Icepick.pt Posted March 14, 2013 at 09:40 PM Report #499251 Posted March 14, 2013 at 09:40 PM Como muitos de vós devem saber, entra em vigor a 1 de Maio de 2013 o webservice da Autoridade Tributária para reporte em tempo real dos documentos de transporte emitidos. Estou a tratar da implementação dessa funcionalidade numa plataforma de faturação escrita em PHP e tenho várias dificuldades em que vou precisar de ajuda nos próximos dias, a diversos níveis. A primeira de todas é o estabelecimento da ligação segura com o servidor da AT, em: https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/sgdtws/documentosTransporte Já recebi da AT: - uma chave pública, materializada no ficheiro 'chavePublica.cer' - um certificado materializado no ficheiro 'certificado.pfx' Também já tenho a extensão openssl activa no meu servidor, que é linux. Teóricamente seria só consultar a documentação sobre a extensão que existe no PHP.net e mais uns quantos tutoriais online, que deveria chegar lá. O problema é que a extensão está muito mal documentada em termos de exemplos práticos, e a carga técnica sobre criptografia é de tal forma grande que quem não está habituado fica completamente perdido. Então, o que eu preciso: - que alguém me explique a funcionalidade destes dois ficheiros; - como é que eu os utilizo em conjunto com a extensão openssl do php para estabelecer a ligação segura, por onde vai ser enviada depois a informação ( esta será uma guerra para depois...)
Icepick.pt Posted March 17, 2013 at 03:39 PM Author Report #499485 Posted March 17, 2013 at 03:39 PM Já consegui alguns avanços. Descobri que a ligação é feita com a extensão cURL, e que esta não utiliza o certificado no formato 'pfx'. Então, primeiro há que converter o certificado para o formato 'pem' recorrendo à linha de comando. O comando é: $ openssl pkcs12 -in certificadoAntigo.pfx -out novoCertificado.pem Isto gera um novo certificado no formato 'pem'. Pelo caminho pede para utilizar uma password fornecida com o certificado 'pfx'. Pede também para que estabeleçam uma password para utilização com o certificado 'pem'. Ultrapassado com sucesso este passo, certifiquem-se que o script de PHP tem permissões de acesso ao novo certificado gerado. De seguida vem o código. $url = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/sgdtws/documentosTransporte%22; $pemfile = 'novoCertificado.pem'; $keyfile='chavePublica.cer'; $cert_password = 'xxxxxxxxxx'; $ch = curl_init(); curl_setopt($ch, CURLOPT_URL, $url); curl_setopt($ch, CURLOPT_HTTP_VERSION, 1.1); curl_setopt($ch, CURLOPT_PORT, 443); curl_setopt($ch, CURLOPT_VERBOSE, 1); curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1); curl_setopt($ch, CURLOPT_SSL_VERIFYPEER, FALSE); curl_setopt($ch, CURLOPT_SSL_VERIFYHOST, 0); curl_setopt($ch, CURLOPT_FAILonerror, 0); curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLCERT, $pemfile); curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLCERTTYPE, 'PEM'); curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLCERTPASSWD, $cert_password ); curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLKEY, $keyfile); curl_setopt($ch, CURLOPT_SSLKEYPASSWD, $cert_password); curl_setopt($ch, CURLOPT_CUSTOMREQUEST, "POST"); curl_setopt($ch, CURLOPT_POST, 1); curl_setopt($ch, CURLOPT_HTTPHEADER, array('Content-Type: text/xml')); curl_setopt($ch, CURLOPT_POSTFIELDS, 'qualquer_coisa'); $output = curl_exec($ch); if(!$output) {echo "Curl Error : " . curl_error($ch);} else {echo htmlentities($output);} Quando testo o código, recebo a seguinte mensagem de erro cURL: unable to set private key file: 'ChavePublica.cer' type PEM Alguém me explica como corrigir isto?
pmg Posted March 17, 2013 at 04:23 PM Report #499486 Posted March 17, 2013 at 04:23 PM (edited) De acordo com um post no Stack Overflow experimenta meter o path completo no $pemfile // ... $pemfile = '/home/Icepick/htdocs/secure/novoCertificado.pem'; // ... Edited March 17, 2013 at 04:27 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Icepick.pt Posted March 18, 2013 at 01:16 AM Author Report #499517 Posted March 18, 2013 at 01:16 AM @pmg, obrigado pela dica. Experimentei colocar o caminho absoluto para o certificado como indicaste, mas sem sucesso. Depois achei estranho o post do stack overflow, porque o meu script parecia encontrar o certificado mesmo com um caminho relativo. Para testar, adulterei o caminho e tornei-o inválido, e a mensagem mudou imediatamente: unable to use client certificate (no key found or wrong pass phrase?) Conclusão: ao contrário do que diz o post do Stack Overflow, a cURL não precisa do caminho absoluto para utilizar o certificado.O meu script encontra-o mesmo com um caminho relativo. O que acontece é que não consegue realizar o passo que se segue: utilizar a chave. Só por causa das dúvidas, experimentei o caminho absoluto na chave também, mas sem sucesso. Definitivamente, o problema não está na utilização do caminho. De volta à analise do erro original reparei num pormenor: unable to set private key file: 'chavePublicaAT.cer' type PEM A Autoridade Tributária enviou-me uma chave pública com o certificado, mas o script está a contar com a utilização de uma chave privada. Poderá ser daqui? Qual é lógica de utilização deste conjunto? É que eu não tenho a chave privada, quem a tem é a Autoridade Tributária ...
dangerbock Posted September 3, 2013 at 03:27 PM Report #523327 Posted September 3, 2013 at 03:27 PM Chegaste a ter sucesso com a implementação disto ?
eSkiSo Posted September 26, 2013 at 10:33 PM Report #526207 Posted September 26, 2013 at 10:33 PM (edited) Tens de extrair o TestesWebServices.pfx para .pem (Chave + Certificado) com o OpenSSL - Extrair a chave privada para PEM ( Password: TESTEwebservice ) Código : openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -nocerts -out pfxKey.pem -Extrair o certificado Código : openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -clcerts -nokeys -out pfxcert.pem $SoapAction = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte/"; //$SoapAction = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte/"; $Action = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte"; //Action = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte"; $cert_pem = 'pfxcert.pem'; //Caminho completo para o pfxcert.pem ou so o nome se estiver na mesma pasta $key_pem = 'pfxKey.pem'; //Caminho completo para o pfxKey.pem ou so o nome se estiver na mesma pasta $pass_cert = 'TESTEwebservice'; $curl = curl_init(trim($Action)); curl_setopt($curl, CURLOPT_FRESH_CONNECT, TRUE); curl_setopt($curl, CURLOPT_HTTPHEADER,array( 'Content-Type:text/xml;Charset=UTF-8', 'Accept: text/xml', 'Cache-Control: no-cache', 'SoapAction='.$SoapAction )); curl_setopt($curl, CURLOPT_URL, trim($Action)); curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLVERSION, 3); curl_setopt($curl, CURLOPT_VERBOSE, TRUE); // para ver o que se passa... curl_setopt($curl, CURLOPT_AUTOREFERER, TRUE); curl_setopt($curl, CURLOPT_POST, 1); curl_setopt($curl, CURLOPT_POSTFIELDS, $xml); curl_setopt($curl, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, 1); curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERT, $cert_pem); // o certificado em formato PEM (.pem) curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTTYPE, 'PEM'); curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTPASSWD, $pass_cert); curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEY, $key_pem); curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYPASSWD, $pass_cert); curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYTYPE, 'PEM'); curl_setopt($curl, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1); $response = curl_exec($curl); $info = curl_getinfo($curl); ... Edited September 26, 2013 at 10:33 PM by eSkiSo Os meus programas em http://www.eskiso.net
Jorge Lima Posted October 1, 2013 at 03:57 PM Report #527033 Posted October 1, 2013 at 03:57 PM Boas, o PDF dos gajos tem um exemplo completo para o Header mas não para o Body. Alguém pode dar um exemplo de um pedido SOAP que efectivamente funcione?
eSkiSo Posted October 2, 2013 at 11:31 AM Report #527177 Posted October 2, 2013 at 11:31 AM (edited) http://www.mediafire.com/download/o91f1n534hy0777/CodigoPHPAT_eskiso.zip Tens aqui o meu código em PHP Edited November 11, 2013 at 01:29 PM by eSkiSo Os meus programas em http://www.eskiso.net
robotical Posted February 23, 2015 at 04:21 PM Report #577905 Posted February 23, 2015 at 04:21 PM Boas eSkiSo o ficheiro "ChavePublicaAT.cer" que utilizaste, foi-te facultado pela AT ou foi criado a partir do .pfx?
eSkiSo Posted February 25, 2015 at 02:25 PM Report #578141 Posted February 25, 2015 at 02:25 PM Boas, Primeiro precisas de ter o openssl ( openssl.org ) e gerar o ficheiros .key e .csr openssl req -new -subj "/C=PT/ST=Distrito da Sede/L=Local da Sede/O=Empresa /OU=Departamento de Informatica/CN=555555555/emailAddress=informatica@empresa.pt" -newkey rsa:2048 -nodes -out 555555555.csr -keyout 555555555.key Para testar fazes: openssl req -text -noout -in 555555555.csr Abres o ficheiro .csr com o bloco de notas e copias o texto que lá esta. Vais a https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/consultarPedidosAdesao.action Fazes login e vais aonde diz "Aderir ao envio por webservice" (disponivel na pagina de produtores de software (link em baixo à direita)) Clicar no botão verde que diz "Aderir ao Serviço" -> "Efectuar Novo Pedido" e colar texto copiado do ficheiro .csr para a caixa de texto CSR (Certificate Signing Request) Fazer check no "Aceito os termos ...." Clicar em "Aderir". Depois colocas o ficheiro recevido por email do pessoal da certificacão (.cer) e o ficheiro .key criado anterioremente e fazes os seguintes comandos: //criar PFX - quando pedir pasword, colocar uma openssl pkcs12 -export -in #######.cer -inkey #######.key -out #######.pfx //criar o pfxKey.pm - vai pedir password 3 vezes é sempre a mesma openssl pkcs12 -in ########.pfx -nocerts -out pfxKey.pem //criar o pfxcert.pem - quando perdir password é a que colocaste antes openssl pkcs12 -in ######.pfx -clcerts -nokeys -out pfxcert.pem Boa sorte =D Boas eSkiSo o ficheiro "ChavePublicaAT.cer" que utilizaste, foi-te facultado pela AT ou foi criado a partir do .pfx? Esse ficheiro encontras neste tópico https://www.portugal-a-programar.pt/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/page__st__6020?do=findComment?comment=578028 1 Report Os meus programas em http://www.eskiso.net
robotical Posted February 25, 2015 at 06:28 PM Report #578179 Posted February 25, 2015 at 06:28 PM Testei o teu codigo com "ChavePublicaAT.cer" que me foi enviado em resposta ao pedido de utilizador de testes obtenho o seguinte erro: Curl error: Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701 apanhaste algo semelhante? Estou utilizar $username= "599999993/0037"; $password= "testes1234"; Desde ja obrigado pela disponibilidade!
eSkiSo Posted February 26, 2015 at 03:07 PM Report #578234 Posted February 26, 2015 at 03:07 PM Que versão é que tens do PHP, do CURL e do SSL? Usa este codigo para ver: <?php $version = curl_version(); echo "CURL Version: ".$version['version']."<br>"; echo "CURL SSL Version: ". $version['ssl_version']."<br>"; echo "PHP Version: ".phpversion(); Os meus programas em http://www.eskiso.net
robotical Posted February 26, 2015 at 03:33 PM Report #578235 Posted February 26, 2015 at 03:33 PM CURL Version: 7.35.0 CURL SSL Version: OpenSSL/1.0.1f PHP Version: 5.5.9-1ubuntu4.5 No .conf do apache tiveste que efetuar alguma alteração ou adicionar os certificados?
robotical Posted February 26, 2015 at 05:57 PM Report #578250 Posted February 26, 2015 at 05:57 PM Acho estranho ao testar o mesmo pedido com os link de produçao(401) mas com da datas de 2013, obtenho erro: Curl error: SSL certificate problem, verify that the CA cert is OK. Details: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed
eSkiSo Posted February 27, 2015 at 02:06 PM Report #578341 Posted February 27, 2015 at 02:06 PM Verifica a data do certificado, pode ter expirado 1 Report Os meus programas em http://www.eskiso.net
robotical Posted February 27, 2015 at 04:33 PM Report #578352 Posted February 27, 2015 at 04:33 PM Verifica a data do certificado, pode ter expirado Endereços de testes não estão a funcionar só com os 401 !! UM GRANDE OBRIGADO !!!!
Sant0s Posted April 9, 2015 at 01:59 PM Report #580974 Posted April 9, 2015 at 01:59 PM (edited) E Testei o teu codigo com "ChavePublicaAT.cer" que me foi enviado em resposta ao pedido de utilizador de testes obtenho o seguinte erro: Curl error: Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701 apanhaste algo semelhante? Estou utilizar $username= "599999993/0037"; $password= "testes1234"; Desde ja obrigado pela disponibilidade! Estou com o mesmo problema o de testes não está a funcionar.. (mesmo depois de já ter gerado o pem e o cert com o novo pfx) Edited April 9, 2015 at 02:03 PM by Sant0s
blacksnacke Posted February 28, 2016 at 11:33 PM Report #593922 Posted February 28, 2016 at 11:33 PM Boas Pessoal, Já consegui comunicar, no entanto obtenho este erro com php: Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701 Testei o teu codigo com "ChavePublicaAT.cer" que me foi enviado em resposta ao pedido de utilizador de testes obtenho o seguinte erro: Curl error: Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701 apanhaste algo semelhante? Estou utilizar $username= "599999993/0037"; $password= "testes1234"; Desde ja obrigado pela disponibilidade! Como resolveu? Estou com mesmo problema...
iznougudpt Posted September 5, 2016 at 12:19 PM Report #598631 Posted September 5, 2016 at 12:19 PM Eu também continuo coo o erro do Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701 quer em Windows quer em Linux. Alguém que tenha tido este erro já o conseguiu resolver?
apocsantos Posted September 5, 2016 at 09:16 PM Report #598648 Posted September 5, 2016 at 09:16 PM Boa noite, Tenta usar a versão 7.33.0-3 do curl, pois existe um bug conhecido que causa precisamente esse erro. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"
Recommended Posts