Greemax Posted March 17, 2013 at 12:28 AM Report #499442 Posted March 17, 2013 at 12:28 AM Boas, Eu comecei a programar por VB mas desinteressei-me rapidamente e saltei para o C. Não sendo muito experiente em C, virei-me mais para o C++ devido ao interesse no desenvolvimento de jogos. A minha questão é, visto que em termos de sintaxe estou à vontade e ja consigo fazer prácticamente tudo a nível Básico, gostava de saber o que me recomendam para seguir em frente tanto no C++ como na programação em geral. Há alguma área "intermedia" a que me devia dedicar? Eu trabalho facilmente com funções, criação e utilização de classes, Operações, Condições, File Streaming e strings. Também já tenho vindo a usar std::vectores e pointers. Espero que tenha sido claro. 😛 Cumps
thoga31 Posted March 17, 2013 at 12:42 AM Report #499443 Posted March 17, 2013 at 12:42 AM Primeiro conselho: não te pegues a uma só linguagem. Agora que estás bem ambientado ao C++, investe numa outra linguagem ao mesmo tempo que vais estudando alguns pormenores do C++ e fazes umas invenções com ele. 😉 Apostaria também entretanto, mesmo que não seja agora, numa linguagem funcional. Knowledge is free!
Greemax Posted March 17, 2013 at 01:05 AM Author Report #499446 Posted March 17, 2013 at 01:05 AM Python que tal?
HappyHippyHippo Posted March 17, 2013 at 10:50 AM Report #499463 Posted March 17, 2013 at 10:50 AM (edited) Não sendo muito experiente em C, virei-me mais para o C++ devido ao interesse no desenvolvimento de jogos. ficas a saber que no fim-de-semana passado participei no WeekendJam no Porto, evento presencial de 48 horas para programar um jogo, de onde usei exclusivamente C. ficou a meio pela simples particularidade de que só estive 24 horas, porque no domingo tive um baptizado. www.gamedev-pt.net o que quero dizer é : jogos fazem-se em qualquer linguagem. mesmo em vb. é claro que os recursos disponíveis para C++ são bem maiores, mas não quer dizer nada. andar a saltar de linguagem em linguagem é bom para aprenderes, mas no final é como saber de tudo e não saber nada. sabes programar um pouco em (quase) todas mas nunca serás um bom programador numa específica se não te aplicares a sério. na informática, a escolha da linguagem a usar deverá ser orientada por duas grandes ideias: - o que quero fazer - o que já sei fazer queres fazer jogos, e já sabes c++. conclusão : continua a fazer jogos com c++, e quanto muito podes dar uma perninha (pequenina) noutra linguagem só para te abrir os olhos para novos paradigmas. qualquer dúvida, eu ou alguém no fórum aparecerá para te as esclarecerem. Edited March 17, 2013 at 10:51 AM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Greemax Posted March 17, 2013 at 12:24 PM Author Report #499471 Posted March 17, 2013 at 12:24 PM Eu também sou membro da comunidade Gamedev-PT, chamo me "TheGree" e ja vi os trabalhos no WeekendJam. Virei me para C++ tambem para o uso de API's como SFML e porque há bastante tutorials virados para os jogos. Eu tenho projectos em C++ a decorrer, mas provavelmente vou dar essa "perninha" noutra linguagem. 👍
100GPing100 Posted March 19, 2013 at 02:41 PM Report #499662 Posted March 19, 2013 at 02:41 PM A primeiras coisas que fiz com C++ foram engines e jogos. Não foi muito difícil pois já tinha conhecimentos de uma linguagem parecida com Java (UnrealScript) e fazia muitas coisas para jogos (UT2004 and so on). No fim do ano passado experimentei Java para vir a utiliza-la no Ludum Dare #25. Fiz muitas coisas com Java relativo a jogos e pode utilizar conhecimentos que tinha, mas ao mesmo tempo desenvolvi uma melhor estrutura para o meu engine. Com isto quero dizer que se queres fazer jogos em C++ mas ainda não tens uma estrutura bem definida podes experimentar Java onde tudo é managed e então podes desenvolver a estrutura para o engine/jogo. Podes também experimentar com OpenGL se utilizares ferramentas como o Lightweight Java Game Library (LWJGL). Podes tambem desenvolver o engine por partes, criando multiplos projectos para as differentes partes que necessitas e depois "juntar" todo. Se quiseres ver um exemplo de um engine (2D) escrito em C++ (e que utiliza Lua para programar o jogo em si) podes fazer download do source de um engine chama-do Löve (ou Love2D).
Recommended Posts