Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite,

Tenho o seguinte variador que estou a parameterizar mc07b0008-2b1-4-00.

Já o tenho a funcionar mas usando a consola e os botões run e stop da consola. No entanto pretendo é usar sinais provenientes de sensores externos e ligálos ás saidas D00 D01 D02... D04 conforme vem no manula.

Acontece é que não estou a conseguir obter resultados, colocando os 24V nas entradas digitais

Posted

Normalmente tens de programar as funcões que queres nas entradas digitais... ou então mudar o tipo de controlo para usar as entradas e não a consola frontal.

Olhando para este manual:

http://www.sew-eurodrive.com/download/pdf/11587016.pdf

Na página 136 diz que o único sinal que está ligado a uma entrada digital é o CW/STOP. No entanto, pelo que o esquema nessa página dá a entender, precisas de mais dois sinais de enable e se quiseres inverter o sentido do motor, de mais uma entrada. Também refere para olhares para o parâmetro P60.

Se fores à página 142, tem um esquema e indicacão dos parâmetros que necessitas de configurar. Esta aplicacão tem um PLC ligado lá, mas a lógica será a mesma se estiveres a usar contactos.

Já tinhas visto isto? Ou já tens toda a configuracão feita e mesmo assim não funciona?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

Grande ajuda bubulindo. Tinha activado o controlo a 3 fios mas mesmo assim não dava. Alterei um parametro e defini a entrada 4 para inibição do controlador e já consegui melhores resultados. O motor realiza a rampa de aceleração para um sentido depois inverto para o outro.

Só me está a falhar uma coisa. O sistema é o seguinte, controlar uma vagona ao longo do carril, é dado o comando avançar, a vagona realiza uma rampa de aceleração de 6s depois apanha um fin de curso que a faz desacelerar ate parar, e isto é o que me esta a falhar. Eu só consigo parar (realizar a rampa de desaceleração) se colocar a zero a entrada de inibição do controlador. Já tentei com o parâmetro comutação de rampas e não consigo.

Têm alguma ideia do que esteja a fazer mal?

Posted (edited)

Se desactivares a entrada que faz o motor girar nesse sentido ele não para?

Normalmente existe um parâmetro para rampa de aceleração e desaceleração. Configuraste ambas? Não será, tanto quanto eu conheço, necessário mudar de rampas uma vez que são condições diferentes...

O drive está a funcionar nos 4 quadrantes (tens resistências de frenagem) ou só em dois?

Edited by bubulindo

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

Eu dou um pulso para o motor girar para a direita e ele permanece a girar mesmo depois que lhe aplique 0V, para que ele pare tenho que pôr a zero a entrada de inibição do controlador.

Sim configurei ambas aceleração 6s e desaceleração 5.

Eu não tenho resistência de frenagem e configurei-o para 4 quadrantes será dai?

Ja coloquei em 2 quadrantes e permanece igual

Posted

Não deu, alterei para 2 quadrantes e não deu.

Mas não sei se é o correto se não, se eu colocar o fim de curso a cortar o enable da entrada 3 ou seja (Start/Stop) e configurei as rampas de paragem (é diferente de rampas de desaceleração) consigo parar á mesma