Ir para o conteúdo
Tiago Simões

[Resolvido] VB 2008 - "Save As" para gravar em Excel

Mensagens Recomendadas

Tiago Simões

Boa tarde,

para Visual basic 2008 gostava de saber como gravar ficheiros em Excel, mas aparecendo uma janela do gênero "Save as".

Isto é eu consigo gravar mas tenho de escrever sempre a diretoria e o nome e extensão do ficheiro, gostava de poder predefinir, como em qualquer programa a pasta que pretendo, etc.

Isto é possivel usando VB2008?

Obrigado,

PS: Eu sou novo no forum, não sei se estou a colocar o post no sitio correto, se for o caso informem-me onde devo colocar este devidamente.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Simões

Não. Deveria? já tentei assim, mas dava uns erros pensei que fosse da versão do vb. Como sou principiante tentei resolver mas sem sucesso.

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Simões

eu comecei por criar o botão e escrever o código neste.

da-me erro ao dizer Dim myStream As Stream

diz-me que a variavel stream nao esta declarada. Mas não é uma variável certo? É uma função do programa, não havia de dar erro.!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tiago Simões

Pois, nao percebo de OOP. Não consegui perceber. Então como posso resolver o problema? se me pudesse então explicar uma linha de comandos diferentes. Agradecia.

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

"Linha de comandos" é algo que existe, mas que nada tem a ver com o presente caso. Estamos a tratar de código.

Todo o VB está baseado no paradigma OOP, pelo que convinha que o entendesses. Não é difícil. No início eu também senti dificuldades, mas passado algum tempo achei-o simples e muito prático. Acrescento apenas que, pessoalmente, não consegui aprender OOP com VB.NET, mas sim com Object Pascal.

Para o problema actual, tu queres gravar um ficheiro XLS numa determinada pasta, com um determinado nome. Suponho que queres deixar o utilizador escolher tudo isto. Pois bem, para isso usa-se a SaveFileDialog.

Podes incluí-la no teu programa com o Designer aberto, importando-o pela Toolbox. Ou podes criar uma instância de uma em runtime. Como não estás muito habituado a estas andanças, aconselho-te a importares directamente através da Toolbox.

Tens de definir em código, em geral no evento Load da Form, as definições dessa SaveFileDialog. O IntelliSense diz-te todas as propriedades e ajuda-te a construir o código, mas posso dar umas luzes no assunto.

Considerando que a instância da SaveFileDialog é SFD:

SFD.CheckFileExists = True  ' Avisa o utilizador se tentar gravar um ficheiro que já existe
SFD.CheckPathExists = True  ' Avisa o utilizador se uma pasta não existe
SFD.DefaultExt = "xls"      ' Define qual é a extensão por defeito do ficheiro
' Filter: define as opções dos ficheiros que são visíveis na navegação
SFD.Filter = "Folha de cálculo do Excel (97-03) (*.xls)|*.xls|Todos os ficheiros (*.*)|*.*"
SFD.InitialDirectory = "C:\\"  ' Define o directório no qual vai abrir pela primeira vez

' Mostra a caixa de diálogo: se enquadrada numa estrutura Case, será possível determinar
' exactamente o que o utilizador decidiu fazer
SFD.ShowDialog()

• Voto 1

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.