Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Pedro Vieira

Plataformas para JAVA - interoperabilidade

Mensagens Recomendadas

Pedro Vieira

Boas !

Precisava da vossa opinião (e ajuda se possivel) para um projeto universitário que estou a trabalhar neste momento, o projeto terá que ser feito em JAVA e mySql, e tem um grande peso na parte de integração com outra equipa que está a desenvolver para o mesmo, e no futuro tem que estar preparado para permitir acrescentar modulos à aplicação (desenvolvidos por outras equipas).

Ando a estudar algumas coisas na net e foi-nos aconselhado utilizar o servicemix como plataforma modular onde vai embeber todos os bundles(modulos) de java. No entanto o meu conhecimento é basico nesta área , daí pedir a vossa opinião.

Aqui vai a minha imaginação da arquitetura necesária:

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

SERVICEMIX || PHP

:::::::::::::::GLASSFISH::::::::::

HIBERNATE

BASE DE DADOS

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Se me conseguirem explicar em termos práticos como consigo conciliar isto tudo , seria porreiro..

Surgiu também no meio uma aplicação chamada maven, e uma framework chamada spring, acham pertinente a sua utilização ou as tecnologias em cima já implementam as features das tecnologias anteriores?

Abraço!

Editado por Pedro Vieira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pedro Vieira

Parece-me que grande parte do pretendido vai se satisfazer com tecnologias OSGi , estou a pensar utilizar o GlassFish para isso, alguém com experiência que saiba dizer se é possível ?

Cumprimentos,

PV

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

Eu tenho alguma experiência com OSGi, mas GlassFish não uso.

Deixa-me dizer-te em avanço, que é um caminho com muitos espinhos. Mas também depende muito do suporte a OSGi que a libs utilizadas fornecem.

• Voto 1

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pedro Vieira

Eu tenho alguma experiência com OSGi, mas GlassFish não uso.

Deixa-me dizer-te em avanço, que é um caminho com muitos espinhos. Mas também depende muito do suporte a OSGi que a libs utilizadas fornecem.

Qual a app que usas para OSGi ? (Apache Félix?)

Podes-me explicar melhor em que consistem esses espinhos ?

Obrigado!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

eclipse equinox.

ClassNotFoundException é o prato do dia.

Os class loaders não funcionam da mesma forma que no java SE. Se as libs não derem algum suporte é tramado resolver.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pedro Vieira

Estou a experimentar uma tecnologia do NetBeans que permite criar projetos de Platform onde posso criar módulos . . .

parece-me facil a criação, no entanto não aprofundei muito e pode não servir para o pretendido, no entanto já reparei que usa OSGi para gerir os Bundles.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

Não sou grande fã do Netbeans para ter a certeza do que estou a dizer, mas... acho que os plugins no Netbeans utilizam outro protocolo.

No Eclipse sei que utiliza OSGi para os seus plugins, logo as ferramentas estão bastante evoluídas neste sentido. O Eclipse é em si já um "container" OSGi.

Usar OSGi depende um pouco do que pretendes fazer, podes estar a tentar matar uma mosca com um canhão.

O projecto é web ou desktop? É uma arquitectura de plugin? Existe necessidade de utilizar as mesmas libs com versões diferentes?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.