Jump to content
akha

Libreoffice - Base de dados

Recommended Posts

akha

Ora cá estamos nós.

Já me apresentei e passo agora para a apresentação do meu "piqueno" projeto para facilitar o desempenho das minhas tarefas profissionais.

Trabalho numa empresa onde desempenho várias funções, mas uma delas (gestão de cobranças) dá comigo em doido, o volume de clientes é grande e o volume de devedores a esses cliente é ainda maior.

Eu tenho procurado criar uma base de dados onde consiga inserir e/ou visualizar o que já foi feito relativamente a esses processos.

Ora, explicando o projecto desde o inicio.

Tabela clientes onde será visível informações que tenho de ter "sempre à mão" (Nome, morada,localidade, código postal, NIF, NIB, banco, etc)

Para esta tabela existe já informação repetida pelo que, se bem me lembro, devo criar outras tabelas para essa informação que se repete) portanto tabela bancos, tabela localidades, tabela código postal)

E pronto, dito isto informo que já bati de frente. Sei que as tabelas têm que ter relações entre elas. A tabela cliente tem que ir buscar informações á tabela bancos, código postal, etc...e não entendo como devo fazer.

Ja baixei uns quantos tutoriais sobre o data base e o libreoffice e embora veja os passos para criar as relações não entendi ainda qual a lógica de pensamento que devo fazer para que as relações fiquem correctas.

Exemplo, como vou buscar a informação do banco à tabela bancos?

Calculo que desse lado já estejam com algumas risadas tão básica é a questão, e tão inicial também mas eu prometo esforçar-me para entender à primeira e ser bom aluno. Digam lá uma pista.

Share this post


Link to post
Share on other sites
scrapy

Não podes usar o access ? eu no libreoffice nunca usei, nao faço a miníma de como funciona.

Share this post


Link to post
Share on other sites
akha

Olá a todos e desculpem a demora a responder.

Andei a ler algumas coisas sobre algoritmos (por conselho de um user) e também sobre lógica. O conceito de algoritmo achei fácil, já a lógica...é fácil de entender vendo exemplos, não tão fácil se pegar num problema relativamente complexo. No entanto acredito que a prática irá me ajudar.

É mesmo necessário ser em libreoffice e explico porquê. No local de trabalho usamos apenas libreoffice (bem ou mal, até se pode discutir isto num outro tópico) e como tal é necessário que eu o faça em libreoffice.

Já em excel (calc) tive este problema. Considero que domino relativamente bem o excel (excluindo macros,). Pego no calc e ando " à nora" para formatar pequenos campos ou criar uma ou outra formula mais complexa...o calc faz o mesmo que o excel, tem é uns menus diferentes e em alguns casos uma construção de formula diferente.

Daí a necessidade de criar a BD em libreoffice. Desconheço se a construir no microsoft office e depois a abrir e inserir dados em libreoffice funcione bem...

Share this post


Link to post
Share on other sites
fteixeira1993

so consigo tentar ajudar no sabado, pois nao tenho linux aqui dam :|

Edited by fteixeira1993

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.