Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Localhost

Como iniciar como freelancer?

Mensagens Recomendadas

Localhost

Pessoal, ando com umas ideias de ganhar uns trocos...

Como já programo há uns anitos, decidi começar a rentabilizar os meus conhecimentos. Pensei em iniciar-me em freelancing (web development parece-me ser o mais rentável). O problema é que não faço a mínima ideia de como começar nesta área. Alguém me pode dar umas luzes?

Editado por brunoais
Título melhorado

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Centro de emprego, enviar currículos, propor ideias de software ...

Centro de Emprego para freelancing?

O que eu faria em primeiro lugar era fazer a minha própria página Web, apelativa e com mostras daquilo que já fiz, faço e sou capaz de fazer. Enquanto isso, uma página no Facebook e no Twitter (não mais). Falar com amigos e conhecidos.

É normal que no início as coisas sejam lentas e escassas, mas uma grande arma, coadjuvada pelas novas tecnologias, é o passa-a-palavra.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

realmente tens razao, o centro de emprego nao foi uma boa sugestao, ate porque nem se adequa.

ja a que deste, foi.

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Pessoal, ando com umas ideias de ganhar uns trocos...

Esta é a pior motivação que um freelancer pode ter. Tu não vais simplesmente ganhar uns trocos, vais fazer um all-in-one no que toca à gestão de uma carteira de clientes, que a nível empresarial envolve várias pessoas. Não é uma vida fácil (caso seja a tua única fonte de rendimento), e implica bastante disciplina.

O que eu faria em primeiro lugar era fazer a minha própria página Web, apelativa e com mostras daquilo que já fiz, faço e sou capaz de fazer. Enquanto isso, uma página no Facebook e no Twitter (não mais). Falar com amigos e conhecidos.

É normal que no início as coisas sejam lentas e escassas, mas uma grande arma, coadjuvada pelas novas tecnologias, é o passa-a-palavra.

Acho relativo. A mim o que diferenciou foi o interesse que tive em aprender e fazer para os clientes. Os primeiros clientes que tive não pagaram, nem me procuraram, fui eu que me interessei pelas suas actividades respectivas e propus a divulgação das mesmas na web. Em pouco tempo esse interesse que demonstrei pagou-se a si próprio (isto para dizer que quando começei sabia tanto quanto a maior parte dos novatos aqui, mas quando não se tem experiência tem-se outras armas igualmente importantes).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Localhost

@yoda, quando eu disse "ganhar uns trocos" é porque ando na faculdade e o meu orçamento é escasso. Eu não quero fazer disto a minha vida mas também acho que é uma boa solução. Ao dizer o que disse não significa que não vá tratar com profissionalismo aquilo que faço, apenas que não vou considerar a atividade principal da minha vida, a minha única fonte de conhecimento/rendimento/wtv.

Relativamente ao tópico, já vi que não existe nenhum "método" para começar a conseguir uns clientes. Basicamente vou ter que disseminar a palavra e ir criando um portefólio para depois finalmente conseguir ser chamado para trabalhos.

Se alguém tiver mais alguma sugestão, é favor postar.

here since 2009

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

O mundo do freelancer é muito rigoroso. Quanto a mim, só consegues singrar se fores responsável. E a palavra responsável é o ponto.

Ser-se freelancer não é tão simples quanto parece, acredita. As melhores "receitas" de como evoluir nesta área, já te foram dadas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ruiribeiro

Desenvolve algo, por tua conta, que saibas que poderá ter alguns clientes interessados. Tenta dominr uma área de negócio qualquer, e tenta perceber o que ainda não estará feito.

Depois de estar concluído, faz uma pequena campanha de marketing (pagina web, pagina facebook, emails, etc...). Mais cedo ou mais tarde acaba por aparecer alguem interessado.

O pior vem depois disto... organização para conseguires dar respostas às solicitações...

Como tudo na vida, o meu lema é:

O Ótimo é inimigo do Bom...

Não esperes para teres tudo perfeito e como tu queres para dar o passo em frente... corres o risco de nunca sair do mesmo lugar...

Rui Ribeiro

.NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
AntonioMateus

Também existem sites onde te podes inscrever como freelancer.

Não conheço nenhum nem estou registado em nenhum por isso não coloco aqui qualquer sugestão, mas se fores ao google e pesquisares por exemplo "find c# programmers" encontras várias sugestões :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.