Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thoga31

RAM, os mitos improváveis

Mensagens Recomendadas

thoga31

Olá, pessoal.

Hoje proponho a desmistificação de alguns dizeres que tenho ouvido acerca da memória RAM, todos de pessoal supostamente bem formado em informática. Vejamos...

1. O facto de se ter duas placas de RAM resulta numa melhor eficiência, já que a RAM funciona, por defeito, em paralelo.
  2. Se uma das placas tiver mais RAM, esta será utilizada como espaço de swap ou paging file no lugar do HDD, resultando em melhor eficiência deste último.
  3. Só se deve ter placas de RAM com valor igual de GB (apesar de se poder).
  4. Deve-se optar por ter placas com valor de GB diferentes.
  5. As placas podem ter frequências diferentes entre si (1333MHz + 1600MHz, por exemplo).

Como podem ver, são coisas simples e contraditórias. Se eu pensava que sabia o que era a RAM, agora sei que pode ser um pequeno-grande centro de controvérsia e dúvidas. Quem diria?

Algumas delas eu sei a resposta - são óbvias -, mas não me importava de ver as vossas opiniões sobre estes... humm... mitos. :D

Se me lembrar entretanto de mais alguns mitos, publico.

Cumprimentos,

thoga31.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
edsudani

Como podem ver, são coisas simples e contraditórias. Se eu pensava que sabia o que era a RAM, agora sei que pode ser um pequeno-grande centro de controvérsia e dúvidas. Quem diria?

Algumas delas eu sei a resposta - são óbvias -, mas não me importava de ver as vossas opiniões sobre estes... humm... mitos. :D

Se me lembrar entretanto de mais alguns mitos, publico.

Cumprimentos,

thoga31.

Vai mais um:

Quando trabalha em modo etrelaçado dobra a capacidade,soma tudo e multiplica por 2.

Aí vão algumas respostas:

http://o-que-significa.blogspot.com.br/2009/11/memoria-intercalada.html

www.comp.ita.br/.../cap.4.2_sistemas_memoria2.pdf

Edison

Editado por edsudani

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Boas,

Não sei se é mito ou não, mas sempre ouvi dizer que se tiveres placas de memória com velocidades diferentes as mais rápidas vão funcionar à velocidade da mais lenta.

Quanto ao teu 1º mito, provêm do "antigamente", isto é, antes com os só se podia colocar placas de memória iguais e em dobro da que tinhamos anteriormente por que o valor total da memória tinha de dar um valor válido de 2 elevado a xis,

2^0 - 1MB - 1 Placa de 1MB

2^1 - 2MB - 2 Placa de 1MB

2^2 - 4MB - 4 Placa de 1MB

2^3 - 8MB - 8 Placa de 1MB

2^4 - 16MB - 16 Placa de 1MB

e atenção porque 1MB é 1024KB, isto é, 2^10

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

1. Estava na ideia que isso só acontecia com dual-channel.

2. Parece-me simplesmente errado. Nunca vi RAM adicional ser usada com swap.

3. Parece-me relevante no caso em que se tem dual-channel (ou triple, etc.). Noutros casos não sei se tal traz benefícios.

4. Não estou a ver nenhuma justificação para tal. Em alguns casos tem inconvenientes.

5. Sim, podem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cLima

O mito mais comum, na minha opinião sobre a RAM é que quanto mais memória tiver, mais rápido será o computador.

O que não é bem verdade.

Há também quem confunda a memória HD com a RAM e já pensam que só por algo estar instalado, já torna o computador mais lento.

....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

O mito mais comum, na minha opinião sobre a RAM é que quanto mais memória tiver, mais rápido será o computador.

O que não é bem verdade.

Depende, atenção. Em certos casos não será verdade, mas há outras situações que faz toda a diferença.

Um caso prático: quando comprei há uns anos o meu portátil, ele trazia o Windows Vista e 1GB de RAM. O computador parecia ter lentidão crónica logo desde a nascença. Finalmente fartei-me quando ele conseguia demorar à escala de minutos a encerrar - sim, coisas como 4/5 minutos a encerrar era o pão nosso de cada dia, e conseguiu mesmo esgotar a bateria quando estava a hibernar por falta dela - de tanta lentidão, a % que vinha predefinida para ser tomada esta acção - 5% - era pouca.

Abri-o, e vi que ele tinha só uma placa de RAM, e uma slot vazia. Comprei mais uma placa de 2GB, e desde então o computador transformou-se numa máquina mais-que-decente. Só peca por ter o Vista. :D

Como em tudo, temos de analisar bem os casos e ponderar se o nosso PC está lento por falta de RAM ou por ter lixo a mais acumulado - caso crónico dos utilizadores mais comuns, que não entendem que o computador é como uma casa: o lixo acumula, e se não for mandado fora, torna-se inabitável. E também que a Internet não é santa - há mais malware lá do que microorganismos num conjunto de culturas puras de E.coli em laboratório.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.