Jump to content

Recommended Posts

Posted

Antes de mais, gostaria de dar os parabéns a este excelente forum, ponto de encontro da comunidade portuguesa de programadores. Muitos Parabéns pelo trabalho.

como não tenho assim muita experiência a programar, gostaria de pedir uma ajudinha para realizar um mini projecto.

trabalho numa biblioteca com 4 computadores ao publico e resolvi fazer uma base de dados para as marcações dos mesmos, tipo alguem quer usar um computador, dirige-se ao responsavel pela biblioteca e é marcado o pc e hora. o objectivo com isto seria fazer estatisticas (saber qts pessoas usaram o serviço, idades, para que usaram, etc), talvez até pudesse controlar o tempo restringido o acesso ao computador caso não fosse marcado anteriormente, mas não vou por ai (ainda 😛 )

era só isto que pretendia, marcar a hora num dos 4 pcs e ao mesmo tempo ver que horas estão marcadas. tentei fazer isto com o access mas preciso de mais alguns pormenores.

É possivel ter um formulário dinamico que á medida que marque as horas apareçam (na data selecionada) as horas que já se encontram marcadas?

Acham que deverei largar o access e tentar com VB? a minha ideia era ter uma matriz bidimensional, onde se escolhesse a célula desejada e se escreve-se o nome ou numero de leitor e mudasse de côr conforme estivesse livre ou ocupado.

Só preciso dumas dicas pra ir no caminho certo, pois tenho ideia que com o access não vou conseguir fazer esta matriz...

Obrigado pelo vosso tempo a ler este meu mini projecto, espero ter sido claro com o que pretendo

Saúdinha da boa,

HyperBolic

Posted

Um sistema desenvolvido em PHP com uma base de dados em MySQL era o suficiente...Tirando a parte de controlar o computador do tipo o utilizador só pode ir meia hora e ao fim dessa meia hora o computador bloqueia...

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Posted

Obrigado pelas rápidas respostas,

com o vb.net consigo controlar o computador remoto para apenas deixar o utilizador usar o computador se tiver marcado hora, certo?

já mexi em VB, mas já passaram uns aninhos, mas talvez o VB.net seja melhor (para este caso) que o PHP+MySQL. Chutem ai a vossa opinião para eu começar isto com o pé direito.

Saúdinha da boa,

HyperBolic

Posted

podes criar o portal para marcacao em php, podendo estas serem feitas remotamente.

Depois crias um programa por exemplo em vb.net, que consulta a mesma base de dados mysql, e que restringe o acesso

Proud LEIC-A@IST student!

Posted

podes criar o portal para marcacao em php, podendo estas serem feitas remotamente.

Depois crias um programa por exemplo em vb.net, que consulta a mesma base de dados mysql, e que restringe o acesso

Claro, esta é a opção que considero melhor, mas penso que terás de fazer ligações entre eles... ou estarei errado?

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Posted

??

Para isso fazes tudo em vb.net, o programa de marcação e a consulta.

É escusado aprender duas linguagens para o mesmo fim.