi interessante.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Posted

Outr coisa que gostava de experimentar é o racket. Adorava escrever uma webapp em scheme. Que limitações é que o racket tem enquanto plataforma para webapps?

Também gostaria de saber a resposta a esta questão. Já alguém fez? e em Haskell?

Posted

Fiz uma pesquisa por servidores de wsgi, gosto do servidor que vem com o cherry.py.

Parece que meter o nginx como proxy do que quer que seja é a solução que tem melhor performance, mas sinceramente aborrece-me um pouco ter um deploy com uma estrutura complexa.

  • 1 month later...
Posted (edited)

E nodejs + mongodb? Ja ouvi falar bem mas não tenho dados sobre performance que se possa comparar com outra stack como LAMP por exemplo...

Outra vantagem do node é integração com socket.io.

Edited by taviroquai
Posted

Já tinha anteriormente tentado configurar o Apache + Nginx como proxy sem grande sucesso.

Há uns dias resolvi experimentar colocar o Nginx + PHP (FastCGI) e fiquei surpreendido com a facilidade de configuração, bem como com o desempenho em termos de memória. A menos que se tenha uma aplicação que dependa de um módulo do Apache, diria que é mesmo mandar o Apache ir dar uma volta...

Posted

Bom... encontrei alguns dados sobre benchmark node.js vs Apache + PHP. Com certeza que fazem operações muito diferentes para atingir o mesmo fim... mas é surpreendente a rapidez do node... talvez numa aplicação mais real se obtenham valores diferentes (ou não, aí já começa a depender mais da eficiência do código escrito...).

http://zgadzaj.com/benchmarking-nodejs-basic-performance-tests-against-apache-php

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.