Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas !

Precisava da vossa opinião (e ajuda se possivel) para um projeto universitário que estou a trabalhar neste momento, o projeto terá que ser feito em JAVA e mySql, e tem um grande peso na parte de integração com outra equipa que está a desenvolver para o mesmo, e no futuro tem que estar preparado para permitir acrescentar modulos à aplicação (desenvolvidos por outras equipas).

Ando a estudar algumas coisas na net e foi-nos aconselhado utilizar o servicemix como plataforma modular onde vai embeber todos os bundles(modulos) de java. No entanto o meu conhecimento é basico nesta área , daí pedir a vossa opinião.

Aqui vai a minha imaginação da arquitetura necesária:

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

SERVICEMIX || PHP

:::::::::::::::GLASSFISH::::::::::

HIBERNATE

BASE DE DADOS

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Se me conseguirem explicar em termos práticos como consigo conciliar isto tudo , seria porreiro..

Surgiu também no meio uma aplicação chamada maven, e uma framework chamada spring, acham pertinente a sua utilização ou as tecnologias em cima já implementam as features das tecnologias anteriores?

Abraço!

Edited by Pedro Vieira
Posted

Eu tenho alguma experiência com OSGi, mas GlassFish não uso.

Deixa-me dizer-te em avanço, que é um caminho com muitos espinhos. Mas também depende muito do suporte a OSGi que a libs utilizadas fornecem.

• Vote 1

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Posted

Eu tenho alguma experiência com OSGi, mas GlassFish não uso.

Deixa-me dizer-te em avanço, que é um caminho com muitos espinhos. Mas também depende muito do suporte a OSGi que a libs utilizadas fornecem.

Qual a app que usas para OSGi ? (Apache Félix?)

Podes-me explicar melhor em que consistem esses espinhos ?

Obrigado!

Posted

eclipse equinox.

ClassNotFoundException é o prato do dia.

Os class loaders não funcionam da mesma forma que no java SE. Se as libs não derem algum suporte é tramado resolver.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Posted

Estou a experimentar uma tecnologia do NetBeans que permite criar projetos de Platform onde posso criar módulos . . .

parece-me facil a criação, no entanto não aprofundei muito e pode não servir para o pretendido, no entanto já reparei que usa OSGi para gerir os Bundles.

Posted

Não sou grande fã do Netbeans para ter a certeza do que estou a dizer, mas... acho que os plugins no Netbeans utilizam outro protocolo.

No Eclipse sei que utiliza OSGi para os seus plugins, logo as ferramentas estão bastante evoluídas neste sentido. O Eclipse é em si já um "container" OSGi.

Usar OSGi depende um pouco do que pretendes fazer, podes estar a tentar matar uma mosca com um canhão.

O projecto é web ou desktop? É uma arquitectura de plugin? Existe necessidade de utilizar as mesmas libs com versões diferentes?