Jump to content

Recommended Posts

Posted

Como muitos de vós devem saber, entra em vigor a 1 de Maio de 2013 o webservice da Autoridade Tributária para reporte em tempo real dos documentos de transporte emitidos. Estou a tratar da implementação dessa funcionalidade numa plataforma de faturação escrita em PHP e tenho várias dificuldades em que vou precisar de ajuda nos próximos dias, a diversos níveis. A primeira de todas é o estabelecimento da ligação segura com o servidor da AT, em:

https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/sgdtws/documentosTransporte

Já recebi da AT:

- uma chave pública, materializada no ficheiro 'chavePublica.cer'

- um certificado materializado no ficheiro 'certificado.pfx'

Também já tenho a extensão openssl activa no meu servidor, que é linux. Teóricamente seria só consultar a documentação sobre a extensão que existe no PHP.net e mais uns quantos tutoriais online, que deveria chegar lá. O problema é que a extensão está muito mal documentada em termos de exemplos práticos, e a carga técnica sobre criptografia é de tal forma grande que quem não está habituado fica completamente perdido.

Então, o que eu preciso:

- que alguém me explique a funcionalidade destes dois ficheiros;

- como é que eu os utilizo em conjunto com a extensão openssl do php para estabelecer a ligação segura, por onde vai ser enviada depois a informação ( esta será uma guerra para depois...)

Posted

Já consegui alguns avanços.

Descobri que a ligação é feita com a extensão cURL, e que esta não utiliza o certificado no formato 'pfx'.

Então, primeiro há que converter o certificado para o formato 'pem' recorrendo à linha de comando. O comando é:

$ openssl pkcs12 -in certificadoAntigo.pfx -out novoCertificado.pem

Isto gera um novo certificado no formato 'pem'. Pelo caminho pede para utilizar uma password fornecida com o certificado 'pfx'. Pede também para que estabeleçam uma password para utilização com o certificado 'pem'.

Ultrapassado com sucesso este passo, certifiquem-se que o script de PHP tem permissões de acesso ao novo certificado gerado.

De seguida vem o código.

$url = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/sgdtws/documentosTransporte%22;
$pemfile = 'novoCertificado.pem';
$keyfile='chavePublica.cer';
$cert_password = 'xxxxxxxxxx';

$ch = curl_init();
curl_setopt($ch, CURLOPT_URL, $url);
curl_setopt($ch, CURLOPT_HTTP_VERSION, 1.1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_PORT, 443);

curl_setopt($ch, CURLOPT_VERBOSE, 1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_SSL_VERIFYPEER, FALSE);
curl_setopt($ch, CURLOPT_SSL_VERIFYHOST, 0);

curl_setopt($ch, CURLOPT_FAILonerror, 0);

curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLCERT, $pemfile);
curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLCERTTYPE, 'PEM');
curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLCERTPASSWD, $cert_password );

curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLKEY, $keyfile);
curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLKEYPASSWD, $cert_password);

curl_setopt($ch, CURLOPT_CUSTOMREQUEST, "POST");
curl_setopt($ch, CURLOPT_POST, 1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_HTTPHEADER, array('Content-Type: text/xml'));
curl_setopt($ch, CURLOPT_POSTFIELDS, 'qualquer_coisa');

$output = curl_exec($ch);

if(!$output) {echo "Curl Error : " . curl_error($ch);}
else {echo htmlentities($output);}

Quando testo o código, recebo a seguinte mensagem de erro cURL:

unable to set private key file: 'ChavePublica.cer' type PEM

Alguém me explica como corrigir isto?

Posted (edited)

De acordo com um post no Stack Overflow experimenta meter o path completo no $pemfile

// ...
$pemfile = '/home/Icepick/htdocs/secure/novoCertificado.pem';
// ...
Edited by pmg

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

@pmg, obrigado pela dica.

Experimentei colocar o caminho absoluto para o certificado como indicaste, mas sem sucesso. Depois achei estranho o post do stack overflow, porque o meu script parecia encontrar o certificado mesmo com um caminho relativo. Para testar, adulterei o caminho e tornei-o inválido, e a mensagem mudou imediatamente:

unable to use client certificate (no key found or wrong pass phrase?)

Conclusão: ao contrário do que diz o post do Stack Overflow, a cURL não precisa do caminho absoluto para utilizar o certificado.O meu script encontra-o mesmo com um caminho relativo. O que acontece é que não consegue realizar o passo que se segue: utilizar a chave.

Só por causa das dúvidas, experimentei o caminho absoluto na chave também, mas sem sucesso. Definitivamente, o problema não está na utilização do caminho.

De volta à analise do erro original reparei num pormenor:

unable to set private key file: 'chavePublicaAT.cer' type PEM

A Autoridade Tributária enviou-me uma chave pública com o certificado, mas o script está a contar com a utilização de uma chave privada.

Poderá ser daqui? Qual é lógica de utilização deste conjunto? É que eu não tenho a chave privada, quem a tem é a Autoridade Tributária ...

• 5 months later...
  • 4 weeks later...
Posted (edited)

Tens de extrair o TestesWebServices.pfx para .pem (Chave + Certificado) com o OpenSSL

- Extrair a chave privada para PEM ( Password: TESTEwebservice )

Código :

openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -nocerts -out pfxKey.pem

-Extrair o certificado

Código :

openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -clcerts -nokeys -out pfxcert.pem

$SoapAction = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte/";
//$SoapAction = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte/";
$Action = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte";
//Action = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte";
$cert_pem = 'pfxcert.pem'; //Caminho completo para o pfxcert.pem ou so o nome se estiver na mesma pasta
$key_pem  = 'pfxKey.pem'; //Caminho completo para o pfxKey.pem ou so o nome se estiver na mesma pasta

$pass_cert = 'TESTEwebservice';

$curl = curl_init(trim($Action));  

curl_setopt($curl, CURLOPT_FRESH_CONNECT, TRUE);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_HTTPHEADER,array(
                       'Content-Type:text/xml;Charset=UTF-8',
                       'Accept: text/xml',
                       'Cache-Control: no-cache',
                       'SoapAction='.$SoapAction
               ));
               curl_setopt($curl, CURLOPT_URL, trim($Action));
               curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLVERSION, 3);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_VERBOSE, TRUE); // para ver o que se passa...
               curl_setopt($curl, CURLOPT_AUTOREFERER, TRUE);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_POST, 1);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_POSTFIELDS, $xml);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, 1);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERT, $cert_pem); // o certificado em formato PEM (.pem)
               curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTTYPE, 'PEM');
               curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTPASSWD, $pass_cert);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEY, $key_pem);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYPASSWD, $pass_cert);
               curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYTYPE, 'PEM');
               curl_setopt($curl, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1);  

$response = curl_exec($curl);  
               $info = curl_getinfo($curl);
...
Edited by eSkiSo

Os meus programas em http://www.eskiso.net

• 1 year later...
Posted

Boas,

Primeiro precisas de ter o openssl ( openssl.org ) e gerar o ficheiros .key e .csr

openssl req -new -subj "/C=PT/ST=Distrito da Sede/L=Local da Sede/O=Empresa /OU=Departamento de Informatica/CN=555555555/emailAddress=informatica@empresa.pt" -newkey rsa:2048 -nodes -out 555555555.csr -keyout 555555555.key

Para testar fazes:

openssl req -text -noout -in 555555555.csr

Abres o ficheiro .csr com o bloco de notas e copias o texto que lá esta.

Vais a https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/consultarPedidosAdesao.action

Fazes login e vais aonde diz "Aderir ao envio por webservice" (disponivel na pagina de produtores de software (link em baixo à direita))

Clicar no botão verde que diz "Aderir ao Serviço" -> "Efectuar Novo Pedido" e colar texto copiado do ficheiro .csr para a caixa de texto CSR (Certificate Signing Request)

Fazer check no "Aceito os termos ...."

Clicar em "Aderir".

Depois colocas o ficheiro recevido por email do pessoal da certificacão (.cer) e o ficheiro .key criado anterioremente e fazes os seguintes comandos:

//criar PFX - quando pedir pasword, colocar uma

openssl pkcs12 -export -in #######.cer -inkey #######.key -out #######.pfx

//criar o pfxKey.pm - vai pedir password 3 vezes é sempre a mesma

openssl pkcs12 -in ########.pfx -nocerts -out pfxKey.pem

//criar o pfxcert.pem - quando perdir password é a que colocaste antes

openssl pkcs12 -in ######.pfx -clcerts -nokeys -out pfxcert.pem

Boa sorte =D

Boas eSkiSo o ficheiro "ChavePublicaAT.cer" que utilizaste, foi-te facultado pela AT ou foi criado a partir do .pfx?

Esse ficheiro encontras neste tópico

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/page__st__6020?do=findComment?comment=578028

• Vote 1

Posted

Testei o teu codigo com "ChavePublicaAT.cer" que me foi enviado em resposta ao pedido de utilizador de testes obtenho o seguinte erro:

Curl error: Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701

apanhaste algo semelhante?

Estou utilizar $username= "599999993/0037"; $password= "testes1234";

Desde ja obrigado pela disponibilidade!

Posted

Que versão é que tens do PHP, do CURL e do SSL?

Usa este codigo para ver:

<?php
$version = curl_version();
echo "CURL Version: ".$version['version']."<br>";
echo "CURL SSL Version: ". $version['ssl_version']."<br>";
echo "PHP Version: ".phpversion();

Posted

Acho estranho ao testar o mesmo pedido com os link de produçao(401) mas com da datas de 2013, obtenho erro:

Curl error: SSL certificate problem, verify that the CA cert is OK. Details: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed

• 1 month later...
Posted (edited)

E

Testei o teu codigo com "ChavePublicaAT.cer" que me foi enviado em resposta ao pedido de utilizador de testes obtenho o seguinte erro:

Curl error: Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701

Estou com o mesmo problema o de testes não está a funcionar..

(mesmo depois de já ter gerado o pem e o cert com o novo pfx)

Edited by Sant0s
  • 10 months later...
Posted

Boas Pessoal,

Já consegui comunicar, no entanto obtenho este erro com php:

Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701

Como resolveu?

Estou com mesmo problema...

• 6 months later...
Posted

Boa noite,

Tenta usar a versão 7.33.0-3 do curl, pois existe um bug conhecido que causa precisamente esse erro.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"