Pedro Vieira Posted March 16, 2013 at 12:58 PM Report #499368 Posted March 16, 2013 at 12:58 PM (edited) Boas ! Precisava da vossa opinião (e ajuda se possivel) para um projeto universitário que estou a trabalhar neste momento, o projeto terá que ser feito em JAVA e mySql, e tem um grande peso na parte de integração com outra equipa que está a desenvolver para o mesmo, e no futuro tem que estar preparado para permitir acrescentar modulos à aplicação (desenvolvidos por outras equipas). Ando a estudar algumas coisas na net e foi-nos aconselhado utilizar o servicemix como plataforma modular onde vai embeber todos os bundles(modulos) de java. No entanto o meu conhecimento é basico nesta área , daí pedir a vossa opinião. Aqui vai a minha imaginação da arquitetura necesária: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: SERVICEMIX || PHP :::::::::::::::GLASSFISH:::::::::: HIBERNATE BASE DE DADOS ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Se me conseguirem explicar em termos práticos como consigo conciliar isto tudo , seria porreiro.. Surgiu também no meio uma aplicação chamada maven, e uma framework chamada spring, acham pertinente a sua utilização ou as tecnologias em cima já implementam as features das tecnologias anteriores? Abraço! Edited March 16, 2013 at 12:59 PM by Pedro Vieira
Pedro Vieira Posted March 18, 2013 at 08:44 AM Author Report #499524 Posted March 18, 2013 at 08:44 AM Parece-me que grande parte do pretendido vai se satisfazer com tecnologias OSGi , estou a pensar utilizar o GlassFish para isso, alguém com experiência que saiba dizer se é possível ? Cumprimentos, PV
shumy Posted March 18, 2013 at 10:10 AM Report #499525 Posted March 18, 2013 at 10:10 AM Eu tenho alguma experiência com OSGi, mas GlassFish não uso. Deixa-me dizer-te em avanço, que é um caminho com muitos espinhos. Mas também depende muito do suporte a OSGi que a libs utilizadas fornecem. 1 Report Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
Pedro Vieira Posted March 18, 2013 at 05:05 PM Author Report #499573 Posted March 18, 2013 at 05:05 PM Eu tenho alguma experiência com OSGi, mas GlassFish não uso. Deixa-me dizer-te em avanço, que é um caminho com muitos espinhos. Mas também depende muito do suporte a OSGi que a libs utilizadas fornecem. Qual a app que usas para OSGi ? (Apache Félix?) Podes-me explicar melhor em que consistem esses espinhos ? Obrigado!
shumy Posted March 18, 2013 at 07:00 PM Report #499593 Posted March 18, 2013 at 07:00 PM eclipse equinox. ClassNotFoundException é o prato do dia. Os class loaders não funcionam da mesma forma que no java SE. Se as libs não derem algum suporte é tramado resolver. Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
Pedro Vieira Posted March 19, 2013 at 10:07 PM Author Report #499698 Posted March 19, 2013 at 10:07 PM Estou a experimentar uma tecnologia do NetBeans que permite criar projetos de Platform onde posso criar módulos . . . parece-me facil a criação, no entanto não aprofundei muito e pode não servir para o pretendido, no entanto já reparei que usa OSGi para gerir os Bundles.
shumy Posted March 19, 2013 at 10:48 PM Report #499702 Posted March 19, 2013 at 10:48 PM Não sou grande fã do Netbeans para ter a certeza do que estou a dizer, mas... acho que os plugins no Netbeans utilizam outro protocolo. No Eclipse sei que utiliza OSGi para os seus plugins, logo as ferramentas estão bastante evoluídas neste sentido. O Eclipse é em si já um "container" OSGi. Usar OSGi depende um pouco do que pretendes fazer, podes estar a tentar matar uma mosca com um canhão. O projecto é web ou desktop? É uma arquitectura de plugin? Existe necessidade de utilizar as mesmas libs com versões diferentes? Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
Pedro Vieira Posted March 26, 2013 at 11:20 PM Author Report #500541 Posted March 26, 2013 at 11:20 PM É projeto WEB , vou fazer o deploy de 2 war no glassfish e os wars disponibilizam os webservices para o PHP..
Recommended Posts