Jump to content

[Resolvido] calcular a multiplicação dos numeros positivos

Recommended Posts

Posted (edited)
public static void main(String[] args) {
       int[] lista = {12,5,-21,10,-345,22,50,-125,80,-1};

Eu tenho este codigo, gostaria de saber qual a melhor forma de calcular a multiplicação dos numeros positivos.

Tambem, deverá identificar os negativos e o maior numero.

Edited by brunoais
geshi
Posted (edited)

Para essas operações terás de percorrer o array com um ciclo, por exemplo para a multiplicação dos elementos positivos seria:

int[] lista = {12,5,-21,10,-345,22,50,-125,80,-1};

// Variável que vai guardando o resultado da multiplicação. Começa a 1 pois é o elemento neutro da multiplicação:
int resultado=1;

for(int i=0; i<lista.length; i++){

// Se o elemento for positivo
if(lista[i]>0){
	resultado = resultado * lista[i]; // Multiplica o elemento corrente ao resultado que está guardado até então...
}

}

// Escreve no ecrã o resultado da multiplicação:
System.out.println(resultado);

Estás a percorrer desde o elemento 0 (i=0) até ao ultimo elemento (i=tamanho do array - 1 pois começa em 0 e length dá o nº de elementos). Nota que lista.length devolve o tamanho com que o array foi declarado (neste caso, não definiste um tamanho mas sim os elementos que ele contém ficando com o nº desses elementos). Caso declarasses por exemplo um array com tamanho 10, mas só tivesses 5 posições preenchidas, a length continuaria a ser 10, precisarias de uma variável que serviria de contador.

Com isto, acho que consegues fazer as outras questões por ti...

Edited by KiNgPiTo