Moscalex Posted March 16, 2013 at 09:40 PM Report #499414 Posted March 16, 2013 at 09:40 PM Boas noites caros colegas Recebi ontem uma ordem de trabalho que me está a deixar realmente confuso. Seria possivel alguem me explicar exactamente o que é para fazer nisto? Tema: Web-servers Objetivo Pretende-se o desenvolvimento, instalação e configuração de uma solução de serviços para umas das máquinas apresentadas no cenário em anexo; deverá ser otimizado todas as tarefas automáticas através da utilização de scripts em perl. Execução Pretende-se que cada pessoa escolha um de entre os servidores apresentados no cenário em anexo, elabore a lista de pressupostos, serviços e configurações que acharem relevantes e, seguidamente, levar a cabo a implementação da solução encontrada, tendo como prossupostos base obrigatórios e transversais a todas as máquinas: · Disponibilizar um painel de administração via Web; · Acesso a uma Shell segura para administração; · Sincronização automática da data/hora; · Gestão de backups centralizados; · Permitir monitorização via rede; · Enviar log’s para servidor central. Aguardo o vosso feedback, Alexandre
root Posted March 16, 2013 at 10:04 PM Report #499420 Posted March 16, 2013 at 10:04 PM Boas.... Penso que o que te é pedido é para fazeres a criação de servers por modulos... ou seja o cliente deverá ter a possibilidade de dizer o que deve ou não ser instalado, deverá selecionar as opções que pretende e ao confirmar ficar com essas mesmas configurações e todas as maquinas deverão ter de base sem opção de escolha a lista em baixo: · Disponibilizar um painel de administração via Web; · Acesso a uma Shell segura para administração; · Sincronização automática da data/hora; · Gestão de backups centralizados; · Permitir monitorização via rede; · Enviar log’s para servidor central. Penso que seja isso... mas que realmente tá confuso...
Moscalex Posted March 17, 2013 at 06:43 PM Author Report #499495 Posted March 17, 2013 at 06:43 PM E como faço isso no Windows Server 2008? :s Sou novo nisto e não tenho uma minima noção de como fazer...
root Posted March 18, 2013 at 06:22 PM Report #499585 Posted March 18, 2013 at 06:22 PM em windows??? sinceramente não te posso ajudar... mas em linux é a criação de scripts com as ordens dos pacotes que pretendes executar. assim com as suas configurações. Agora em windows é bicho que não sei como se faz nem se é possivel fazer isso.
Moscalex Posted March 20, 2013 at 12:49 PM Author Report #499750 Posted March 20, 2013 at 12:49 PM Sim, sim! É em linux, com a criação de scrips 😄 Mas preciso de ajuda para criar um script e backup's para o seguinte tema: Web Server! Tenho de entregar esse trabalho até á meia noite, hoje :/ Desdo ja agradecido com qualquer ajuda 🙂
Moscalex Posted March 20, 2013 at 01:48 PM Author Report #499753 Posted March 20, 2013 at 01:48 PM Fiz este script, mas ele tem alguns erros! Será que alguem me ajude a corrigir ?? #!/usr/bin/perl -w use strict; use switch; if(@ARGV < 2){ die("parametros incorretos \n") } my $op = uc($ARGV[0]); my $nm = 'hostname'; my $dm = 'date + "%Y-%m-%d"'; chomp($nm,$dm); for(my $i=1; $i<@ARGV; $i++) { my $nome = $AGRV[$i]; $nome =~ s/\//=/g; if(-d $ARGV[$I]) { switch($op) { case("I"); { 'tar cjf $nm-$dm-$nome-T.tar.bz2 $ARGV[$i]' } case("I"); { 'find $ARGV[$i] -mtime -1 \! -type d > /tmp/back.txt'; 'tar cjf $nm-$dm-$nome-I.tar.bz2 -T /tmp/back.txt'; } case("D"); { my $ds = 'date +"%u"'; chomp($ds); $ds =$ds * -1; 'find $ARGV[$i] -mtime $ds \! -type d > /tmp/back.txt'; 'tar cjf $nm-$dm-$nome-D.tar.bz2 -T /tmp/back.txt'; } default { die("1 parametro invalido \n"); } } } } Para alem deste script, fiz as seguites instalações, no ubunto, para a pagina web server: sudo apt-get install apache2 sudo apt-get install php5 libapache2-mod-php5 sudo gedit /var/www/phpinfo.php sudo apt-get install mysql-server sudo apt-get install phpmyadmin sudo cp /etc/phpmyadmin/apache.conf /etc/apache2/conf.d sudo /etc/init.d/apache2 restart Não sei mais o que fazer o meu trabalho...
Recommended Posts