Jump to content

Proximo passo


Greemax

Recommended Posts

Boas,

Eu comecei a programar por VB mas desinteressei-me rapidamente e saltei para o C. Não sendo muito experiente em C, virei-me mais para o C++ devido ao interesse no desenvolvimento de jogos.

A minha questão é, visto que em termos de sintaxe estou à vontade e ja consigo fazer prácticamente tudo a nível Básico, gostava de saber o que me recomendam para seguir em frente tanto no C++ como na programação em geral. Há alguma área "intermedia" a que me devia dedicar?

Eu trabalho facilmente com funções, criação e utilização de classes, Operações, Condições, File Streaming e strings. Também já tenho vindo a usar std::vectores e pointers.

Espero que tenha sido claro. 😛

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Não sendo muito experiente em C, virei-me mais para o C++ devido ao interesse no desenvolvimento de jogos.

ficas a saber que no fim-de-semana passado participei no WeekendJam no Porto, evento presencial de 48 horas para programar um jogo, de onde usei exclusivamente C. ficou a meio pela simples particularidade de que só estive 24 horas, porque no domingo tive um baptizado.

www.gamedev-pt.net

o que quero dizer é : jogos fazem-se em qualquer linguagem. mesmo em vb.

é claro que os recursos disponíveis para C++ são bem maiores, mas não quer dizer nada.

andar a saltar de linguagem em linguagem é bom para aprenderes, mas no final é como saber de tudo e não saber nada. sabes programar um pouco em (quase) todas mas nunca serás um bom programador numa específica se não te aplicares a sério.

na informática, a escolha da linguagem a usar deverá ser orientada por duas grandes ideias:

- o que quero fazer

- o que já sei fazer

queres fazer jogos, e já sabes c++. conclusão : continua a fazer jogos com c++, e quanto muito podes dar uma perninha (pequenina) noutra linguagem só para te abrir os olhos para novos paradigmas.

qualquer dúvida, eu ou alguém no fórum aparecerá para te as esclarecerem.

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Link to comment
Share on other sites

A primeiras coisas que fiz com C++ foram engines e jogos. Não foi muito difícil pois já tinha conhecimentos de uma linguagem parecida com Java (UnrealScript) e fazia muitas coisas para jogos (UT2004 and so on).

No fim do ano passado experimentei Java para vir a utiliza-la no Ludum Dare #25. Fiz muitas coisas com Java relativo a jogos e pode utilizar conhecimentos que tinha, mas ao mesmo tempo desenvolvi uma melhor estrutura para o meu engine.

Com isto quero dizer que se queres fazer jogos em C++ mas ainda não tens uma estrutura bem definida podes experimentar Java onde tudo é managed e então podes desenvolver a estrutura para o engine/jogo. Podes também experimentar com OpenGL se utilizares ferramentas como o Lightweight Java Game Library (LWJGL).

Podes tambem desenvolver o engine por partes, criando multiplos projectos para as differentes partes que necessitas e depois "juntar" todo.

Se quiseres ver um exemplo de um engine (2D) escrito em C++ (e que utiliza Lua para programar o jogo em si) podes fazer download do source de um engine chama-do Löve (ou Love2D).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.