jgaspar Posted March 8, 2013 at 08:46 PM Report #498492 Posted March 8, 2013 at 08:46 PM Boa noite, Tenho o seguinte variador que estou a parameterizar mc07b0008-2b1-4-00. Já o tenho a funcionar mas usando a consola e os botões run e stop da consola. No entanto pretendo é usar sinais provenientes de sensores externos e ligálos ás saidas D00 D01 D02... D04 conforme vem no manula. Acontece é que não estou a conseguir obter resultados, colocando os 24V nas entradas digitais
bubulindo Posted March 8, 2013 at 11:33 PM Report #498507 Posted March 8, 2013 at 11:33 PM Normalmente tens de programar as funcões que queres nas entradas digitais... ou então mudar o tipo de controlo para usar as entradas e não a consola frontal. Olhando para este manual: http://www.sew-eurodrive.com/download/pdf/11587016.pdf Na página 136 diz que o único sinal que está ligado a uma entrada digital é o CW/STOP. No entanto, pelo que o esquema nessa página dá a entender, precisas de mais dois sinais de enable e se quiseres inverter o sentido do motor, de mais uma entrada. Também refere para olhares para o parâmetro P60. Se fores à página 142, tem um esquema e indicacão dos parâmetros que necessitas de configurar. Esta aplicacão tem um PLC ligado lá, mas a lógica será a mesma se estiveres a usar contactos. Já tinhas visto isto? Ou já tens toda a configuracão feita e mesmo assim não funciona? include <ai se te avio> Mãe () { }
jgaspar Posted March 9, 2013 at 10:38 AM Author Report #498524 Posted March 9, 2013 at 10:38 AM Grande ajuda bubulindo. Tinha activado o controlo a 3 fios mas mesmo assim não dava. Alterei um parametro e defini a entrada 4 para inibição do controlador e já consegui melhores resultados. O motor realiza a rampa de aceleração para um sentido depois inverto para o outro. Só me está a falhar uma coisa. O sistema é o seguinte, controlar uma vagona ao longo do carril, é dado o comando avançar, a vagona realiza uma rampa de aceleração de 6s depois apanha um fin de curso que a faz desacelerar ate parar, e isto é o que me esta a falhar. Eu só consigo parar (realizar a rampa de desaceleração) se colocar a zero a entrada de inibição do controlador. Já tentei com o parâmetro comutação de rampas e não consigo. Têm alguma ideia do que esteja a fazer mal?
bubulindo Posted March 9, 2013 at 11:00 AM Report #498526 Posted March 9, 2013 at 11:00 AM (edited) Se desactivares a entrada que faz o motor girar nesse sentido ele não para? Normalmente existe um parâmetro para rampa de aceleração e desaceleração. Configuraste ambas? Não será, tanto quanto eu conheço, necessário mudar de rampas uma vez que são condições diferentes... O drive está a funcionar nos 4 quadrantes (tens resistências de frenagem) ou só em dois? Edited March 9, 2013 at 11:04 AM by bubulindo include <ai se te avio> Mãe () { }
jgaspar Posted March 9, 2013 at 11:23 AM Author Report #498527 Posted March 9, 2013 at 11:23 AM Eu dou um pulso para o motor girar para a direita e ele permanece a girar mesmo depois que lhe aplique 0V, para que ele pare tenho que pôr a zero a entrada de inibição do controlador. Sim configurei ambas aceleração 6s e desaceleração 5. Eu não tenho resistência de frenagem e configurei-o para 4 quadrantes será dai? Ja coloquei em 2 quadrantes e permanece igual
bubulindo Posted March 9, 2013 at 11:31 AM Report #498528 Posted March 9, 2013 at 11:31 AM Muito provavelmente... include <ai se te avio> Mãe () { }
jgaspar Posted March 9, 2013 at 11:33 AM Author Report #498529 Posted March 9, 2013 at 11:33 AM Não deu, alterei para 2 quadrantes e não deu. Mas não sei se é o correto se não, se eu colocar o fim de curso a cortar o enable da entrada 3 ou seja (Start/Stop) e configurei as rampas de paragem (é diferente de rampas de desaceleração) consigo parar á mesma
Recommended Posts